domingo, 12 de outubro de 2008

Música para crianças!!!

Não me canso de expor que a nossa música brasileira é a melhor do mundo, sem falsa modéstia! Temos canções para todas as idades! O que falar das nossas crianças? Temos artistas especializados nesse tipo de canção e temos outros astros consagrados que, vez por outra, lembram do tempo em que brincavam de roda e cantavam atirei o pau no gato (que maldade com o bichinho!) e revivem um pouco dessas canções folclóricas.

Já tivemos Trapalhões, Xuxa, Balão Mágico, Trem da alegria, Mara Maravilha, Eliana, Angélica e tantos outros que durante vários anos gravaram discos apenas para esse exigente público infantil! Mas, outros artistas da nossa canção também reverenciam esses senhores da ingenuidade e da alegria do lar!

Roberto e Erasmo vez por outra já cantaram as crianças, como em Fim de semana, quando Roberto presta homenagem às suas próprias crianças, ou na canção A guerra dos meninos, onde conclama os baixinhos à uma guerra de amor e paz, ou ainda quando ambos, em gravações distintas com o Balão Mágico, uniram-se a elas em torno da amizade, na década de 80. O mesmo aconteceu com Fábio Jr. e Djavan. Caetano também embarcou nesse tipo musical com seu Leãozinho.

Chico Buarque também dedicou arte ao público infantil como por exemplo nas canções Imagina e a Ciranda da bailarina! Chico também fez o roteiro musical do filme mais aclamado dos Trapalhões: Os Saltimbancos Trapalhões em 1981. Adriana Calcanhoto gravou projeto de cd e dvd, Partimpim todo em homenagem a esses brilhantes seres. Gil também brilhou com seu Sítio do Pica-pau amarelo. Toquinho e Vinícius dedicaram obras inesquecíveis para nossos astrinhos como Aquarela, O caderno, etc.

Outros artistas quando não cantam as crianças, cantam com as crianças, sobretudo em corais onde esses baixinhos afinam juntos uma segunda ou terceira voz! Roberto, Milton, Fafá e Simone são alguns dos nomes que já gravaram com corais infantis! E poderíamos nos estender ainda mais sobre esse tema, o que comprova que o público infantil é sempre reverenciado também por nossa música!

Um forte abraço a todos!

7 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Armindo Guimarães disse...

Olá, Everaldo!

Achei muito interessante este post sobre música para crianças.

Essa do "atirei com o pau ao gato" também é muito conhecida aqui em Portugal. Tanto que até pensei que fosse portuguesa mas pelo que dizes vejo que não é.

Grande abraço

James Lima disse...

Bicho, muito bacana o fato do blog relacionar a música brasileira às datas comemorativas. E, lógico, os "baixinhos" merecem muito, e, ratificando o que você disse, que público exigente !

Um abraço
James Lima
www.robertocarlos.vai.la

Anônimo disse...

Seres tão delicados merecem canções, gestos e carinhos constantes, que saibam valorizar a pureza e a sensibilidade de sua alma.
Apesar de ser o "Dia das Crianças" uma data meramente comercial (e muito lucrativa), ainda acho que é válida para que relembremos o valor da infância para a formação do ser humano (já completo desde o nascimento).
Uma vez li que crianças não são livros de colorir, que podemos pintar com a cor que mais nos agrada. E concordo plenamente com isso.


Beijos!

Anônimo disse...

Nobre colega Everaldo,

Ivete Sangalo e Saulo Fernandes acabam de lançar o seu primeiro disco infantil "A casa amarela". É mais um produto para esses baixinhos tão queridos.

Feliz dia das crianças!

Anônimo disse...

Público muito exigente realmente,rapaz eu fiquei espantado e muito feliz ao mesmo tempo, quando minha filha de 10 anos disse:Papai dar pra você colocar essa música no meu mp3?olha que coisa mais linda ,mais cheia de graça é essa menina que vem e que passa......e cantarolou esse trechino dizendo que achou muito bonito o Rei cantar com o Caetano é mole?
Canção do poeta Tom Jobim.
Há,o nome dela é Juliane.

Parabens pela matéria
Abraços
Carlos André
pareinacontramao.zip.net

Derbson Frota disse...

Amigo Everaldo, parabéns por seu blog, semprecom postagens interessantes! Tem a sua marca, a da seriedade e compromisso!

Derbson
Tianguá CE