domingo, 1 de junho de 2008

Em paz com o mundo e consigo...

Chico César é um dos grandes nomes da música brasileira contemporânea. Nascido no interior da Paraíba, Francisco César Gonçalves é formado em jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba. Aos 21 anos foi para São Paulo e, paralelamente ao trabalho de jornalista, evoluiu suas composições ao som de seu violão e formou seu público cativo e fiel, inclusive com repercussão no exterior. Em 1991, após turnê pela Alemanha, largou de vez o jornalismo e passou a dedicar-se inteiramente à música.
Chico passou a ser conhecido do grande público após a gravação de A primeira vista, por Daniela Mercury para dois discos que foram sucessos de vendas e críticas: o disco de carreira da própria Daniela, o Feijão com arroz de 1996 e o disco da novela O rei do gado. Paralelo a esse acontecimento, Chico se lançava nas rádios de todo o país com o hit Mama África.
Chico alcança então o merecido reconhecimento e tem canção gravada por Maria Bethânia: Onde estará o meu amor, para a novela A indomada da Globo. Outro grande sucesso seu na voz de Daniela foi Pensar em você, que fez parte da novela Belíssima e que conta a lenda ter sido feita por encomenda para o rei Roberto Carlos que até hoje não a gravou. Outros sucessos são A prosa impúrpura de Caicó (gravada por Elba Ramalho); A força que nunca seca; Beleza Mano; Respeitem meus cabelos, brancos; essa última em defesa de suas raízes africanas em frases reflexivas e perfeitas: "...quando um preto fala O branco cala ou deixa a sala Com veludo nos tamancos Cabelo veio da áfrica Junto com meus santos..."
Chico tem um visual que chama atenção, além de sua obra e musicalidade. Com influências que vão de Luiz Gonzaga a Novos baianos, tá sempre em companhia de outros grandes músicos como Lenine e Paulinho Moska, mesclando suas raízes e ótimas influências, fazendo boa música para o público privilegiado que curte seu trabalho! Ficamos com a letra da lindíssima Pensar em você:
Pensar em você
(Chico César)
É só pensar em você
Que muda o dia
Minha alegria dá pra ver
Não dá pra esconder
Nem quero pensar se é certo querer
O que vou lhe dizer
Um beijo seu
E eu vou só pensar em você
Se a chuva cai e o sol não sai
Penso em você
vontade de viver mais
Em paz com o mundo e comigo
Se a chuva cai e o sol não sai
Penso em você
Vontade de viver mais
Em paz com o mundo e consigo
Um forte abraço a todos!

4 comentários:

Anônimo disse...

Sempre tenho a chance de "reencontrar" os meus cantores prediletos aqui no teu blog. E, após o reencontro, surge a vontade de ouvi-los e de apreciar tudo de melhor que oferecem.
Chico César, como vc mesmo disse, não é peculiar apenas na maneira como se apresenta ao público: ele é ótimo em dizer da maneira mais poética tudo o que coração teima em esconder.

Beijos

James Lima disse...

Grande Chico César ! Esse também é dos bons. Há um tempo atrás aparecia um pouco mais na mídia.

Boa lembrança

Um abraço
James Lima
www.robertocarlos.vai.la - RC narra Pedro e o Lobo

Vinícius Faustini disse...

Chico César fez certa vez uma música hilária satirizando repertório sertanejo: "Odeio rodeeeeeio / e fico com certo nojo / quando um sertanejo começa a gritar...". Gosto mais dele como compositor do que como cantor, na voz de artistas como Daniela Mercury - que gravou "À primeira vista", pra mim até o momento sua obra-prima.

Abraços, homem.

Vinícius Faustini

www.emocoesrc.blogspot.com

Anônimo disse...

tava olhando as noticias no google...

só pra ajudar: quando me apresentei com o roberto no festival, é verdade, entramos sob vaias...na real o publico tava vaiando o que seria a musica roqueira...o que ele, roberto, representava.

mas, das sensações mais indescritíveis da minha vida foi ouvir, aos poucos, a vaia sumir e as pessoas, surpresas, passarem a ouvir a canção...

o roberto, lendo a letra colada na mão, mas exalando segurança...o arranjo o primeiro de sua vida) do nelsinho ayres...o melhor de tudo foi desconcertar a todos, começando por uma musica que enaltece uma figua como madrasta...

abraço.

beto ruschel