domingo, 27 de abril de 2008

Se todos fossem iguais a você, que maravilha viver...

O poeta modernista, o compositor, um dos criadores da Bossa nova, jornalista, diplomata Marcus Vinicius da Cruz de Melo Moraes. O "poetinha" se notabilizou por seus sonetos. Quem resiste ao Soneto da fidelidade? "De tudo, meu amor serei atento...Que não seja imortal, posto que é chama Mas que seja infinito enquanto dure".

Vinícius escreveu talvez a peça teatral mais famosa do Brasil: Orfeu da Conceição, com cenário de Oscar Niemeyer e o piano de um jovem que se tornaria seu mais famoso parceiro, Tom Jobim, em 1956. Desta parceria, nasceram alguns dos clássicos mais lindos da música brasileira: Garota de Ipanema, Eu sei que vou te amar, Se todos fossem iguais a você, A felicidade, Água de beber, Eu não existo sem você, Chega de saudade, Insensatez, Ela é carioca, Pela luz dos olhos teus, entre outras. Sem falar que foi dessa parceria e da batida de violão de outro grande nome, João Gilberto, que encontramos a gênesis da Bossa nova.

Da mesma forma como se casava, Vinícius alternava com vários compositores, obtendo parcerias com Chico Buarque, Adoniran Barbosa, Francis Hime, Edu Lobo, Carlos Lyra, Ary Barroso, Pixinguinha, Baden Powell e Toquinho, entre compositores famosos e anônimos, todos tinham chance de dividir composições com ele. Desses encontros surgiram outros clássicos da música brasileira como Apelo, Minha namorada, Onde anda você, Samba de orly, Gente humilde, Arrastão, Tarde em Itapoã, Aquarela, grande parte delas em parceria com Toquinho com quem realizou sua mais longa parceria, lhe rendendo muitos discos e shows, no Brasil e exterior.

Em 2005 foi lançado o documentário Vinícius, abrangendo toda biografia do poeta, vida pessoal, parceiros e participações de amigos como Caetano Veloso , Chico Buarque, Carlinhos Lyra, Edu Lobo, Francis Hime, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Toquinho, entre outros sob a direção de Miguel Faria Jr. e com Cristinha Morgado e Ricardo Blat recitando algumas obras poéticas. "Quem pagará o enterro e as flores se eu morrer de amores?" Tudo isso para mostrar que Vinícius continua entre nós, sempre ensinando com sua poesia e sua beleza melódica que sempre apreciaremos por toda nossa vida...

Se todos fossem iguais a você
Tom Jobim e Vinícius de Moraes

Vai tua vida
Teu caminho é de paz e amor
A tua vida
É uma linda canção de amor

Abre os teus braços e canta
A última esperança
A esperança divina
De amar em paz

Se todos fossem iguais a você
Que maravilha viver

Uma canção pelo ar
Uma mulher a cantar
Uma cidade a cantar, a sorrir, a cantar, a pedir
A beleza de amar

Como o sol, como a flor, como a luz
Amar sem mentir, nem sofrer

Existiria a verdade
Verdade que ninguém vê
Se todos fossem no mundo iguais a você

Um forte abraço a todos!

3 comentários:

Anônimo disse...

Nobre colega Everaldo,

Esse soube viver a vida e deixou um legado de grandes canções.

Um grande abraço

Anônimo disse...

É por ser um grande poeta, um grande compositor e um grande brasileiro que podemos chamá-lo de imortal!

Beijos

James Lima disse...

EITA, RAPAZ !!! Titio Vinícius pra mim só fica depois de um: Do pai RC. Esse é fera.
www.rcbraga.vai.la