domingo, 29 de julho de 2012

CD Roberto Carlos 1989

Capa do CD Roberto Carlos 1989
Com este trabalho terminamos a série dos anos 80 dos discos de sua majestade que chegou ao final da década, em 15 de dezembro de 1989, com este lançamento que todos se referem como o disco de Amazônia. Prestei atenção a este disco anos depois, quando me tornei fã em definitivo do Roberto e passei a colecionar sua obra. Antes, pensava que se tratava de um disco todo de mensagens ecológicas, pela força com a qual a faixa Amazônia chegava em mim e acreditava que Águia dourada (que é do disco de 1987) também constava nesse disco, junto com Pássaro ferido, que só conhecia o refrão, que me levou a pensar assim.

Foto interna do CD RC 1989
Defino esse disco em um adjetivo: impactante! Isso porque, como já falei, Amazônia é um rock que traz impacto nas reflexões dos habitantes de nosso planeta e de nosso país, o que mostra que de alienado, Roberto nunca teve nada! Aqueles que tanto criticam sua obra, poderiam prestar mais atenção em seus ensinamentos e gritos de alerta tão comuns a todos nós. Quando ouvi pela primeira vez Pássaro ferido, fiquei bobo, apaixonado por essa canção, por sua letra. A capa do disco em si é impactante: Roberto sério, parecendo triste pelos problemas pessoais que o acompanharam naquele ano e com uma pena na orelha em um país machista como é o nosso e isso me faz crer que ele tem muita personalidade. Na parte interna do disco tínhamos apenas as letras e nada de créditos dos músicos ou técnicos participantes. Acredito que se fosse hoje, talvez esse disco não tivesse sido lançado, pois sua versão em espanhol é infinitamente melhor em termos de qualidade sonora e repertório, já que ele teve mais tempo pra lapidar essa obra, inclusive trazendo dez faixas e não apenas nove, como aconteceu com esse lançamento nacional. O perfeccionismo do rei me faz pensar assim e creio que naquele ano, ele sofreu com as pressões de ter que lançar seu disco de fim de ano, que considero um trabalho bom.

Contracapa do CD RC 1989
No disco de vinil, tinhamos a faixa O tolo no início, que depois passou a ser no CD a segunda faixa. Gosto dessa canção onde Roberto canta seu momento atual e quem dera, ele voltasse a cantar essa canção que deu uma interpretação profunda de sua alma. O tempo e o vento traz uma poesia belíssima e pouco valorizada por alguns. Só você não sabe trata da mesma dor, mas com o alento de um delicioso samba. Seu lado internacional está presente em Se você me esqueceu, versão de Se me vas al olvidar de Roberto Livi e, Sonrie, versão de Smille (clássico de Chaplin), além da regravação de Nem às paredes confesso, em uma alusão ao povo português que sempre o abraçou de forma calorosa. Completa a obra a canção Se você pretende, de um disco melancólico e com uma sonoridade não tão boa quanto os anteriores, mas que caracteriza um rei ferido, que encontrava na música a melhor forma de sarar essa dor e ainda força pra gritar pela dor do verde de nosso planeta! Ano que vem tem mais: os discos dos anos 70, que muitos consideram a melhor fase de sua majestade musical que sempre nos presenteou com essas pérolas em todos esses anos.

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: