domingo, 30 de dezembro de 2007

Um Tom de saudade, maestro!

Que saudade dele!

Tom Jobim escreveu na mpb algumas das mais belas páginas do nosso cancioneiro! Canções que simplesmente viraram clássicos! Seria necessário uma página inteira pra falar de coisas lindas como Insensatez, Chega de saudade, Eu sei que vou te amar, Garota de ipanema, Dindi, Brigas nunca mais, Meditação, Estrada do sol, Anos dourados, Chovendo na roseira, Lígia, Luiza, Ângela, Samba do avião, Se todos fossem iguais a você, Fotografia, Por causa de você, Corcovado, (Meu Deus, eu paro de citar?!). Uma página não, livros e mais livros...

Você acaba com medo de esquecer aquela canção que é inesquecível para todos! Tom teve vários parceiros e que parceiros! Vinícius de Moraes, Newton Mendonça, Chico Buarque, Dolores Duran... Sem falar que alguns de seus clássicos foram feitos em parceria apenas de seu inseparável piano!

Tom já foi regravado por todos os grandes interprétes do país e de fora também! Só pra citar, temos de Frank Sinatra e Julio Iglesias a Milton Nascimento, Caetano Veloso, Djavan, Roberto Carlos, Emílio Santiago, etc. Imagina quem consegueria ter um leque de interprétes desses para sua obra?

Tom é um marco na mpb, é bossa nova, é natureza, é Brasil! Graças a Deus, temos um músico como esse em nosso país! Isso só nos dá a certeza que temos a melhor música do mundo!


Um forte abraço a todos!

2 comentários:

Anônimo disse...

Saudade é uma palavra que se adequa perfeitamente ao maestro Tom Jobim, seja como tema de suas composições ou como caraterística marcante do seu "romantismo melódico". Um Tom de saudade, de Bossa Nova, de Ipanema e do Brasil.
Sua parceria com Vinícius de Moraes é impecável. Um casamento perfeito entre poesia e música.
Seria preciso mesmo um espaço ainda maior para que vc listasse todas as maravilhas desse gênio musical.
Mais uma vez, uma ótima escolha.

Beijos!

Anônimo disse...

Nobre colega Everaldo,

Realmente o manancial musical de Tom é extraordinário. Só acrescentando mais duas canções que vivi o seu sucesso: "Águas de março", que ficou imortalizada na voz de Elis Regina e "Sabiá" em parceria com Chico Buarque. Tom foi um grande admirador da natureza e das belezas do Rio de Janeiro. Roberto Carlos também participou da obra do Tom, quando versionou para o espanhol a canção "Insensatez". O dueto com RC em "Ligia" é um verdadeiro toque de classe.

Um abraço