quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Meu Brasil brasileiro...

E após homenagearmos alguns grandes nomes de nossa composição, vamos apresentar um dos sucessos mais conhecidos no mundo todo: Aquarela do Brasil! Na verdade, vamos detalhar um pouco a história e contribuição musical de seu criador: Ary de Resende Barroso!

Mineiro de Ubá e, aos oito anos, órfão de pai e mãe, Ary Barroso foi adotado pela avó materna. Estudou teoria, solfejo e piano com sua tia e aos doze anos já trabalhava como pianista auxiliar em sua cidade natal. Compôs sua primeira canção aos quinze anos: "De longe".

Cursou Direito quando já residia no Rio de Janeiro, aos 17 anos. E foi na faculdade que consolidou sua veia artística, esportiva e política. Mais tarde, abandona o curso e volta a se dedicar ao piano, chegando então a trabalhar em grandes orquestras de sua época.

Seu primeiro sucesso popular como compositor foi Vamos deixar de intimidade, gravado por Mário Reis em 1929 , que era seu colega de faculdade e que também gravou Vou a Penha! Seu maior sucesso mundial seria, sem sombra de dúvidas, Aquarela do Brasil, composta em 1939 e até hoje, considerada um hino brasileiro, seja no esporte, na música, na saudade da terra querida! Foi composta numa noite chuvosa em que Ary sentiu-se proibido de sair às ruas! De lá pra cá, foi regravada ou simplesmente interpretada por grandes nomes do mundo todo como Frank Sinatra, Ray Conniff, Paul Anka, Tom Jobim, Erasmo Carlos, Elis Regina, Emílio Santiago, João Gilberto, Simone, Gal Costa, Ney Matogrosso, Dionne Warwick, Martinho da Vila, Daniela Mercury, entre outros!

Outros sucessos do Ary Barroso são Tabuleiro da baiana, No rancho fundo, Camisa amarela, Faixa de cetim, Folha morta, Isto aqui o que é, Na baixa do sapateiro, Pra machucar meu coração, entre tantas que o qualificaram como um eterno clássico brasileiro!

Um forte abraço a todos!

3 comentários:

Anônimo disse...

Bicho,esse blog realmente é uma viagem na história da música brasileira,obrigado por nos trazer todas estas ricas informações,a cada dia eu aprendo um pouco mais sobre nossa música,adoro música brasileira.

Grande abraço
Carlos André
pareinacontramao.zip.net

James Lima disse...

Grande Ary Barroso ! Até hoje, qualquer brasileiro se emociona ouvindo os versos de "Aquarela do Brasil" em qualquer voz, de Roberto Carlos a Gal Costa, de Erasmo Carlos a Caetano Veloso !

Um forte abraço
James Lima
www.robertocarlos.vai.la

Anônimo disse...

Os Grandes sempre permanecem e, mesmo involuntariamente, continuam se renovando e sendo relembrados ao longo do tempo. Os teus textos são prova disso, pois nenhum grande intérprete ou compositor fica de fora.

Beijos!