domingo, 14 de dezembro de 2008

Roberto Carlos e Caetano Veloso

Esse é o dvd do ano, o mais aguardado e muito marcante na história da música brasileira: Roberto Carlos e Caetano Veloso se reuniram em torno da obra do grande compositor do Brasil: Antônio Carlos Jobim. Gravado em agosto, em São Paulo, o projeto cd+dvd faz parte do melhor que existe em termos de comemorações pelos 50 anos de Bossa Nova. Um sonho que acalento há anos ver Roberto interpretando canções do Tom, mas confesso que ele foi além desse sonho de um singelo fã!

O show começa com as duas grandes vozes juntas desfilando sua admiração pela Garota de Ipanema. Em seguida, mais um clássico do Tom, Wave interpretado pela dupla de maior prestígio na música brasileira. Na sequência, Daniel Jobim, neto do Tom, com direito a chapéu de palha, interpretou Águas de Março, para então abrir a sequência solo do Caetano.

O baiano preferiu um Jobim mais lírico, pouco conhecido em algumas das canções apresentadas. É o caso de Por toda minha vida, Inútil paisagem e Caminho de pedra (presente apenas no dvd), esta última, Caetano confidencia que fez parte de sua adolescência com Elizeth Cardoso. Mas, também desfrutamos de canções mais populares em sua voz como as espetaculares Meditação e Ela é carioca, além de O que tinha de ser, numa interpretação de arrepiar. Com arranjos de Jacques Morelembaum e tendo o Daniel no piano, essa base de músicos segue até a interpretação instrumental de Surfboard, quando então há a troca de músicos para a chegada do rei!

No show, Tom apareceu tocando Estrada do sol em seu eterno piano enquanto havia a troca de músicos, que o dvd omitiu. E o rei entra em cena com Insensatez, já gravada em 1997 para seu disco em espanhol, aqui com um arranjo mais pulsante. Em seguida, Roberto conta a famosa história da letra da canção que interpreta na sequência: Por causa de você de Tom Jobim e Dolores Duran e uma interpretação de arrepiar, com um arranjo idem do grande Eduardo Lages. Tom aparece no telão num flashback do especial de 1978, quando intepretaram Lígia e Roberto emenda uma nova leitura, com direito a solo de Daniel Jobim. Há ainda Corcovado, Samba do Avião e Eu sei que vou te amar, todas emocionantes e com arranjos surpreendentes, bem a Roberto Carlos e com direito a declamação do Soneto da fidelidade no solo de Eu sei que vou te amar.

A noite é encerrada com quatro duetos: A felicidade, Se todos fossem iguais a você, Tereza da praia e Chega de saudade, as duas primeiras, vetadas pelo rei por não gostar do resultado final. Entretanto as duas seguintes reapresentam o duelo musical entre Dick Farney e Lúcio Alves, revivido aqui pelo baiano e pelo capixaba mais amados do país e Chega de saudade, com direito a côro do público que aplaudiu emocionado o melhor trabalho do ano, produzido pra fazer feliz a quem se ama!

Um forte abraço a todos!

4 comentários:

Anônimo disse...

O DVD está MARAVILHOSO! Roberto Carlos encantando bossa nova é um sonho! De tantas, as que mais gosto são: Por Causa De Você; Eu Sei Que Vou Te Amar( Com o soneto da Fidelidade), Teraza Da Praia e Chega De Saudade. Aprendi a "ouvir" bossa nova, com o Rei da música popular do mundo_Roberto Carlos Braga.
Beijos,
Leda Martins.

James Lima disse...

Poxa, bicho !
Ainda não tenho, nem CD nem DVD.
To ansiosíssimo
ashuahuah

Mas já chegou os dois aqui, o que falta é outra coisa ($) ahsuahs.

Bom, só fico triste do RC ter cortado A Felicidade e Se Todos Fossem Iguais a Você.

Abraços
James Lima
www.robertocarlos.vai.la

Anônimo disse...

Eu sabia que este DVD estaria em breve aqui no blog, merecendo um texto lindo e todos os elogios a que faz jus.
O trabalho de Caetano e Roberto, além de todos os músicos e produtores, ficou maravilhoso! Dois grandes nomes, lado a lado, reverenciando outro artista sem igual: emocionante.
Acho que "Se todos fossem iguais a você" fez muita falta, pois é lindíssima.

Beijos!

Anônimo disse...

roberto e caetano ótima combinação