quinta-feira, 26 de julho de 2012

CD Roberto Carlos 1988

Capa do CD Roberto Carlos 1988
Esse é o único disco do Roberto da década de 80 que não traz seu nome, nem mesmo título, o que acontece na minoria de seus discos (a maior parte vem com seu nome na capa). Mas, essa não é a única peculiaridade desse trabalho: temos um dueto do rei com seu amigo de fé, Erasmo Carlos, no country Papo de esquina; também um rei interpretando grandes compositores nacionais como Guilherme Arantes, em Toda vã filosofia, e Marcos Valle (e também seu irmão Paulo Sérgio Valle, que sempre está presente nos discos do Roberto), com a belíssima Como as ondas do mar, que particularmente, tenho uma tia que chorou muito com essa canção na época, transformando essa na canção do Roberto de sua vida.

Foto interna do CD RC 1988
Lançado em 23 de novembro, os sucessos radiofônios foram Se diverte e já não pensa em mim, Papo de esquina, Todo mundo é alguém, Se você disser que não me ama e Se o amor se vai, uma versão de Se el amor se va, de Roberto Livi, que o rei a gravou em espanhol e nesse trabalho versionou, com Carlos Colla, a canção responsável por sua premiação no Grammy em 1989. Ainda nessa safra de canções internacionais, Roberto interpretou novamente Carlos Gardel (já tinha feito isso em 1973, quando gravou El dia que me quieras), com a canção Volver, de forma impecável. Essas interpretações despertam a vontade de vê-lo gravar um disco só com grandes canções românticas de seu país, feitas por outros grandes compositores, o que não deve ser impossível, embora muito difícil de acontecer (fã realmente sonha muito com o trabalho de seu ídolo).

Contracapa do CD RC 1988
Não sei se as canções Eu sem você e O que é que eu faço foram sucessos de rádio, mas teriam tudo pra ser, já que a primeira é um belíssimo bolero e, a segunda, quase um samba. Gosto muito desse trabalho que traz uma sonoridade impecável e ainda grandes canções, que comprovam que na década de 80, ele também lançou trabalhos impecáveis. O bolero Se você disser que não me ama mostra isso, pois é simplesmente lindíssima e ainda sonho em ouví-la em algum novo show, o que seria ótimo seu resgate. Se el amor se va vez por outra figura no repertório de shows internacionais. O azul da capa e a mudança de pose nas fotos quebrou a sequência de "capas parecidas demais" que tanto criticavam. Na parte interna, novamente as letras, compositores e créditos das canções de um dos melhores discos dos anos 80.

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: