Na série sobre filmes e músicas, gostaria de indicar um dos melhores filmes que vi, um dos que mais me emociona: Central do Brasil. Lançado em 1998, dirigido por Walter Salles, foi o filme responsável pela retomada do cinema nacional, recebendo vários prêmios no exterior, inclusive indicação ao Oscar.
Com Fernanda Montenegro, Marília Pêra, Othon Bastos, Matheus Nachtergaele, Otávio Augusto e apresentando o menino Vinícius Oliveira, a história começa no Rio de Janeiro onde Dora, uma professora aposentada vivida por Fernanda escreve cartas na estação Central do Brasil. Lá encontra Josué, vivido por Vinícius, e o destino de levar esse menino de volta ao Nordeste em busca de seu pai. O filme traz uma mensagem muito positiva de perseverança e mostra cenas típicas do sertão e cultura nordestinos.
No campo da música, destacaria a belíssima trilha sonora composta por Jacques Morelembaum, além de canções como Preciso me encontrar, de Cartola. É um belíssimo filme que tem valor histórico pela retomada em grande estilo do cinema nacional e a partir dele, essa arte volta a ser respeitada em terras tupiniquins, inclusive com trabalhos de biografias musicais.
Um forte abraço a todos!
5 comentários:
Bicho,
Muito interessante o fato de você falar desse filme aqui. Realmente, emocionante, comovente a história dele, e importante o seu papel no cinema nacional, fazendo com que as pessoas se animassem novamente.
Um dado curioso, que me deixou super emocionado quando vi o filme. Quando Dora e Vinícius passam por uma cidade religiosa, e ela escreve cartas, das pessoas, para Deus. Quando Josué quer jogar as cartas fora, ela diz que não, e deixa as cartas na igreja. Isso me marcou profundamente.
Um Forte Abraço
James Lima
www.robertocarlosbraga.com.br
Everaldo!!!!!
Que filme lindo este...a trilha sonora ainda mais linda....eh muito bom sabermos que no Brasil temos talentos como estes aih para se mostrar em eventos importantes como o Grammy. Foi emocionante ver nossa diva Fernanda Montenegro, aqui na California, dando entrevistas, indo a programas de TV para falar sobre o filme!!!!!
Parabens por esta materia!!!!!!!!!!!!
Abracos!!!!!!!!!!!!!!!!
Concordo com você. É um dos melhores filmes brasileiros de todos os tempos e foi injustiçado no Oscar.Mas aquilo lá também... sei não. Um abraço
Esse filme desencadeou uma verdadeira história de reencontros: Josué com a sua família; Dora com a sua própria essência; o povo brasileiro com o cinema nacional.
A trilha sonora: belíssima!
Beijos!
É um filme especial, que se a gente não cansa de assistir!Tem a cara do Brasil!!!
Fernanda Montenegro, como sempre, deu show!
Derbson Frota
Tianguá CE
Postar um comentário