terça-feira, 3 de junho de 2008

É fundo de quintal, é pagode pra valer!!!

Leci Brandão é pagode na veia. Autêntica sambista do Brasil. Desde a década de 70 que batalhava por um espaço na música brasileira. Suas origens remotam à uma família humilde e já na adolescência, trabalhava de dia e cursava à noite Direito, não chegando a concluir o curso. Em 1973 foi descoberta pelo crítico musical Sérgio Cabral.

Leci enfrentou muita resistência por parte das gravadoras porque suas canções tinham um cunho social de protesto. E, realmente, em suas composições, sempre abordou os mais variados temas como negros e prostitutas, numa defesa da minoria sacrificada. E entre festivais, projetos Seis e meia ou Pinxinguinha e apresentações gerais, Leci foi marcando sua história de luta e conseguiu emplacar sucesso em disco a partir de 1985, embora tendo gravado trabalhos anteriores sem êxito.

A partir disso, Leci consegue auge com sucessos cada vez mais marcantes como Anjos da guarda, Aquarela brasileira, Canta canta minha gente, Coisas que mamãe me ensinou, Isso é fundo de quintal, Menor abandonado, O morro não tem vez, O show tem que continuar, Perdoa, Zé do caroço, entre outros.

Atualmente divulgando seu novo dvd, Leci Brandão é mais uma face de um Brasil sofrido, mas que encontra na música uma saída para respirar um pouco de alegria e saúde, seja no fundo de quintal, seja na roda de samba, seja nos shows grandiosos que apresenta sempre com muito carisma, competência e musicalidade.

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

James Lima disse...

Gosto muito do trabalho de Leci Brandão. Sou um profundo admirador.
Parabéns, Everaldo.

E fica de olho no RCBRAGA. Dia 05 sai matéria nova.

Abraços