terça-feira, 7 de outubro de 2008

Dia do compositor

Hoje é dia do compositor e o Blog Música do Brasil presta sua homenagem a grandes nomes de nossa música brasileira que colaboram com sua arte para um mundo melhor! Seria uma vasta lista, a de grandes nomes em nossa música que atuaram ou atuam de forma fascinante nesse universo!

Compor é uma arte, um privilégio de poucos, dentro do universo da música. Construir partituras, unindo harmonia, melodia e letra e ainda alcançar o público certo não é tarefa fácil. Com acordes simples ou dissonantes, nos mais variados ritmos, levadas, com os assuntos mais diversos, os compositores trabalham sua arte em benefício de uma sociedade mais culta, mais consciente de sua realidade e cultura!

A nossa música se orgulha de apresentar criações fantásticas sobretudo no século passado, em todas as décadas! Como já foi dito, vários nomes podem ser citados como os mais famosos Noel Rosa, Ary Barroso, Pixinguinha, Cartola, Chico Buarque, Caetano Veloso, Roberto Carlos, Luiz Gonzaga, Erasmo Carlos, Eduardo Lages, Gilberto Gil, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, João Bosco, Ivan Lins, Djavan, Fagner, Dorival Caymmi, Milton Nascimento, Jorge Aragão, Zé Ramalho, Nando Cordel, etc. até aqueles que só conhecemos nos créditos dos discos como Michael Sullivan, Altay Veloso, Paulo Sérgio Valle, Paulo Debétio, Vital Farias, Petrúcio Amorim, Fernando Brandt, Vítor Martins, Aldir Blanc, Carlos Colla, Isolda, Chico Roque, Peninha, Abel Silva, Fausto Nilo, entre tantos outros, que esquecerei de um grande nome, mas serão relembrados aqui na série Os compositores do Brasil que apresentamos periodicamente e, mais que isso, esses anônimos seres culturais estarão presentes em cada nota das canções que encantam nosso cotidiano!

Um forte abraço a todos!

3 comentários:

lidia magalhaes disse...

Esses cantores citados por você Everaldo, são realmente uns poetas, principalmente o Michael Sullivan, as letras e melodia que ele compõe são harmoniosas, perfeitas. Estive checando seus trabalhos pela net e são uma verdadeira obra-prima, eles deveriam ser mais divulgados, mais conhecidos por todos. Depois que ele passou a ser evangélico está muito sumido e estou, digo, estamos sentindo muito sua falta. Espero em breve vê-lo na mídia e fazendo o mesmo sucesso como fazia antes.
Bjs. Vitória/ES.

Anônimo disse...

Nobre colega Everaldo,

Parabéns a todos os compositores e que continuem produzindo cada vez mais em seus respectivos estilos.

Um grande abraço

Anônimo disse...

Esse texto resultou em uma verdadeira homenagem aos compositores brasileiros, que fazem jus a todos os créditos em função de sua importância para o desenvolvimento cultural do país.

Beijos!