domingo, 5 de outubro de 2008

E vamos à luta...

Nada mais atual no dia de hoje, em que escolhemos nossos "representantes municipais", como essa letra da canção do Gonzaguinha, sempre tão evidente em nossa atualidade! Uma canção que reflete esse povo sofrido que festeja o dia eleitoral e no dia seguinte sabe pegar no pesado, sabe se pendurar nos ônibus e sabe que o suor é o preço do sofrido salário no final do mês! E que, mesmo diante de tantas adversidades, sabe festejar seu carnaval com muita dignidade!

Gonzaguinha sempe foi muito autêntico em suas canções, sobretudo nas que protestou por nossa realidade! Essa canção foi tema recente de novela global e pode ser encontrada facilmente na coletânea perfil do mesmo autor! Sem dúvida alguma, a vitória é do povo que sabe enfrentar suas crises e atravessar todas as dificuldades cotidianas, levando aquele sorriso escondido e que aparece no momento certo, na conversa entre amigos, na cerveja, no momento de amor, etc. Teria algo mais comum à nossa atual realidade?

E vamos à luta
(Gonzaga Jr.)

Eu acredito é na rapaziada
Que segue em frente e segura o rojão
Eu ponho fé é na fé da moçada
Que não foge da fera e enfrenta o leão

Eu vou à luta é com essa juventude
Que não corre da raia à troco de nada
Eu vou no bloco dessa mocidade
Que não tá na saudade e constrói a manhã desejada...

Aquele que sabe que é negro o coro da gente
E segura a batida da vida o ano inteiro
Aquele que sabe o sufoco de um jogo tão duro
E apesar dos pesares ainda se orgulha de ser brasileiro

Aquele que sai da batalha, entra no botequim
Pede uma cerva gelada e agita na mesa uma batucada
Aquele que manda o pagode e sacode a poeira
Suada da luta e faz a brincadeira, pois o resto é besteira
E nós estamos por aí...

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

Anônimo disse...

As letras de Gonzaguinha são fantásticas e nada mais coerente do que lembrá-lo (com todo o seu engajamento e a sua ousadia) em um período de lutas e transformações.
Gonzaguinha compreendia muito bem (e expressou isso claramente) que o povo, apesar de eleger diversos representantes sem ética e sem competência, ainda tem muitos horizontes a expandir e lições a aprender, pois com certeza é capaz.

Beijos!