domingo, 4 de outubro de 2009

Projeto "O grande encontro"

A música brasileira tem hoje mais um sessentão, a voz inconfundível de Zé Ramalho! Aproveitando seu aniversário, sob dica do grande Vinícius Faustini, abordaremos um projeto grandioso do qual Zé e seus amigos participaram, os cds O grande encontro.

Em um projeto que unia dois cumpadres pernambucanos e dois primos paraibanos, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho e Zé Ramalho sempre possuíram muita afinidade musical, mas apenas em 1996, se uniram a seus violões no palco do Canecão para lançar esse projeto que reunia parte do show que fizeram com destaque para interpretações como Sabiá, Dia branco, O amanhã é distante, Admirável gado novo, O trem das sete, Chão de giz, Veja, Chorando e cantando, Banho de cheiro e Frevo Mulher.

Acredito que o sucesso surpreendeu a todos, inclusive aos artistas que se revezavam no palco, sendo que no início e no final do show, estavam todos lá unidos e interpretando seus clássicos e canções que admiravam em comum. O volume dois foi gravado em estúdio e saiu em 1997. Pena que Alceu, que se desentendeu dos demais já não estava nessa empreitada, que se destaca por interpretações como Disparada, O princípio do prazer, Eternas ondas, Bicho de sete cabeças, Canta coração, Canção da despedida e Ai que saudade d´oce.

O terceiro e último projeto dessa série sai em 2000, volta a ser ao vivo e apresenta, além do cd e do dvd, convidados que deixam esse encontro ainda maior: Belchior, Lenine e Moraes Moreira dividiram o palco respectivamente com Zé, Elba e Geraldo. Destaque para as faixas Táxi lunar, Dona da minha cabeça, Frisson, Você se lembra, Garoto de aluguel, Petrolina-Juazeiro, A terceira lâmina. Em 2006, para matar um pouco a saudade, saiu a coletânea O melhor do grande encontro, com alguns dos clássicos já citados, desse projeto histórico da nossa música!

Um forte abraço a todos!

5 comentários:

C. Marley disse...

Nobre colega Everaldo,

Esse foi um projeto vitorioso. São grandes intérpretes nordestinos.

Zé Ramalho, no DVD Parceria dos Viajantes canta uma canção líndíssima "Porta de Luz" (Zé Ramalho/Dominguinho) com Zélia Duncan, que é show. Parabéns ao grande Zé Ramalho.

Um grande abraço

Anônimo disse...

Grande Everaldo
Voce sempre postando coisas muito interessantes.
Qualquer hora nos encontramos aí pelo nordeste
Um grande abraço

Eduardo Lages

Márcia Tristão-Bennett disse...

Everaldo de Deus!!!!!!


Soh tem nome grande neste seu texto!!!!!!!!

Adorei, como sempre te falo. Seu blog eh muito interessatne e leva a todos que leem aqui a sentir a energia positiva das materias. Os familiares da minha mae sao todos do Nordeste!!! Adoro estas terrinhas aih (Pernambuco, Natal, Maceio...)! Estive no nordeste nestas minhas ferias e sempre adoro!

E olha quem estah aih te prestigiando novamente!!!
Bem merecido, este site aqui eh muito bom!

Parabens!!!!!!!!!

Abracoseduardolageanos!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Realmente, um grande encontro! Entre todos, eu nutro uma admiração enorme por Geraldo Azevedo. Sempre simples, com uma voz lindíssima e com muita emoção em suas interpretações. Passei a gostar mais de Elba após a sua apresentação em Limoeiro, pois percebi que ela é uma grande profissional e que merecer o sucesso em todas as suas nuances.

Beijos!

Felipe Moura disse...

O que falta ao Nordeste? NADA!

Eu insisto em dizer: É a melhor região desse país, rica em cultura, comida e algo raro nos dias de hoje que é a hospitalidade. Esses cantores refletem exatamente o que é o nordeste brasileiro!

Abraços!

Felipe Moura
da Vitrine e do REY RC

www.vitrinebrasileira.blogspot.com

www.reyrobertocarlos.blogspot.com