domingo, 8 de junho de 2008

O amor faz suas próprias leis...

Paulo Ricardo faz parte da história da música brasileira, do rock e das baladas românticas desse Brasil apaixonado! Um grande músico e um cara muito inteligente, cresceu ouvindo jovem guarda e bossa nova e começou sua carreira no final dos anos 70 em algumas bandas onde tocava rock, alcançando auge com a banda RPM, junto com Luiz Schiavon, Fernando Deluki e Paulo P.A. Pagni. A banda alcançou auge juntamente com o rock brasileiro e foi campeã de vendas e hits, chegando a vender 2,5 milhões de cópias em um único álbum, sendo a primeira do gênero e uma das únicas a obter essa expressão. Entre os sucessos do RPM estão Louras geladas, Alvorada voraz, London London, Olhar 43, Rádio pirata, Revoluções por minutos, entre outros.

Depois de confusões e desentendimentos, a banda RPM se desfez e Paulo segue carreira solo cantando baladas e migrando para o gênero romântico. Lança álbuns lindíssimos, mesclando romantismo e qualidade com seu vozeirão como podemos comprovar em O amor me escolheu - 1996 e Amor de verdade - 1999, e hits inesquecíveis: A cruz e a espada, E não vou deixar você tão só, Tudo por nada, Dois, Baby, Como se fosse a primeira vez, O amor me escolheu, Depende, Felicidade, Imagine, Mais e mais, Não há dinheiro que pague, Que pena, Sonho lindo, Vai, Vida real, etc.

Em 2002, Paulo e seus amigos do RPM reviveram a banda no Acústico Mtv. Mas, a parceria duraria pouco tempo, novamente por causa dos desentendimentos. Montou sua banda, a PR 5, lançando em 2005 o trabalho Acoustic Live onde canta sucessos internacionais de bandas e cantores que influenciaram sua formação musical como Rod Stewart, Bob Marley, Stevie Wonder, Paul MacCartney, George Michael, Elton John e Bob Dylan. Em 2006, lançou o cd Prisma com composições suas e de outros compositores famosos, entre eles Lulu Santos, Guilherme Arantes e Kiko Zambianchi.

Essa canção que destacarei tem muito da história do Paulo. Ele descobriu que queria cantar, assistindo ao filme Roberto Carlos em ritmo de aventura. E sempre curtiu o repertório do rei. Quando acabou o RPM, estava muito triste, quando o próprio rei o escolheu para interpretar Detalhes, em seu aniversário de 50 anos, o tendo como um dos melhores cantores que já conheceu. Paulo retomou sua carreira e lançou mais tarde o álbum Amor de verdade com canções interpretadas pelo Roberto que tanto ama como Sonho lindo, Ninguém vai tirar você de mim, Eu só tenho um caminho e Por amor. Escreveu a canção seguinte com Michael Sullivan, pensando em ouví-la na voz de seu ídolo. Juntou trechos de canções do rei e fez essa pérola:

Como se fosse a primeira vez
(Paulo Ricardo/Michael Sullivan)

Desde que te conheci
Naquelas tardes vendo o sol se pôr
Que eu procuro descobrir
Novas maneiras de cantar o amor

Sempre tantas emoções
Uma aventura que não tem mais fim
Que eu celebro nas canções
Que eu fiz e que você fez pra mim

Te falei de todos os detalhes
Do meu ciúme da minha paixão
Minhas viagens pelos sete mares
Começo de um namoro no portão

Te falei dos beijos no cinema
Foi só por isso que eu corri demais
Com a cabeça cheia de problemas
Além do horizonte encontro a paz

A mesma paz que o seu sorriso
Me traz na hora de dormir
É tudo aquilo que eu preciso
E eu já não posso mais fugir

Te falei dos traumas, almas gêmeas
Na hora de se despedir
Falei de sexo, macho e fêmea
E eu não vou me repetir

E não vou dizer mais nada
Feche os olhos e me beije outra vez
Minha amiga amante amada
O amor faz suas próprias leis
Nos amamos como se fosse a primeira vez

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

Anônimo disse...

Cara, Paulo Ricardo é demais. A interpretação dele para E não vou deixar você tão só é das melhores, perdendo apenas e logicamente, para o rei.

Não conhecia a lera dessa canção que você nos apresentou. É demais, bicho ! Só faltava o título ser A Roberto Carlos Braga rsrsrsrsrsrsrsrsrs.

Abraços
James Lima
Teresina - Piauí
www.robertocarlos.vai.la