segunda-feira, 6 de abril de 2009

As cidades cantadas - 4

Esse é um momento muito especial para mim, pois aproveito a série As cidades cantadas para falar um pouco sobre minha terra natal: Limoeiro/PE. Localizada a 70 km da capital Recife, Limoeiro é aquela pacata cidade do interior, com sua pracinha central, seu comércio local, seu dia de feira, de missa, o mercado de farinha, o rio que corta a cidade (Capibaribe), o morro do Redentor (com direito a imagem do Cristo), etc.

Mas, pra quem nasceu e viveu muito tempo no interior, uma cidade como essa, geralmente é um berço de boas lembranças, da infância, da juventude, dos primeiros amigos, das brincadeiras, das eternas alegrias e histórias pra contar! Afinal, o que seria das grande cidades se não existissem as menores? E isso não é apenas uma homenagem a uma cidadezinha do interior, mas um oferecimento todo especial a todos os amigos que conviveram comigo durante todo esse tempo! As imagens aqui apresentadas, pela ordem, Igreja Matriz - Morro do Redentor - Praça da Bandeira. Hoje, 06 de abril é aniversário de Limoeiro/PE e presto minha homenagem com a música que Jackson do Pandeiro imortalizou e tornou Limoeiro conhecida no Brasil inteiro como a terra de "cabra macho e bravo", pois foi lá também que viveu o último dos coronéis:

Forró em Limoeiro
(Edgar Ferreira)

Eu fui pra Limoeiro e gostei do forró de lá.
Eu vi um caboclo brejeiro tocando a sanfona, entrei no fuá.

No meio do forró houve um tereré
Disse o Mano Zé, aguenta o pagode
Todo mundo pode, gritou o Teixeira
Quem não tem peixeira briga no pé.

Foi quando eu vi a Dona Zezé
A mulher que é, diz que topa parada
De saia amarrada fazer cocó
E dizer: eu brigo com cabra canalha
Puxou da navalha e entrou no forró.

Eu que sou do morro, não choro, não corro,
Não peço socorro quando há chuá
Gosto de sambar na ponta da faca
Sou nêgo de raça e não quero apanhar.

Um forte abraço a todos!

5 comentários:

Anônimo disse...

Que linda homenagem amigo Everaldo, poucos fazem como vc que tem orgulho de sua terra natal.

Meu Abraço.

James Lima disse...

Ah, bicho ! Muito bonito, o fato de você falar da própria cidade !

É bom ter orgulho do nosso chão, né?
hehehe

Depois dessa postagem, nada a acrescentar !

Um Abraço
James Lima
www.robertocarlos.vai.la

Argos disse...

Gostei muito deste post, assim commo o dedicado a Roberto Carlos.

Parabens pelo blog!

Abraço

Anônimo disse...

Que homenagem linda! Fiquei muito surpresa ao ver as imagens, pensei imediatamente: "eu conheço esse lugar..."!
Limoeiro realmente é uma cidade digna de todas as homenagens e eu digo isso porque sinto um carinho imenso pelas pessoas de lá, especialmente pela sua família e por vc!

Beijos!

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

Desse jeito até quero conhecer essa cidade. Acho que vou lá...rs rs