terça-feira, 30 de julho de 2013

CD Roberto Carlos 1978

CD Roberto Carlos 1978
Em 30 de novembro de 1978 chega às lojas de todo país este disco, também um dos melhores da década e da carreira do rei. Enfatizar isso é bastante fácil pois neste trabalho constam as clássicas Fé, Lady Laura, Música suave, Café da manhã e Força estranha, canções que, vez por outra, integram os repertórios de shows de sua majestade daí em diante. Então, pelo menos metade deste disco é clássico isso por si só já valeria este trabalho.

Parte interna do CD RC 1978
Mas, o que enfatiza ainda mais é que, mesmo as canções que não são clássicas e talvez por habitarem o baú das esquecidas do rei ou por não terem sido exaustivamente tocadas pelas rádios ou escaladas para seus shows, são igualmente belíssimas e inesquecíveis: A primeira vez, Mais uma vez, Vivendo por viver, Tente esquecer, Por fin mañana e Todos os meus rumos se somam às demais e provam que temos neste disco tanto o rei compositor, quanto o intérprete alcançando (e lá permanecendo) o ápice de seu sucesso. Conta uma lenda que ele gravaria a canção Cálice, de Chico Buarque e Gilberto Gil, mas que foi vetada pela censura, daí o disco ter saído com 11 faixas. Não sei se isso é verdade, mas que ficou faltando uma canção, isso sim. Também, quando versionado para o CD, suprimiram um trecho da última canção, Todos os meus rumos e considero isso uma falta grave, até hoje não corrigida!

Contracapa do CD RC 1978
A capa traz o mesmo Roberto triste, recém separado da Nice e fotografado ao lado de barcos, uma de suas paixões. Capa dupla, mas ainda não constando letras e com seu então inseparável cachimbo na contracapa. Um excelente trabalho, perfeito em seus arranjos e que consagrava ainda mais o brilho da coroa real e justificava o que Caetano sempre disse: "a compreensão daquele que a gente chama de rei." Tente esquecer, não dá, nem mesmo com a belíssima canção de Isolda, uma das minhas preferidas deste disco. Gosto demais também de Música suave e encerro a postagem com um trecho de uma canção deste trabalho que valeria toda vez que a gente ouvisse uma canção do Roberto: "Que bom se essa música não terminasse jamais..."

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

Daniel Angelim Carlos disse...

MIITO Boa sua análise acompanho todas,