terça-feira, 24 de junho de 2008

Os compositores do Brasil - 4

A série "Os compositores do Brasil" aproveita o dia de São João para homenagear um dos maiores compositores nordestinos de todos os tempos: Petrúcio Antônio de Amorim. Caruaruense, já aos 9 anos de idade juntava sons e palavras e fazia suas primeiras canções. E o que dizer do primeiro festival estudantil do qual participou ainda em sua cidade natal em 1979, concorrendo com três canções, com as quais vence o festival e recebe a premiação das mãos de sua maior influência: Luiz Gonzaga.

Ao conhecer Jorge de Altinho, outro cantor que despontava no interior de Pernambuco, se firmou como grande compositor nas canções Confidências e Disfarce, interpretadas pelo Jorge em seu primeiro disco. Petrúcio gravou seu primeiro disco em 1985 e segue a carreira como cantor e compositor, criando canções inesquecíveis como Devagar, Nem olhou pra mim, Menino de rua, Cidade grande, Eu sou o forró, Foi bom te amar, Meu ex-amor, Tareco e mariola, Anjo querubim, Filho do dono, Meu cenário, entre outras sempre requisitadas pelos maiores intérpretes nordestinos e nacionais. Em 2007, lançou seu primeiro dvd "Na boléia do destino" com seus maiores sucessos.

Petrúcio já teve suas canções nas vozes de Dominguinhos, Jorge de Altinho, Marinês, Trio Nordestino, Alcymar Monteiro, Santanna, Flávio José, Leci Brandão, Fafá de Belém, José Augusto, Elba Ramalho e Zé Ramalho, entre tantos. Afirma que tem três grandes influências: Luiz Gonzaga, Roberto Carlos e Chico Buarque. E, essas influências são encontradas em suas composições, sejam as raízes de Gonzagão, o romantismo do Roberto ou a riqueza de detalhes das composições do Chico, como podemos observar na canção Meu Cenário, onde encontramos essas três influências:

Meu cenário
(Petrúcio Amorim)

Nos braços de uma morena quase morro um belo dia
Ainda me lembro meu cenário de amor
Um lampião asceso, um guarda-roupa escancarado
Um vestidinho amassado de baixo de um batom

Um copo de cerveja e uma viola na parede
E uma rede convidando a balançar
No cantinho da cama um rádio á meio volume
Um cheiro de amor e de perfume pelo ar

Numa esteira o meu sapato pisando no sapato dela
Em cima da cadeira aquela minha velha cela
Ao lado do meu velho alfoge de caçador

Que tentação minha morena me beijando feito abelha
E a lua malandrinha pela brechinha da telha
Fotografandoo meu cenário de amor.

Um forte abraço a todos!

5 comentários:

Anônimo disse...

Bela homenagem! Essa série de menções aos "compositores do Brasil" só apresentou artistas muito talentosos e de estilos variados.
A diversidade dos temas abordados aqui no blog é que caracteriza a sua singularidade.

Beijos

Anônimo disse...

Infelizmente eu só tenho a oportunidade de assistir apresentações de determinados cantores pela TV, porque no sul e no sudeste elas não são tão constantes como aí no nordeste. Mas eu gosto muito! Um ritmo agradável, um forró "arretado"! Tenho familiares por aí e eles já trouxeram pra cá vários CDs de forró, inclusive de Petrúcio Amorim.
Grande abraço e parabéns pelo conteúdo, tá entre os meus favoritos!

Anônimo disse...

Só agora eu percebi a presença de duas "julianas", então vou postar assim, com sobrenome.

Unknown disse...

"Um lampião acesso um guarda-roupa escancarado..." Uau...

Bicho tenho um Cd, de um cantor nordestino chamado ZEZO, que tem essa música e é uma das minhas preferidas nesse ritmo!

Parabéns pela oportuna postagem cara!

Abraços!

Felipe Moura
do Blog El Rey Roberto Carlos
www.reyrobertocarlos.blogspot.com

Carlinho Boró disse...

Cabra, como diz Xangai, o Poeta cantado é o Poeta vivo.
Minha Mulé e eu gostamo muito de suas musicas. Algumas até num são, mas é como se fosse..
Um abraço Cabra..