terça-feira, 13 de setembro de 2011

Forjar no trigo o milagre do pão...

Uma das duplas mais respeitadas do gênero sertanejo raiz: Pena branca e Xavantinho, nomes artísticos de José Ramiro Sobrinho e Ranulfo Ramiro da Silva. Irmãos, ambos de Uberlândia/MG, trabalharam na roça, desenvolvendo o gosto pelo canto e pela viola. Começaram a cantar em 1962 e em 1968 mudaram para São Paulo para tentar a carreira artística, participando de alguns festivais.

Mas, o destaque só viria em festival de 1980, com a música Que terreiro é esse?, classificada para a final. No mesmo ano lançaram seu primeiro LP, com destaque para as canções Velha morada e O cio da terra. E entre outros sucessos, temos Rama de mandioquinha, Memória de carreiro, Mulheres da terra, Casa de barro, Luar do Sertão, Tristeza do Jeca, Vaca estrela e boi fubá, Amanheceu peguei a viola, Romaria, Tocando em frente, Cálix bento, etc.

Xavantinho nos deixou em 1999 e Pena branca deu continuidade ao trabalho da dupla até 2010, quando também partiu para a eternidade. Eles serão sempre lembrados como uma ótima referência nesse gênero tão discriminado, mas que é tão brasileiro e que canta o interior desse país, com suas paisagens e riquezas, como ninguém.

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: