quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Anjos da guarda

Se você procurar canções que remetam à data de hoje, dia dos professores, observará o seguinte: até na música brasileira esse tema é esquecido, ignorado ou simplesmente tratado como algo menor. Como professor penso o quão é difícil seguir uma profissão que todos sabem de sua importância, mas que poucos a reconhecem como deveriam. E isso parece acontecer em toda parte do mundo!

Você entra em sala de aula, tenta fazer o melhor que, vez por outra parece quase nada diante do interesse e da recepção de todos e ainda não obtem reconhecimento, seja por parte de um sálario digno, seja pela sociedade que não dá sua devida importância a quem verdadeiramente pode mudar uma nação!

Felizmente encontrei no repertório de Leci Brandão, uma sambista de primeira grandeza, acostumada a olhar pelas minorias dentre a sociedade, uma canção que parece ser uma contradição a tudo que falei! Tomara que um dia possa ver o quanto as coisas mudaram de quando eu escrevi essas simples palavras!

Anjos da guarda
(Leci Brandão)

Professores
Protetores das crianças do meu país
Eu queria, gostaria
De um discurso bem mais feliz

Porque tudo é educação
É matéria de todo o tempo
Ensinem a quem sabe tudo

A entregar o conhecimento
Na sala de aula
É que se forma um cidadão
Na sala de aula
Que se muda uma nação

Na sala de aula
Não há idade, nem cor
Por isso aceite e respeite
O meu professor

Batam palmas pra ele
Batam palmas pra ele
Batam palmas pra ele
Que ele merece...

Um forte abraço a todos!

3 comentários:

Renata Seixas disse...

O DIA D PARA A MÚSICA BRASILEIRA.

A PEC da Música irá à votação no dia 21, quarta feira, às 14h na Câmara dos Deputados e sua participação é decisiva!

A presença dos músicos, artistas, produtores e outros interessados no tema é fundamental para pressionar os deputados a votarem a favor da PEC. Haverá estrutura para recebê-los e todos estão convidados!

Precisamos de 308 votos (de um total de 513). Contate os deputados do seu estado e peça que votem a favor. Divulgue a proposta em suas redes de relacionamento, blogs, e-mails etc. Esta é a hora de pressionarmos.

Dúvidas: Gabinete do Deputado Otavio Leite (autor da proposta)
Em Brasília: (61) 3215-5437
No Rio de Janeiro: (21) 3388-6240
E-mail: tatiana@otavioleite.com.br / gabinete@otavioleite.com.br
Saiba mais: http://www.otavioleite.com.br/pesquisa.asp?q=pec+da+musica

James Lima disse...

Falta ainda muita coisa para que os professores sejam tratados como merecem.

Meus pais são professores, e essa classe precisa ser valorizada, uma vez que é fundamental para a ascensão de todas as outras.

Que Deus abençoe todos os professores, incluindo você, Everaldo.

Um Forte Abraço
James Lima

Anônimo disse...

Não pude acessar o blog no dia dos professores, mas deixo registrado todo o meu respeito e a minha admiração pela profissão. Na verdade, por ter vc como um grande exemplo, acredito que não haja qualquer atividade mais importante do que aquela exercida em sala de aula: a de formar cidadãos conscientes, dignos e responsáveis. Só aguardamos ansiosos pelo dia em que todo o país estará atento para o fato de que é na escola, depois de nossa casa, que iniciamos as nossas principais escolhas.

Beijos!