domingo, 4 de setembro de 2011

Os Intérpretes do Brasil - 10

Zé Ramalho é conhecido pelo seu vozeirão e também por grandes composições com as quais presenteia a música brasileira, através de suas próprias leituras, ou quando oferece à alguma outra voz, geralmente feminina. Meio incomum em seu repertório é ouví-lo interpretar outros compositores. Mas, mesmo assim, encontramos em sua discografia, interpretações de outros autores, nas quais carimba sua marca.

É o caso por exemplo de canções como Trem das sete, do Raul Seixas, que considero ter dado uma leitura própria e mais interessante que a original. Ou quando grava algum clássico de Gonzaga como foram as canções Asa branca, Qui nem giló, Sabiá, Baião, Xote das meninas, No meu pé de serra, etc.

Aliás, foram essas e outras canções que fizeram Zé lançar a coletânea Zé Ramalho canta Luiz Gonzaga, que faz parte da série Zé Ramalho canta (Jackson do Pandeiro, Bob Dylan e Beatles). Vale lembrar que já tinha lançado antes o cd/dvd em que explora o repertório do Raul Seixas e também o Cd Estação Brasil, em que canta outros autores como Tom Jobim, Milton Nascimento, Gonzaguinha, Djavan, Cazuza e Roberto e Erasmo, entre outros, o que caracteriza o lado intérprete desse grande músico que temos!

Um forte abraço a todos!

2 comentários:

Anônimo disse...

Meu caro e eclético, Everaldo

V.sa. há de entender-me o porquê que quando falo do meu repertório, fá-lo com muita emoção.

Não tem como não lembrar de certos momentos de nossa vida, sobretudo quando se trata de termos um dom, do qual vamos com ele externar a poesia de um determinado poeta-compositor, como é o caso deste, também maravilhoso ícone expressivo da música brasileira.

De seu repertóro, cantei nos anos 80, "A Terceira Lâmina" e "Kryptônia"; esta por exemplo, era uma das que marcou-me por demais, pois que era a preferida de um colega de trabalho, um topógrafo, que adorava ouví-la.

Que bom que hoje temos pessoas como vc, meu caro Everaldo, que nos faz sentar frente a um computador, para não só ouvir, mas assistir, ainda que de forma virtual, aquele que inseriu marcas eternas para a música brasileira.

"Os intérpretes do Brasil" está cada vez mais emocionante!

Enquanto escrevia, ouvia estas duas:

http://www.youtube.com/watch?v=aIF5DKRdClo

http://www.youtube.com/watch?v=9oN0DdOgVEY

Parabéns e um grande abraço!

Anônimo disse...

Não sabia que Zé Ramalho havia lançado essas séries em que interpreta tantos artistas célebres, inclusive os Beatles. Fiquei muito curiosa pra ouvir e vou procurar. Imagine esse vozeirão cantando Yesterday? Algo digno de se ouvir, já que eu sou uma grande fã de ambos!

Beijos!