quinta-feira, 2 de outubro de 2008

É agua no mar, é maré cheia...

Visitamos o mundo do samba para falar de um dos maiores nomes que esse país já conheceu: Clara Francisca Gonçalves Pinheiro, a eterna Clara Nunes. Oculta das novas gerações, Clara foi um dos principais nomes de seu tempo! Natural de Caetanópolis - MG, trabalhou em uma fábrica de tecidos enquanto tentava concursos musicais de sua região.

Seu primeiro disco saiu em 1966, A voz adorável de Clara Nunes. Já residindo no Rio de Janeiro, não obteve êxito com esse trabalho de boleros e samba-canções! Só obteve sucesso a partir de seu segundo álbum, quando começou a cantar samba e dedicar-se a esse ritmo. Em 1972 lançou um álbum antológico para a música brasileira: Clara Clarice Clara com grandes compositores como Caetano Veloso e Dorival Caymmi.

Clara quebrou o tabu de que mulher não vendia discos, na década de 70, sendo campeã de vendagens e vencendo outro preconceito: o de sambistas no mundo mercadológico do disco e na mídia! A exemplo disso temos o disco Claridade de 1975, apontado por alguns como seu maior êxito. Em 1980, com o álbum Brasil Mestiço é tida como um monumento da mpb, sendo a primeira cantora a vender um milhão de cópias.

Embora seja considerada sambista por excelência, poucos sabem que Clara chegou a tentar jovem guarda, no início de sua carreira, enquanto buscava uma identidade musical mais sólida. Sua crença e fé refletia na sua criação, estilo e moda: vestidos longos brancos, colares e miçangas de origem africana. Canções sobre o sincretismo religioso são: Tributo aos Orixás, A Deusa dos Orixás, Guerreira, Banho de manjericão, Coroa de areia, entre outras. Outros sucessos são Você passa e eu acho graça, Misticismo da África ao Brasil, Ê baiana, Ilu ayê - Terra da vida, Tristeza pé no chão, Conto de areia, Menino Deus, O mar serenou, Canto das três raças, Lama, As forças da natureza, Coração leviano, Na linha do mar, Feira de mangaio, Morena de Angola, Sem companhia, Portela na avenida, Minha missão, Nação, Serrinha, Ijexá, etc.

Clara foi ao andar de cima em 1983, mas será sempre lembrada por sua importante contribuição ao mundo do samba e da música brasileira, fazendo parte da história dessa arte!

Um forte abraço a todos!

2 comentários:

Anônimo disse...

Nobre colega Everaldo,

Clara foi uma grande intérprete, dona de voz agradável e uma beleza na forma de dançar. Foi uma guerreira de grandes sucessos.

Um grande abraço

James Lima disse...

Clara Nunes ! Incrível ! Tenho uma foto dela ao lado do rei.

Abraços
James Lima
www.robertocarlos.vai.la