domingo, 23 de novembro de 2008

Pagu

Verão chegou e o culto ao corpo e à estética volta à tona. Rita Lee e Zélia Duncan deram seu recado a esse exagero todo que a sociedade cria, rotulando algumas pessoas! Não vamos entrar no mérito da discussão que cuidar do corpo é importante, sobretudo para a saúde. Em um país onde os números de obesos, hipertensos e diabéticos, se elevam a cada pesquisa, é preciso ficar de olho nos quilinhos a mais!

Entretanto, o ser feminino é muito superior a um corpo "sarado". A inteligência e sua força estão na alma, no pensamento, nas atitudes, etc. E infelizmente a sociedade cria rótulos e padrões de beleza, surtindo um efeito negativo: o da exclusão e da depressão de algumas pessoas que não se enquadram nesse modelo.

Mas, as inteligências de Rita e Zélia foram fuminantes ao comporem essa canção que fala muito mais que minhas meras palavras. O título dessa canção é em homenagem à figura literária do modernismo Patrícia Rehder Galvão, escritora e jornalista brasileira, mais conhecida como Pagu, uma mulher a frente de seu tempo que enfrentou escândalos na sociedade ao casar-se com Oswald de Andrade, separado de Tarsila Amaral. Além de envolvimentos com o comunismo chegando até a ser presa.

Pagu
(Rita Lee e Zélia Duncan)

Mexo, remexo na inquisição
Só quem já morreu na fogueira
Sabe o que é ser carvão

Eu sou pau prá toda obra
Deus dá asas à minha cobra
Minha força não é bruta
Não sou freira, nem sou puta...

Porque nem toda feiticeira é corcunda
Nem, toda brasileira é bunda
Meu peito não é de silicone
Sou mais macho que muito homem

Sou rainha do meu tanque
Sou Pagu indignada no palanque
Fama de porra louca
Tudo bem, minha mãe é Maria Ninguém

Não sou atriz, modelo, dançarina
Meu buraco é mais em cima

Porque nem toda feiticeira é corcunda
Nem, toda brasileira é bunda
Meu peito não é de silicone
Sou mais macho que muito homem...

Um forte abraço a todos!

2 comentários:

James Lima disse...

Bicho, não conhecia essa canção. Pela letra, deve ser demais. Vou atrás de mais informações !

Um abraço
James Lima
www.robertocarlos.vai.la

Anônimo disse...

Rita e Zélia: duas mulheres geniais!
Vc está de parabéns por trazê-las novamente até aqui.

Beijos!