sábado, 14 de julho de 2012

Descobridor dos sete mares

Em tempos de chuva é complicado se pensar em praias. Mas, a saudade do Tim Maia nos faz visitar sua obra e perceber que ele cantou as praias brasileiras como ninguém, quando lançou esse que foi e sempre será o mega sucesso Descobridor dos sete mares. Também regravada posteriormente por Lulu Santos, o ritmo dessa canção não deixa ninguém parado e também com um desejo enorme de conhecer cada ponto descrito em sua letra.

De norte ao sul do Brasil, várias praias foram citadas como verdadeiros paraísos que são, ou ao menos que eram quando essa canção foi composta. É claro que outras não constam na lista, como é o caso de Porto de Galinhas aqui de Pernambuco que só foi divulgada mais recentemente. E cada morador dos Estados banhados pelo Atlântico tem alguma ausência a reclamar, mas a verdade é que esse clássico da nossa música aliado à lembrança do Tim e a vontade de conhecer tantas praias dessa nossa terra abençoada já vale por qualquer ausência sentida, que em nada desatualiza esse clássico da música brasileira.

Descobridor dos sete mares
(Gilson e Michel)

Uma luz azul me guia
Com a firmeza e os lampejos do farol
E os recifes lá de cima
Me avisam dos perigos de chegar

Angra dos Reis e Ipanema
Iracema, Itamaracá
Porto Seguro, São Vicente
Braços abertos sempre a esperar

Pois bem, cheguei
Quero ficar bem à vontade
Na verdade eu sou assim
Descobridor dos sete mares
Navegar eu quero

Uma lua me ilumina
Com a clareza e o brilho do cristal
Transando as cores dessa vida
Vou colorindo a alegria de chegar

Boa Viagem, Ubatuba
Grumari, Leme e Guarujá
Praia Vermelha, Ilhabela
Braços abertos sempre a esperar

Pois bem, cheguei
Quero ficar bem à vontade
Na verdade eu sou assim
Descobridor dos sete mares
Navegar eu quero

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: