quinta-feira, 5 de junho de 2008

Prenda minha

Em 1999, Caetano Veloso lançou o trabalho que mais lhe rendeu vendagens: O cd/dvd Prenda minha, resultado da turnê do show Livro Vivo. Baseado no então lançamento do Caetano, o cd Livros, esse trabalho também aborda canções compostas por ele ainda não interpretadas por sua voz marcante. Ou seja, uma mescla de novas e antigas canções e algumas regravações com o requinte e a marca Caetano Veloso.

Um fato curioso é que o cd e o dvd tem uma estrutura diferenciada em algumas canções, ora presentes apenas no dvd, ora no cd. As canções Bem Devagar, Saudosismo e Vida Boa foram substituídas no dvd por Minha Voz Minha Vida, How Beautiful Could a Being Be, Doideca, Não Enche e Os Passistas.

O dvd começa com Minha voz, minha vida e segue com Jorge da Capadócia, sucesso da safra Jorge Benjor. Em seguida, Caetano interpreta uma adaptação de Prenda minha, com seu grave e falsetes. Acompanhado de uma original combinação de instrumentos de cordas, sopros e tambores, com arranjos de Jaques Morelenbaum e Luiz Brasil, o show segue com um tom musical ímpar. É o que se pode ver na releitura de Meditação, clássico da bossa nova; ou nas novas versões de Terra, Eclipse oculto, Linha do Equador, Esse cara, Doideca, Odara, Não enche e a Luz de Tieta.

O momento voz - violão ficam para releituras de Drão, Sozinho e Carolina. O dvd ainda apresenta How Beautiful Could A Being Be em dueto com seu filho Moreno, Os Passistas, Atrás da verde e rosa só não vai quem já morreu e bônus de clipes de Não enche, Livros e Mel, esta última que também foi apresentada no show. Na versão de Terra, a câmera gira, simulando a rotação do planeta. Em Eclipse Oculto e Linha do Equador, algumas imagens são aceleradas. Em Carolina, o tom melancólico da interpretação do cantor é reforçado com a descoloração de sua imagem para preto e branco. Esse cara tem uma interpretação marcante, com Caetano em posição de marinheiro (exercício físico) após o solo da canção! É um Caetano único, num show inesquecível para todo o público que curte uma boa música e uma sofisticada e elegante apresentação!

Um forte abraço a todos!

7 comentários:

Vinícius Faustini disse...

Este show eu tive o privilégio de assistir ao vivo - no Ginásio Álvares Cabral, em Vitória. Certamente, um show muito marcante, e que merece ser lembrado muito mais por sua pluralidade do que meramente ser "o show que tinha a "Sozinho" no repertório".

Aliás, "Sozinho" tem um dado bem curioso: Caetano ERROU a letra do Peninha. Ele canta "eu tenho meus segredos e planos secretos", mas em vez da palavra SEGREDOS, a letra original tem a palavra DESEJOS. Desta maneira, o mano Caetano criou uma redundância - o segredo secreto.

Abraços, homem!

Vinícius Faustini

www.emocoesrc.blogspot.com

Anônimo disse...

Você já afirmou e nós já confirmamos que Caetano é um cantor talentosíssimo. Agora fica fácil dizer que o "Prenda minha" é um de seus trabalhos mais bonitos e, como foi colocado no texto, mais elegantes.
Na verdade, mesmo quando dançava de saias e "caracóis" ao vento, o jeito, a voz e a simplicidade de Caetano já eram admiráveis.

Beijos

Anônimo disse...

É notável a capacidade que este blog tem de unir o melhor e o pior da música brasileira no mesmo lugar. Enquanto enaltece figuras medíocres como Zezé Di Camargo e Leonardo, também traz verdadeiros ícones da música nacional, mas acaba pecando por escolher seus trabalhos menos expressivos e recomendáveis.

Fica clara para o leitor a preferência deste blog por discos ao vivo, um artíficio que os artistas utilizam raramente de forma criativa, de maneira que acrescente algo a suas carreiras. São os casos dos citados discos ao vivo de Chico Buarque, Gal Costa e, agora, Caetano Veloso.

