quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Guarde um pedacinho de você pra lembrar de mim a vida inteira...

Nos anos 80, brilhava em nossas rádios e tv, uma voz considerada americanizada, mas que cantava canções românticas como nenhuma outra cantora até então no Brasil. Seu nome: Rosana Fiengo ou simplesmente Rosana, como ficou conhecida após imortalizar a canção O amor e o poder, tema da novela Mandala da Tv Globo.

Paulista e filha de músico, Rosana começou a cantar ainda na década de 70, na banda de seu pai. Suas grandes influências foram Elis Regina e Gladys Knight. Seu primeiro compacto já trazia uma canção tema de novela global: a romântica Fique um pouco mais, tema da novela Pecado Rasgado da Globo em 1978. Do início dos anos 80 até meados de 1985, participou de diversos programas como Raul Gil, Chacrinha, Globo de ouro, Almoço com as estrelas e diversos Festivais de música.

Seu primeiro grande sucesso veio em 1986, Nem um toque, também tema de novela global: Roda de fogo. Mas, foi em 1987, com a canção O amor e o poder que Rosana conhece o ápice de sua carreira com milhões de discos vendidos e vários prêmios. E outros sucessos radiofônicos surgiram a partir desse estouro, como Custe o que custar, Como nossos pais, Pétala, O dom do nosso amor, Coração selvagem, Bem me quer, Tudo é vida, Em nome da paixão, Onde o amor me leva, etc.

Com uma voz ímpar e inconfundível, poucos sabem que Rosana já emprestou seus vocais para discos de artistas como Tim Maia e Roberto Carlos, além de participar de dois especiais do rei, um deles num medley encontrado no dvd Duetos de 2006. E, embora distante da mídia, ainda possui aquela emoção ao interpretar esses e tantos sucessos apreciados por seu público cativo, que acompanha suas apresentações país afora!

Um forte abraço a todos!

4 comentários:

James Lima disse...

Caramba...
Essa da foto é a Rosana?
Meu Deus !

Rosana participou dos especiais do rei de 1988 e 1981, deixando sua marquinha de qualidade em cada um.

Um abraço, bicho
Obrigado pela visita ao RCB

James Lima
www.robertocarlos.vai.la

Anônimo disse...

rapaz eu já me preparava para dizer que ela tinha participado do Especial de 81 quando você jogou um balde de água fria...

Sabe tudo!!!

Fabiano

Mazé Silva disse...

Everaldo!

Lembro muito bem, do grande sucesso que a Rosana fez na década de 80 e com muitas cançõs em participações em novelas.

Dona de uma voz invejável, alegrou grandes programs de televisão, marcando grande presença com um jeito elegante de vestir-se e de cantar.

Hoje não tenho visto a Rosana em programas de televisão e nem escuto muito comentários sobre os seus shows, talvez eu esteja desatualizada, não sei, mas gosto de suas interpretações.

Excelente matéria!!!

Beijos da amiga de sempre!!!

Mazé Silva.

Victor Ramos disse...

Rosana é uma das maiores vozes desse país. A mídia precisa voltar a prestar mais atenção nela. Sua presença era certa nos grandes festivais e programas de TV dos anos 80, sempre com repertório bem romântico. Contudo, a voz rasgada lembra muito o blues, jazz, soul... enfim: ela é mesmo uma diva-deusa!!!