domingo, 8 de julho de 2012

CD Roberto Carlos 1981

Capa do CD Roberto Carlos 1981
Olha, esse foi mesmo um ano abençoado pois além de ter lançado um disco em inglês no meio do ano, em 26/11/1981, sua majestade presenteia seus fãs com essa obra prima da música brasileira. Eu diria que este figura entre os cinco melhores discos de toda sua carreira, pois trouxe, além de mais um punhado de clássicos e canções inesquecíveis a seu repertório, muitas, mas muitas emoções!

O disco começa com Ele está pra chegar, uma mensagem religiosa atualíssima sempre, pois descreve a volta de Jesus, com toques de um apocalipse próximo. O que dizer de canções, verdadeiros clássicos, que vez por outra são entoadas nos shows de sua majestade, como Cama e mesa, que recebeu posteriormente arranjos ainda mais belos com Eduardo Lages? E As baleias, que figura, a meu ver, como a melhor mensagem ecológica desse planeta? Até canções que foram sucessos da época e hoje são esquecidas de seu repertório de shows como Tudo pára e Eu preciso de você podem ser consideradas como verdadeiros clássicos. Nesse disco, até as canções que, digamos, são menos executadas como Simples mágica, Doce loucura, Quando o sol nascer e Olhando as estrelas, são bárbaras.

Foto interna do CD RC 1981
Cama e mesa também tornou-se um clássico hispânico, indispensável em suas apresentações lá fora. Roberto chega a cantá-la mais no exterior que em shows do Brasil. Emoções merece um capítulo a parte, porque desde Detalhes e apesar de tantos clássicos dos anos 70, nenhuma outra teve tanto impacto no coração dos brasileiros quanto essa canção. Embora esteja meio batida porque ele insiste em repetí-la a cada abertura de shows há mais de dez anos (creio que bastaria mudá-la de posição nas apresentações), ela é indispensável, é marca registrada, é referência até para humoristas, foi nome de grande turnê, e acho que só faltou ser nome de filho de algum brasileiro, rsrs.

Contracapa do CD RC 1981
É o primeiro disco do Roberto em que as letras das canções aparecem na parte interna da capa, ao lado da foto apresentada acima (antes, apareceram em alguns discos em encartes internos). Eu adoro Emoções por tudo que ela representa, por contar a história de um ídolo e de seu povo com toda a grandeza dessa identificação que há entre eles. Gosto muito também de Doce loucura e Eu preciso de você, desse disco, mas se tirássemos Emoções, não sei qual seria a mais linda, porque aqui temos um disco perfeito como poucos do Roberto e como poucos da música brasileira. É daqueles pra ouvir sem parar, várias vezes e sem pular nenhuma faixa. A partir daqui, ficou mais fácil entender porque ao ouvir, cantar ou simplesmente assobiar alguma canção do Roberto, seu fã sente "muitas emoções"!

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: