quinta-feira, 18 de julho de 2013

CD Roberto Carlos 1975

CD Roberto Carlos 1975
Esse é o primeiro disco de sua majestade que veio com capa dupla, embora ainda sem letras, com direito a foto em show, provavelmente no Canecão, famosa casa de shows do Rio de Janeiro onde o rei tem história. Temos também uma justiça para os fãs, nos quais me incluo, que nunca chegamos perto dele, ao menos temos seu "autógrafo" que substituiu seu nome grafado em quase todos seus trabalhos. Seus caracóis, seu olhar triste e seu cachimbo compõem uma capa que, a meu ver, é bastante artística, fato comum nessa década e na obra de outros grandes nomes até hoje.

Capa interna do CD RC 1975
Dez anos depois, Roberto regrava numa versão com grande orquestra, seu clássico Quero que vá tudo pro inferno, uma das mais pedidas hoje e considerada banida de seu repertório. Mas, confesso que infinitamente superior a ela, a meu ver, são os clássicos Olha, Além do horizonte e Seu corpo que, vez por outra, figuram no repertório de seus shows sempre com muito sucesso. O quintal do vizinho é uma das mais lindas canções que já ouvi, sobretudo pela pureza de sua letra que dificilmente não me leva às lágrimas por pensar na bondade que essa mensagem transmite.

Contracapa do CD RC 1975
Duas canções hispânicas num disco nacional do rei com Inolvidable e El humahuaqueño. Três grandes artistas que batalhavam seu lugar ao sol figuraram nesse trabalho com suas composições: Benito di Paula na faixa Amanheceu e Fagner e Belchior em Mucuripe. Outras românticas são Existe algo errado e Elas por elas. Uma canção que nunca entendi direito, nem o porquê do Roberto gravá-la é Desenhos na parede. Considero um bom disco, mais representativo que os dois anteriores, mas ainda não acho que aqui está o que de melhor aconteceu nessa tão citada década!

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

Unknown disse...

Pérolas com Olha, Seu Corpo , Além do horizonte, Inovidable fazem deste disco o melhor disco de RC. Para mim é o auge da sua maturidade artística. Os arranjos deste disco sao primorósos, duma elegância que RC não lançaria mais algo tão bom.