quinta-feira, 1 de setembro de 2011

E na hora cantou um passarinho...

Este é Rolando Boldrin. Natural de São Joaquim da Barra/SP, seu nome é facilmente associado a programas matinais dominicais que apresentam o sertanejo raiz, como foi o Som Brasil da Rede Globo nos anos 80 e é o Sr Brasil da TV Cultura. Boldrin aprendeu a tocar viola com sete anos e, com doze, formou dupla com um de seus irmãos: a dupla Boy e Formiga.

Sempre com um causo para contar nos programas que apresenta, Boldrin é uma figura associada à cultura interiorana, que conhece como poucos e sempre promoveu isso em sua arte, seja como cantor, poeta ou nesses mesmos causos com os quais descreve essa terra e seus personagens.

Entre as canções mais marcantes de seu repertório, temos Chico boateiro, Vide vida marvada, Rancho da serra, Eu a viola e Deus, A flor do maracujá, Cabocla Teresa, Amanheceu peguei a viola, Chico mineiro, Tristeza do Jeca, Uma pra mim uma pra tu, Trenzinho caipira, Marvada pinga, Violeiro triste, Vaca estrela boi fubá, entre tantas que tornam Rolando Boldrin um nome sempre associado à boa cultura raiz dessa nação!

Um forte abraço a todos!

2 comentários:

Anônimo disse...

Ilustre Everaldo,

E eu não poderia deixar de também prestar aqui minhas homenagens à este grandioso ícone da música sertaneja raiz, conforme tá escrito por vsa.

Os seus programas de tv são maravilhosos e, não poderíamos deixar de relatar sua brilhante atuação como ator, nas novelas que fizeram muito sucesso: Em 1964: O Direito de Nascer; Mulheres de Areia em 73; A Viagem em 75; O profeta em 77 e por último na novela Os Imigrantes, em 81.

Daí pra cá, seus causos agora são contados conforme vsa acaba de relatar em sua matéria, ou seja, nos domingos pela manhã.

Atualmente apresenta o programa Sr. Brasil da Rede Cultura de São Paulo às 22hs das quintas-feiras, e às 10hs dos domingos o programa Viola minha viola.

Ressalto que a música Chico Mineiro foi uma das que sempre cantei em meu repertório em cujas interpretações sempre emocionava-me pela história triste que é a letra.

Novamente parabenizo-o pela grandiosidade desta matéria.

Bom fim de semana!
Bottary

Anônimo disse...

Já vi o programa, mas não sabia que se tratava de um cantor-apresentador. Sei que esse artista é de um carisma e simplicidade cativantes, características facilmente perceptíveis nas canções que interpreta.

Beijos!