sábado, 24 de outubro de 2009

As cidades cantadas - 8

Vamos homenagear duas cidades co-irmãs: Petrolina/PE e Juazeiro/BA. Separadas apenas pelo Rio São Francisco, formam o maior aglomerado urbano do sertão nordestino. Petrolina faz aniversário em 21 de setembro e destaca-se pela grande produção vinícola, a segunda do país. Juazeiro aniversaria em 15 de julho e é uma cidade mais industrial, destacando-se por ser a terra de Ivete Sangalo e João Gilberto.

Mas, quem prestou homenagem a essas cidades foi Jorge de Altinho com sua Petrolina Juazeiro, gravada posteriormente por Elba Ramalho, Alceu Valença e Trio Nordestino, entre outros e que serve como destaque em nossa viagem musical e geográfica de hoje:

Petrolina/Juazeiro
(Jorge de Altinho)

Na margem do São Francisco, nasceu a beleza
E a natureza ela conservou
Jesus abençoou com sua mão divina
Pra não morrer de saudade, vou voltar pra Petrolina

Do outro lado do rio tem uma cidade
Que em minha mocidade eu visitava todo dia
Atravessava a ponte ai que alegria
Chegava em Juazeiro, Juazeiro da Bahia

Hoje eu me lembro que nos tempos de criança
Esquisito era a carranca e o apito do trem
Mas achava lindo quando a ponte levantava
E o vapor passava num gostoso vai e vem

Petrolina , Juazeiro, Juazeiro, Petrolina
Todas duas eu acho uma coisa linda
Eu gosto de Juazeiro e adoro Petrolina

Um forte abraço a todos!

2 comentários:

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

Gostosa essa música, recente regravada por Trio Forrozão. Parabéns. E eu acho o nordeste brasileiro lindo e as pessoas são ótimas.Um abraço

Anônimo disse...

Lindas cidades! Quero muito conhecer Petrolina e tenho certeza de que vamos fazer isso um dia.
Nunca havia prestado muita atenção a essa música, por isso nem mesmo sabia que as duas cidades eram separadas por uma ponte. Não é a toa que o poeta se sentia feliz por atravessá-la, como se, num instante, pudesse ver as duas faces de uma mesma beleza.

Beijos!