terça-feira, 24 de julho de 2012

CD Roberto Carlos 1987

Capa do CD Roberto Carlos 1987
Esse é o polêmico e atualmente raro disco de Roberto Carlos, pois não o encontramos mais nas lojas. Quem deseja ter sua coleção, pode tentar a sorte de encontrar esse CD nos sebos e por preços elevados, ou no Box dos anos 80, porém incompleto (ele vem com apenas 9 faixas, sem a sexta). Tudo porque é esse trabalho que apresenta a faixa de maior polêmica na carreira do Roberto: O careta, canção que fala sobre as drogas e que rendeu ao rei um processo de plágio da música, que se arrastou por vários anos, fazendo com que esse disco simplesmente saisse do catálogo de sua discografia, que é a mais procurada do país.

Foto interna do CD RC 1987
Lançado em 15 de dezembro, trouxe os sucessos Tô chutando lata, Menina, Águia dourada e, depois, Coisas do coração. Acredito que Aventuras deve ter tocado, pois também rendeu clipe no Fantástico. Outras belíssimas canções desse disco são Canção do sonho bom, Antigamente era assim, Ingênuo e sonhador e Todo mundo está falando, uma belíssima versão de Everybody is talking. As fotos também trazem a sensação de repetição e alguns devem ter confundido os discos de 84 a 87, por apresentarem semelhanças nas poses e nos formatos. Na parte interna as já tradicionais letras e créditos das canções, porém em tons azul claro, que davam mais charme ao disco.

Contracapa do CD RC 1987
Gosto desse disco, das canções que foram e das que não foram sucessos de rádio. Uma sonoridade legal, que explorava mais as viradas com baixo, algo diferente em sua obra. Gosto de Tô chutando lata, embora alguns tenham criticado esse título e refrão. Curto muito a mensagem ecológica Águia dourada e também Coisas do coração, que rendeu um belíssimo clipe com Glória Pires no Fantástico. Canção do sonho bom, Ingênuo e sonhador e Antigamente era assim são impecáveis. E a canção Menina mostra mais uma vez que podemos falar de sexo sem vulgaridade, coisa que o rei sabe fazer tão bem. É pena você não o encontrar em CD e acho que isso não deveria ocorrer, porque sempre ficará uma lacuna para aquele que curte sua discografia e a deseje completa.

Um forte abraço a todos!

2 comentários:

Baratta disse...

O disco de 1987 é um dos melhores discos na minha humilde opinião. Em um grupo de whats de Roberteiros que participo até saiu briga por causa desse disco. Até a "O Careta" é uma baita música, não pulo uma só música desse disco. Bela postagem Everaldo. Grande abraço do Baratta.

Marina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.