terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Coletânea "Perfil"

Amigos, hoje gostaria de falar sobre as coletâneas que temos por aí! Em sua maioria, são bastante simplificadas, pois o intuito é fornecer ao cliente um repertório considerado o melhor do artista sob um preço mais acessível! Antes, tínhamos coletâneas bastante simples, apenas com um encarte único, contendo a foto do artista e na "contra-capa" a lista das músicas com seus respectivos compositores e editoras!
A Som livre inovou e criou, há alguns anos, a coleção Perfil! Diferenciada das demais pela contra-capa e por um qualidade sonora interessante, além de conter as letras das canções, traz um preço próximo a um disco de carreira do artista!

Com o passar do tempo e com a queda nas vendas dos cds, o que se verifica é que tais coletâneas, podem ser adquiridas pelos preços das outras, digamos, menos trabalhadas! Tais discos são lançados com um preço médio de R$ 25,00 e em alguns meses, caem nas promoções, chegando a custar R$ 9,99. Com um preço assim, quem perde é a pirataria e quem ganha é o público que pode ter um disco com grandes clássicos do seu ídolo a um preço acessível!

Não sei com exatidão se o primeiro foi da Adriana Calcanhoto, mas tenho quase certeza que sim! Foi um dos mais bem sucedidos! Outros que obtiveram elevado êxito de vendas e divulgação foram Ana Carolina, Roupa Nova, Caetano Veloso, Gonzaguinha, Lulu Santos, etc.

O mais legal é que temos de artistas internacionais como Julio Iglesias e Luis Miguel a brasileiros de vários estilos como Milton Nascimento (mpb), Zeca Pagodinho (Samba), Paralamas do Sucesso (Pop rock), etc.

Particularmente, gostei bastante do Perfil do Emílio Santiago! Ainda não conhecia o repertório do Emílio, nem sua magnífica forma de interpretação! Tenho outros títulos com Gonzaguinha, Adriana, Vercilo, Elis, Ana, Roupa, Gil.

Gostaria que o leitor amigo que se identificou com esse tema apontasse algum título dessa coleção que tenha ou alguma outra coletânea! Tenho certeza que algum disco de coletânea você tem, acertei?
Um forte abraço a todos!

4 comentários:

Anônimo disse...

Os CDs da coletânea "Perfil" são realmente maravilhosos. Também tenho a impressão de que um dos seus primeiros lançamentos chegou às lojas contendo as melhores músicas de Adriana Calcanhoto. Aliás, foi o primeiro, seguindo esse estilo, que comprei. O de Gonzaguinha também é lindo; além de vários outros, é claro.

Imagine um do Roberto, seria muito difícil selecionar as músicas, não?

Beijos!

James Lima disse...

Eu tenho o do Fagner, do Caetano e do Zeca Pagodinho. Bastante interessante a matéria. Abraços !!

Vinícius Faustini disse...

Eu não gosto de coletâneas, pois muitas canções boas ficam do "lado de fora" do disco, além de limitar a venda de discos de catálogo dos artistas em questão. Antes da "Perfil" (se não me engano, em 1993 foi lançado um desta série para o Chico Buarque), ainda na época do vinil, havia a série "A arte de..." (que, atualmente, voltou a ser lançada, abrindo, inclusive, seu leque de artistas). Também têm destaque neste ramo as coleções "O melhor de...", "Convite para ouvir", "Pérolas" e "Millenium". Gostei do tema abordado, Everaldo, mais uma vez parabéns.

Anônimo disse...

Num mercado em fase de redescobertas de caminho evitando-se a extinção, as coletâneas deram algum fôlego às gravadoras. Uma pena a mesma repetição de rpertório. Mas é válido o formato, sem sombra de dúvida.

Fabiano Cavalcante
www.aplauso.zip.net