domingo, 15 de janeiro de 2012

DVD O auto da compadecida

Este é, sem sombra de dúvidas, um dos melhores trabalhos do cinema nacional dos últimos anos, além de ser uma justa homenagem a este grande senhor da literatura nacional, nosso Ariano Suassuna. Não sei se essa é a sua melhor obra, mas é a mais popular. Foi feito uma minissérie para a Rede Globo e que depois ganhou uma adaptação para o cinema. Mas, como o sucesso foi tão grande, em 2000 lançaram dois DVD´s, constando o filme e a minissérie, que é apenas uma versão mais estendida do mesmo. 

Com a direção de Guel Arraes e artistas de peso como a dama Fernanda Montenegro e Selton Mello, Matheus Naschtergaele, Denise Fraga, Lima Duarte, Rogério Cardoso, Diogo Vilela, Luís Melo, Marcos Nanini, Paulo Goulart, entre outros, a história se passa na cidade nordestina de Taperoá (detalhe, Taperoá existe e é a terra natal de Ariano, na Paraíba), onde Grilo é um nordestino sabido que sobrevive à fome e à seca com muitas aventuras e confusões que envolvem os poderosos da região, sempre com a companhia de seu inseparável amigo Chicó. Enterro de cachorro, infidelidade e avareza de patrões e invasão de cangaceiros dão o tom do enredo que se passa até no céu.

Curioso é que esse filme me faz rir, como a todos, mas também me leva às lágrimas. Explico: é que a interpretação de Fernanda Montenegro para Nossa Senhora é arrepiante, a meu ver. Ela, como sempre, dá um show a parte. Mas, é na parte cômica que gira toda a história que tem trilha sonora do grupo Sá Grama. Um filme daqueles que a gente tem em casa e não se cansa de ver repetidas vezes, sempre com o mesmo gostinho de diversão!

Um forte abraço a todos!

2 comentários:

Derbson Frota disse...

Na minha opinião, "O auto da compadecida" foi a melhor produção cinematográfica do país. Um elenco formidável e um enredo que mistura alegria, humor, reflexão e emoção...

Derbson Frota
Tianguá CE

Anônimo disse...

Também me divirto e me emociono muito com esse filme! As interpretações são excelentes e fogem ao caricato, tão comum nas interpretações de personagens nordestinos. Só senti falta, no post, da trilha sonora do filme, que é belíssima. No link abaixo, é possível ouvir todos os temas musicais tocados, inclusive o "Mãe dos Homens", tema da Compadecida.

http://cliquemusic.uol.com.br/discos/ver/o-auto-da-compadecida--trilha-sonora-do-filme


Beijos!