terça-feira, 6 de outubro de 2009

Os Músicos do Brasil - 2

Dando continuidade à série que homenageia nossos grandes músicos nacionais, abordaremos hoje um fruto do Clube da Esquina, o maestro Wagner Tiso Veiga, natural de Três Pontas/MG. Um dos maiores músicos não só do Brasil, mas do mundo, Wagner Tiso sempre foi autodidata, mas aperfeiçoou-se em teoria musical com Paulo Moura, especializando-se em teclado. Sua carreira começou oficialmente em 1958.

Mais tarde, já nos anos 60, participou como compositor nos festivais e acompanhou gente como Maysa e Cauby Peixoto. Nos anos 70, fez arranjos para Gonzaguinha e para o próprio Milton Nascimento a quem tem sua carreira bastante atrelada até os dias atuais. Lançou seu primeiro disco solo em 1978. Sempre compôs com Milton e foi com ele que fez um de seus maiores sucessos, um hino nesse país: Coração de estudante.

Tiso possui em seu currículo grandes nomes da nossa música, seja acompanhando em shows, especiais ou em discos, além dos já citados, atuou ao lado de Ney Matogrosso, Nana Caymmi, Alceu Valença, Adriana Calcanhoto, Ana Carolina, Djavan, Edu Lobo, Elis Regina, Emílio Santiago, Fafá de Belém, Fagner, Gilberto Gil, Ivan Lins, Joanna, João Bosco, Lenine, Simone, Paulinho da Viola, Maria Bethânia, Roberto Carlos, Gal Costa, entre outros. Inclusive, foi maestro em um dos discos mais lindos da Gal, seu Acústico Mtv. Estes são apenas alguns pontos de uma carreira mais que bem sucedida, que inclui trilhas de novelas, filmes, teatros, entre outros trabalhos desse músico de qual o país muito se orgulha!

Um forte abraço a todos!

2 comentários:

CON disse...

AMOOOOO!!! E além do mais é mineiro uai!!! rs

Amigo seu blog é sempre muito interessante, gosto de ler suas post´s!
Parabéns!!!

Beijos azuisss

Anônimo disse...

Olá amigo Everaldo

Quantas vezes já me "marcou falta"??? Pois é, ando muito atarefada e por isso ausente mas, é bom não esquecer que sempre tenho os amigos bem presentes no meu coração.

Passei hoje por aqui e, é claro, aprofundei mais os meus conhecimentos sobre a "Música do Brasil".

Este blog continua a ser uma belíssima fonte de conhecimentos e de informações sobre a vossa/nossa rica música brasileira.

Um grande abraço.

Paula (Portugal)