domingo, 27 de fevereiro de 2011

Olhando as estrelas - 12

Em recente show do Gil em 2010.
Hoje abordaremos o encontro entre um medalhão da música brasileira e uma banda também fantástica. Dois mundos donos de um vasto e valioso repertório que se uniram em alguns momentos: Gilberto Gil e a banda Paralamas do Sucesso. Na canção A novidade, temos talvez o ponto alto dessa união, pois foi composta a oito mãos, por João Barone, Bi Ribeiro, Herbert Vianna e Gilberto Gil.

Gravada pela banda e pelo Gil em diferentes versões, A novidade é um hino de protesto para esse país. Gil também gravou no disco do Paralamas a canção Alagados, da banda. Recentemente em show no Rio do Gil, esse encontro pode acontecer mais uma vez, onde as vozes se combinaram na canção Indigo blue e que sairá no próximo cd/dvd do Gil.

Hebert condecorado pelo ministro Gil e por Lula.
Quando Gil foi ministro do governo Lula, este presidente condecorou Hebert Vianna, em 2003, emocionando a todos os presentes nessa cerimônia, inclusive o próprio Gil. É um encontro que retrata a união de duas gerações em torno da boa música brasileira: Gil é fã declarado dos Paralamas e com certeza faz parte das raízes dessa grande banda da música brasileira!

Um forte abraço a todos!

2 comentários:

Anônimo disse...

Ola! Everaldo,

Fiquei emocionado por ver esta cena, da qual não tinha conhecimento.

Este tipo de cena nos confirma o chavão de que "O Mundo dá voltas".

Tenho por mim que naquele momento passou muitas lembranças ruins na cabeça do grande cantor e compositor Gil. E, agora, vendo aquela homenagem, só poderia entrar em lágrimas. Ficou emocionante, mesmo.

Ele como seu companheiro Lula, enfrentaram uma repressão monstruosa naqueles tempos da censura proibida.

Quanto ao Herbert Vianna, merecedor da homenagem, até porquê, o Paralamas é de Sucesso, não é mesmo, cara?

Como sempre eu só poderia falar-lhe meus parabéns pela matéria e obrigado por nos colocar a par, dos acontecidos acontecimentos no tocante à musicalidade brasileira.

Abraços!

Anônimo disse...

Também gostei bastante de ver esse momento único tão bem retratado.
Na verdade, além de desconhecer a parceria constante entre Gil e Hebert, eu não sabia que a canção "A novidade" foi composta por tantas "mãos", nem com intenções tão profundas. Talvez tenha que escutá-la com mais atenção.

Beijos!