Como um blog que pretensamente homenageia a música brasileira seleciona o Prenda Minha como exemplo do trabalho de um dos maiores compositores do país? Um artista que deu ao seu povo obras do quilate de "Jóia", "Araçá Azul", "Qualquer Coisa" e "Transa" ser representado com um caça-níquel ao vivo, é no mínimo falta de conhecimento de quem escreve.

Recomendo ao Sr. Everaldo que amplie suas fronteiras musicais, olhando mais para a carreira dos artistas sobre os quais escreve. Do jeito que está, este blog só serve de guia pra torrar míseros R$10,00 numa banquinha de cd pirata da esquina.

James Lima disse...

Caetano é um artista sensacional. Destaque para a canção "Não Enche", que é fantástica.

Um abraço
James Lima
www.robertocarlos.vai.la

Everaldo Farias disse...

Prezado João,

Falo dos artistas que conheço e dos discos que tenho, que gosto e que recomendo aos amigos, sem a pretensão de ser "a referência" em termos de blog para ninguém!

Gosto de artistas sertanejos como admiro outros artistas considerados nobres da música brasileira.

Se você acha que os discos ao vivo não acrescentam nada, é apenas uma opinião. Destaco os ao vivos como uma forma de sentirmos os espetáculos em nossa residência, a qualquer momento que desejarmos!

Esse é um blog para falar da música brasileira sob minha ótica, mas não está em questão a medida dos meus singelos conhecimentos!

Agradeço a sua visita, e torço pra que você faça um blog sobre música brasileira e me convide para participar, para dessa forma, ampliar meus conhecimentos sobre esses artistas como só você falará!

Tenho certeza que sempre serei educado e respeitarei seu espaço, e nunca diminuirei seu trabalho, igualando-o a uma banca de cds piratas, mesmo quando você demonstrar que poderia ser melhor que o que é, afinal aprendemos todos os dias!

Felipe Moura disse...

Tenho certeza que o Caetano é sem dúvida um dos maiores do Brasil.

Tentou entrar no mercado latino nos anos 90, mas parece que esse mercado é só de Roberto Carlos, mesmo.

Esses shows em Bossa-Nova dos dois, promete muito sucesso, não só no Brasil.

Abração Bicho!

Felipe Moura
www.reyrobertocarlos.blogspot.com

Vinícius Faustini disse...

Prezado João,

como leitor assíduo deste blogue, acho que você comete uma injustiça muito grande com Everaldo Farias. Primeiramente, pois o conheço muito bem e sei que ele gosta de comentar as coisas que lhe agradam, não quer que seus comentários sejam considerados verdade absolutas - aliás, este exemplo deveria ser seguido por alguns críticos por ofício ou pretensos críticos.

E outra coisa: os discos ao vivo podem ser considerados "obras menores", garantias de venda para gravadoras e artistas, mas não são de todo mal quando artistas como Caetano Veloso ultrapassam limites, apresentando leituras suas de músicas que não havia cantado antes. É o caso de "Carolina" e "Drão", só para citar neste "Prenda minha".

Concordo que há outros discos fantásticos de Caetano Veloso, mas alguns dos discos dele não são de todo agrado do grande público. O "Araçá azul", que você citou, entrou para a história da Música Popular Brasileira por ter sido o disco que teve mais devoluções nas lojas na época de seu lançamento.

Outra coisa: qualificar um blogue feito com todo o cuidado como "só serve de guia pra torrar míseros R$10,00 numa banquinha de cd pirata da esquina" é, no mínimo, deselegante. Quem garante, inclusive, que a pessoa que gasta dinheiro em banquinha de discos pirateados tem gosto musical inferior a você? Não são todas as pessoas que fazem como você, eu e demais que preferem discos originais.

Todos temos as nossas preferências musicais, mas o Brasil é tão plural que deveríamos ao menos tomar conhecimento delas (mesmo que os achem "menores" depois). Se o senhor vê isso como desmerecimento e até como ofensa pessoal, o melhor mesmo é deixar de acessar este espaço.

Cordiais saudações,

Vinícius Faustini