sábado, 15 de novembro de 2008

João Gilberto - Eu sei que vou te amar

Um dos discos preferidos que tenho é esse: João Gilberto ao vivo - Eu sei que vou te amar! Em época de comemoração pelos 50 anos da Bossa Nova, nada mais apropriado. Demorei pra ter um disco do João, primeiro porque sua discografia é meio rara, segundo porque queria um disco que reunisse suas maiores interpretações, o que não é tão fácil! Entretanto, nesse álbum podemos afirmar que estão algumas de suas maiores interpretações, afinal, qual interpretação sua não é maior?

Confesso que fiquei apreensivo quanto a ouvir João. Por ser um disco voz e violão, pensei: ou eu adoro como muitos ou odeio, por não compreendê-lo. O resultado foi surpreendente: Uma divisão de voz perfeita e um violão com uma batida única e dissonantes lançados aos ouvidos dos apaixonados pela boa música! Apaixonante!

João abre o show com Eu sei que vou te amar, de Tom e Vinícius, os dois compositores que mais tiveram sucesso em sua voz e, sem sombra de dúvidas, seus preferidos. Temos mais Tom em Desafinado, para então surgir a suavidade perfeita na interpretação da obra de Caymmi em Você não sabe amar, que só o João sabe interpretar com toda aquela doçura.

Tom alternadamente aparece no show com Fotografia, Meditação, Se é por falta de Adeus, Chega de Saudade, Corcovado e O amor em paz. Caymmi também reaparece em Rosa Morena e Lá vem a Bahia. Outros clássicos do repertório do João surgem com Pra que discutir com Madame, Isto aqui o que é?, Da cor do pecado, Guacyra, A valsa de quem não tem amor, Estate e Aos pés da cruz. Os fonogramas foram colhidos de um show para a Tv Cultura em 1994.

Acredito que existe aquele que não gosta dele, mas confesso que é muito bom, fascinante admirá-lo e contemplar sua obra que beira à perfeição, com sua batida, sua dissonância, sua interpretação única!

Um forte abraço a todos!

2 comentários:

Anônimo disse...

Gosto muito de João Gilberto, seu tom de voz me encanta, enfim, muito bom ouvi-lo.

Um Abraço e bom final de semana.

Anônimo disse...

Esse álbum é realmente muito bonito!
Concordo plenamente com a sua colocação acerca da voz de João Gilberto: é doce, serena e agradável.
Algo tão bom assim deveria ser mais apreciado e o próprio João poderia nos presentear mais com a sua singularidade.

Beijos!