terça-feira, 18 de novembro de 2008

Cada toada representa uma saudade...

Esse blog tem hoje a honra de prestar uma singela homenagem a esses dois artistas lendários de nossa música brasileira, específicamente sertaneja raiz! Ninguém cantou mais o interior brasileiro que João Salvador Perez e José Perez, nossos Tonico e Tinoco.

Nascidos em uma fazenda no interior de São Paulo, Botucatu foi o palco do nascimento dos dois maiores caipiras do país, que nunca se desprenderam de suas raízes! Na década de 30, ainda adolescentes, já cantavam interior a dentro. Gravaram e lançaram seu primeiro disco em 1944 com o sucesso Em vez de agradecer.

Sem sombra de dúvida, esses são as maiores influências dos atuais sertanejos e quando se fala em música caipira, autência do interior de nosso país, não podemos jamais esquecer deles e de seus eternos sucessos como Chico Mineiro, Chalana, Moreninha linda, Adeus Mariana, Mourão da porteira, Tristeza do Jeca, Boiada Cuiabana, O cio da terra, O menino da porteira, Cabocla, Chitãozinho e Xororó, Canoeiro, Rei do gado, Saudade da minha terra, Canta moçada, entre outros.

Eis aqui dois autênticos brasileiros que cantaram tão bem seu interior, suas raízes, seus amores, de forma tão simples e verdadeira, mostrando a sinceridade de um povo. Tonico partiu em 1994 e Tinoco segue cantando os sucessos da dupla, agora na companhia de seu filho Tinoquinho. A dupla faria 70 anos de carreira em 2006, um trabalho simples e respeitável por todos nós!


Um forte abraço a todos!

5 comentários:

James Lima disse...

Opa, bicho !

Não conheço com profundidade a obra de Tonico e Tinoco, mas Tristeza do Jeca, não tem quem não conheça, né?

Irresistível !

Um abraço, bicho
James Lima
www.robertocarlos.vai.la

lidia magalhaes disse...

Adoro Tonico e Tinoco são maravilhosos, pena que as coisas boas não fazem tanto sucesso. As músicas de hoje (a maioria ) não tem conteúdo nenhum e vende-se cd adoidado. Espero que o povo caia na real e dê valor a quem realmente merece. Continue falando de coisas boas como sempre você faz. Adoro ler seu blog. Bjss.

Anônimo disse...

A música que vc usou como título do post é muito sensível e agradável. Muitas canções sertanejas, principalmente as mais simples e sem tantos adornos, representam uma das vertentes mais originais, singelas e bonitas da música brasileira. Isso não poderia ser diferente, já que nascem e tomam forma em ambientes próprios de quem enxerga a vida com mais simplicidade.

Beijos!

Anônimo disse...

Chalana é minha preferida,eu gosto muito de música sertaneja e esses dois com certeza contribuiram muito pra isso.

Abraços
Carlos André

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

Isso é música sertaneja mesmmooooo.O que ouvimos hoje em dia,salvo algumas exceções,pode ter qualquer nome,menos sertanejo.Podemos lembrar vários outros nomes como Tonico e Tinoco,Pena Branca e Xavantinho,Pedro Bento e Zé da estrada,Mário Zan e outros tantos