quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Programa Som Livre Exportação - parte 2

Roberto concede entrevista ao programa.
O tema de abertura do programa ficava por conta da Orquestra da TV Globo, na época sob o comando do maestro Chiquinho de Moraes. O segundo LP continha faixas ao vivo de Elis e Ivan e outras faixas de estúdio de outros artistas que participaram do programa que também teve uma edição histórica ao vivo em março de 1971. Inclusive há informações de que várias passagens desse programa foram registradas em um filme chamado O som alucinante, esquecido pela indústria de cinema de nosso país!

Gonzaguinha  se apresenta.

No Parque Anhembi, em São Paulo, mais de cem mil pessoas aplaudiram entre outros Wilson Simonal e Roberto Carlos. Em abril do mesmo ano, o programa foi apresentado direto de Brasília, como parte das comemorações da inauguração da TV Globo naquela cidade. O diferencial desse programa estava justamente por romper com as fórmulas dos atuais programas de auditórios de sua época, pois intercalava os depoimentos dos artistas e do público local e alternava entre mostrar o artista no palco e a reação de seu público na plateia. Outros programas especiais foram apresentados direto de cidades como Belo horizonte, Niterói, São Paulo e Ouro preto.

Milton canta no programa.
O último programa contou com uma homenagem à Mangueira, com Mário Lago e Cartola e coube a Elis Regina encerrar o programa. Foram vários momentos marcantes que não daríamos conta em apenas duas postagens, como em uma edição, Milton Nascimento demonstrou toda sua timidez ao não saber o que responder ao repórter sobre o evento. Gonzaguinha também despontava com suas canções tidas como difíceis na época. Só pelos nomes citados e por todas as edições apresentadas de uma geração fértil em fazer música com qualidade, tá aí um programa realmente inesquecível e de qualidade imensurável!

Um forte abraço a todos! 

3 comentários:

C. Marley disse...

Nobre colega Everaldo,

Parabéns pelo resgate de um programa de qualidade, coisa rara nos dias de hoje.

Um grande abraço,

Anônimo disse...

Excelente! Essa é a primeira vez que leio sobre esse programa e, se ainda estivesse disponível para vendas, seria uma aquisição maravilhosa. Artistas como Gonzaguinha, Roberto Carlos, Milton Nascimento e CARTOLA? Deve ter sido fascinante. E essa ideia de mesclar o depoimento dos artistas com as impressões e reações gerais do público da época foi mesmo muito interessante. É uma lástima que nós não tenhamos mais acesso a momentos assim tão grandiosos.

Beijos!

Anônimo disse...

sempre digo que eu queria ter pelos menos 20 anos nessa época!! ter o previlegio de ter vivido toda essa qualidade musical dos anos 70!!!
roberto carlos sempre espetacular....em uma fase de pura poesia E SOM VIBRANTE!!
bela homenagem amigo everaldo!!

orlando de passira