domingo, 14 de julho de 2013

CD Roberto Carlos 1973

CD Roberto Carlos 1973
Uma característica dos discos dos anos 70 do Roberto são as gravações feitas nos Estados Unidos, com grandes maestros e grandes músicos internacionais, sem perder ligação com os nacionais, a exemplo de seu então maestro Chiquinho de Moraes. E outro ponto comum dessa fase é a presença de canções que se tornaram grandes clássicos, alguns esquecidos, mas muitos revividos pelo rei nos roteiros de seus shows daí em diante.

É o caso desse trabalho lançado em 1973 e que traz os clássicos Proposta e o Homem. A primeira tornou-se também um clássico hispânico, juntamente com a releitura do clássico de Carlos Gardel em El dia que me quieras, e a "primeira ousadia" real em falar de sexo (conste que estamos em tempos de ditadura, onde qualquer coisa era um desagravo). Mas, temos também outras pérolas esquecidas de sua majestade como Palavras (que Bethânia reviveu em 93), O moço velho, Amigos amigos (a primeira da dupla Isolda/Milton Carlos) e Rotina, a preferida de Silvio Santos.

Contracapa CD RC 1973
Sempre achei a canção A cigana muito estranha, mas é uma opinião pessoal. Talvez ache que não combinava muito também aquele acelerar no la ra la ra do final. A faixa Atitudes também é bastante romântica, embora, em mais uma opinião pessoal, não me agrada tanto. Queria vê-lo cantar Rotina um dia. E outra que nem deve ter tido tanta expressão, mas que muito cresceria em um show seria a soul Não adianta nada (adoro seus metais). O primeiro disco do Roberto com dez músicas (ele lançaria as outras duas inexplicavelmente depois). Uma foto que causava impacto e durante muito tempo quando a via nas lojas antes de adquiri-lo, pensava que ele estava mirando o sol. Contracapa com fotos que indicavam ensaios em estúdio e poucos créditos. Mas, a meu ver, um disco que ficou "um pouco" inferior aos demais já apresentados nessa década.

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

Reginaldo Crescencio disse...

Também nunca entendi o final de A Cigana e sempre procuro uma explicação para a aceleração da música neste ponto.