sábado, 31 de maio de 2008

Os compositores do Brasil - 3

A série os compositores do Brasil que vez por outra figura nesse espaço vem hoje destacar um dos maiores compositores populares da música desse amado território - Aroldo Alves Sobrinho. Não conhece? O Peninha! Ainda não conhece?

Mas, com certeza já ouviu alguma composição sua nas rádios em interpretações de Ângela Maria, Fábio Jr., Daniel, Caetano Veloso, Tim Maia, Sandra de Sá, Alcione, José Augusto, Paul Mauriat, Elymar Santos, Wando, entre outros. Quem você acha que compôs faixas inesquecíveis como Sonhos, Sozinho, Por eu ter me machucado, Adoro amar você, Alma gêmea, Nosso sonho não é ilusão, Que dure para sempre, Seus beijos, Vai dar samba, etc.?

Peninha tentou a carreira de cantor e seu primeiro disco foi fracasso em 1972. Seu primeiro grande hit despontou em 1977 com Sonhos, gravado mais tarde por outros nomes, entre eles Caetano Veloso, que também imortalizou Sozinho, tendo vendido mais de um milhão de cópias com essa canção que também foi interpretada antes por Sandra de Sá e pelo saudoso Tim Maia. Outro grande sucesso dele é Alma gêmea na interpretação do Fábio Jr, sendo sucesso em 1994, ano de seu lançamento e mais recentemente com a apresentação da novela de mesmo nome.

Seu mais recente trabalho foi o cd Sonhos e Sucessos em 2004, com seus grandes sucessos em sua singela, mas sincera e autêntica interpretação, como define! E o Brasil agradece composições sempre tão presentes e que deixa o público cada vez mais apaixonado!

Um forte abraço a todos!

3 comentários:

Anônimo disse...

Meu amigo Everaldo!

Parabéns pela grande contribuição, que o Blog Música do Brasil, tem oferecido ao povo brasileiro, pois as postagens que colocas aqui, são sempre valiosas e merecem nossos apluasos.

Hoje estás falando e homenageando um grande compositor, que sinceramente eu não sabia o seu verdadeiro nome. Sabia sim, que Peninha cantava muito bem e que fez muito sucesso em décadas passadas.

Que bom, saber através de seu Blog, que inúmeras composições lindas interpretadas por grandes cantores nacionais são da autoria de Aroldo Alves Sobrinho, " O Peninha ".

Nunca imaginei que esse homem tão simples, fosse essse magnífico compositor, que é como você diz Everaldo, deixa muita gente apaixonada ao ouvi-las.

Beijão da amiga de sempre.

Mazé Silva.

James Lima disse...

Por isso que é bom a gente ler o blog de quem entende de música: Sempre sai com mais cultura.

Bicho, eu adoro a canção "Sozinho", assim como todas as outras compostas pelo Peninha. É um grande compositor.
Meus parabéns pela lembrança.

Abraços
James Lima
Teresina-PI
www.robertocarlos.vai.la

Vinícius Faustini disse...

Peninha consegue ao mesmo tempo ter letras inspiradíssimas e com uma simplicidade maravilhosa. Outra música que destaco de seu repertório é "Ouro pra mim", interpretada por uma grande cantora que está sumida, chamada Renata Arruda, e que fez parte da trilha da novela "Andando nas nuvens", em 1999.

O pouco que conheço do Peninha cantor eu acho legal, a voz dele é pequena e chega a ser suave. Outra canção dele que não chega a ser grande conhecida mas que não por isso deixa de ser bonita é "Vou levando a vida", que conheci na voz dele quando fez parte da trilha da novela "Zazá", no ar na Globo em 1997.

Abraços, homem!

Vinícius Faustini

www.emocoesrc.blogspot.com