domingo, 9 de dezembro de 2007

Discos de Natal!!!


Antigamente, ficava a cargo das orquestras fazerem os discos com temas natalinos! Acredito que em quase toda residência brasileira se tocou algum disco instrumental com as mesmas canções que sempre emocionam a todos!

Em 1995, Simone deixa marcada na música brasileira seu pioneirismo, ao lançar o primeiro cd só com canções natalinas! Para mim, o melhor com esse tema, até hoje! Além dos clássicos Bate o sino e Noite feliz, a "cigarra" gravou sucessos do rei como Pensamentos e Jesus Cristo e uma belíssima versão de Cláudio Rabelo para What a wonderful world imortalizada por Louis Armstrong, Que maravilha viver. Em reedições, Simone incluiu a faixa Ave Maria, com a participação das meninas cantoras de Petrópolis!

Depois, foi a vez de Chitãozinho & Xororó entrarem na onda com um disco nos mesmos moldes, porém com um toque sertanejo, típico da dupla!Com o título de Em família, o destaque é para Meu Senhor, versão de My Sweet Lord do ex-sempre beatle George Harrison

Em seguida, o grande Ivan Lins lançou um disco com esse tema, mas com um conceito mais latino, brasileiro. O disco veio com o título Um novo tempo!

Ano passado, a música instrumental volta a brilhar com o Caio Mesquita, aquele saxofonista do programa Raul Gil, fazendo um disco natalino instrumental.

Esse ano, temos o grupo Roupa Nova com mais um trabalho dessa safra! O álbum Natal Todo Dia traz canções em português e inglês com o toque profissionalíssimo do grupo!

Pelo que vemos, temos excelentes discos natalinos em nossa música e acredito que muitos outros artistas ainda farão discos assim! Fica uma pergunta: Quem vocês desejariam que fizesse um disco natalino?

7 comentários:

Felipe Moura disse...

Everaldo, parabéns pela oportuna matéria que lança este seu Blog.

Disco natalinos, são sempre muito bem-vindos nessa época e principalmente de artistas consagrados como a Simone. O Rei Roberto Carlos cedeu algumas de suas músicas em 1976 para o mestre Luiz Carin e sua harpa celestial, para ele fazer um cd de Músicas Natalinas em cima dos arranjos do sucesso do Rei, como Detalhes e Amada Amante!

Mas respondendo a sua pergunta com certeza eu adoraria ver o proprio Roberto interpretando essas canções natalinas!

Abraços.

Felipe Moura
Blog El Rey

James Lima disse...

Everaldo, meus parabéns. Bem interessante sua matéria. E se vc continuar a escrever dessa maneira pode contar com a minha visita sempre !!!

Mas eu nem preciso dizer quem eu queria ver lançando um disco natalino, né??? hihih
Abração !!!
flogao.com.br/rcbraga

Anônimo disse...

Decidi que vou comprar o álbum "Um Novo Tempo" (Ivan Lins), se ainda estiver disponível nas lojas.
Gostei muito de saber que ele gravou algo assim!

Beijos!

Anônimo disse...

Sobre a pergunta que você lançou, a resposta é Milton Nascimento.

Lembra qual foi o comentário feito por Rita Lee no acústico MTV acerca da voz do Bituca? Eu penso o mesmo.

Acho que as possibilidades são ínfimas, mas ficaria lindo.

Anônimo disse...

Olá amigo, parabéns pela iniciativa!!!
Eu gostaria que o Roberto lançasse um disco especial de natal!!! Mas acho que ficaria lindo também um instrumental do maestro Eduardo Lages!

Beijos azuis

Anônimo disse...

É um dos meus projetos para o futuro...
Eduardo Lages

Anônimo disse...

Nobre colega Everaldo,

Ótimo saber que já é um dos projetos do maestro Eduardo Lages.

A certeza maior é que teremos no repertório canções de RC e com certeza uma canção da sua própria autoria.

Um grande abraço,