sábado, 19 de abril de 2008

Sinônimo de felicidade...

Hoje é aniversário do rei e esse blog presta uma singela homenagem extrapolando o lado fã em homenagem ao maior artista da música brasileira de todos os tempos, afinal o Roberto é o grande culpado da existência desse espaço. Embora esteja sempre destacando outros artistas maravilhosos e que contribuem com a nossa melhor música do mundo, a brasileira, sempre busco em todos, um pouco do Roberto. Ele é simplesmente Brasil...

Ouvir Roberto Carlos é sinônimo de felicidade. Sempre que ligamos o som e, algum de seus sucessos toca, o ambiente toma uma forma diferenciada. É algo virtual, porém verdadeiro. Exemplificando essa prosopopéia, é como se o ar, as paredes, os móveis, tudo sorrissem e cantassem juntos, navegando em melodias de amor e de paz que todo seu repertório apresenta. É como diz a canção Tudo pára – 1981, que cita várias cenas: “...Pelas frestas da janela, se derrama pela rua e provoca inexplicáveis emoções...O mar se faz mais calmo por nós dois...” Falando nisso, temos em um dos trechos de um clássico do rei uma das mais perfeitas prosopopéias da música brasileira: “A capa pendurada, assistia a tudo e não dizia nada...” (Os seus botões - 1976). A prosopopéia é uma figura de linguagem da língua portuguesa que atribue características pessoais a seres inanimados. Outro exemplo de figura de linguagem, encontramos em “Você foi a melhor coisa que eu tive, mas o pior também em minha vida...” (Você em minha vida – 1976), uma perfeita antítese. Antítese, figura de linguagem que aproxima características inversas. Sou formado em matemática, porém lembro dessas observações das aulas de português que o professor apresentava e muito me animava ver uma interação entre rei e a educação. Isso porque, às vezes eu queria que a história destacasse mais o Roberto como artista, depois cheguei a conclusão que o rei já é a história desse país há quase meio século.

Lembrar que aprendi melhor espanhol nas canções que o rei gravava, se intensificando no disco Canciones que amo – 1997. Nas Igrejas Católicas de todo país, sempre escutamos Nossa Senhora – 1993 ou Jesus Cristo – 1970 ou as demais mensagens abordadas, sobretudo, após o disco Paz ao vivo - 2000 do Padre Marcelo Rossi e também algumas regravações do Padre Antônio Maria. Algumas das principais rádios, principalmente no interior do Brasil, possuem programas especiais com, pelo menos uma hora só com Roberto Carlos. Aos domingos, às 19:00 é concorrência total, é Roberto na antiga ou recente vitrola.

Em minha casa, em sua casa, nas escolas, na Igreja, nas rádios, nas praças, nos sites, blogs, em todo bom lugar se toca Roberto Carlos e o ambiente se torna algo próximo da perfeição. “Se eleva pelos ares, toma conta da cidade e felicidade é tudo que se vê” ou ainda “ Pára o bairro e a cidade, nessa hora tão feliz e é tanto amor que pára até o país (Tudo pára – 1981). Realmente, tudo pára pra sentir esse momento de felicidade que é ouvir e viajar nas canções do rei Roberto Carlos.

Feliz Aniversário rei, esteja sempre em paz, com saúde e com esse imenso amor que penetra em nosso coração! Parabéns para todos os fãs, parabéns Brasil por um artista como esse!

Um forte abraço a todos!

7 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns, Everaldo!
Nosso Rei merece todas as homenagens! Muita saúde, paz e amor! Que continue nos enchendo de felicidade e de nossa parte, o amor infinito.
PARABÉNS REI!
Leda Martins.

James Lima disse...

Como eu gritava no show em 2007:


UHUUUU!!!!!
É O REEEEEEEEEEIIIIIIII
É O REEEEEEEEEEEIIIIIIII
ÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉ
É O REEEEEIIIIIII

Parabéns, meu rei, que Deus o conserve esse ser humano maravilhoso....

James
www.rcbraga.vai.la

Anônimo disse...

Sinônimo de felicidade, de paz,
de amor e de tudo o que não se
pode dizer com palavras, para
expressar a grandeza de aquele
que tanto nos tem dado, e que
tanta felicidade sentimos
quando ouvimos sua música.
Hoje 19 de Abril nasceu Roberto
Carlos, a quem todos chamamos
de REI!!
Quando entrei no Blog de nosso
amigo Everaldo senti alegria,
porque vi esta homenagem,
feita a Roberto Carlos!!
Eu deixo um pequeno trecho dum
poema que eu escrevi dedicado
a Roberto. Meu modesto presente
de aniversário.

Tudo para!
Para o vento,
seu ondulante movimento.
Param as ondas do mar,
só para te ouvir cantar!!
Também cala o rouxinol,
do capulho sae a flor!!
Só para te ouvir cantar...

Abraços para todos...

Anônimo disse...

A nossa juventude é o ápice da vida. Geralmente, o que acontece nessa fase é levado para o resto dos nossos dias como lembranças boas e que na velhice tudo aquilo é tão longínquo que nos perguntamos: foi comigo mesmo que aconteceu??? As musicas de Roberto marcaram a minha vida de uma maneira tão forte que quando escuto uma delas me bate uma nostalgia gostosa e muito, muito distante... mas eu gosto de ouvir. Obrigada, Roberto!!!

Anônimo disse...

Everaldo, suas palavras são lindas e de uma pertinência absoluta. É virtual e verdadeiro. Roberto é história do Brasil, e a nossa parte boa! A música dele transforma o ambiente. Ele é a lembrança que eu gosto de ter.
Abraços para você e muitos anos de vida feliz para nosso REI!
Fã que amou os anos 70.
Santa Quitéria-CE

Vinícius Faustini disse...

Dá-lhe homem... Maravilhosa homenagem a este que gostamos de prestigiar e conversar todos os dias. Bem que ele poderia ler cada um dos textos que recebe de nós. Acho que ele iria gostar de ler relatos como o seu...

Abraços,
Vinícius Faustini

www.emocoesrc.blogspot.com

Figuras de Linguagem disse...

Parabéns pelo blog. Roberto carlos merece todas as homenagens.Adoro as músicas dele, afinal de contas são músicas que podemos ouvir e nos deliciar.
Todos os domingos ouço pelo rádio o Clube do Rei que começa 5:00 da manhã e vai até 7:00 da manhã.
Esse programa faz parte da Rádio Princesa, aquí da cidade de Feira de Santana na Bahia.
Outro programa semelhante a esse que também escuto é no mesmo dia e começa 6:00 da manhã e vai até 8:00 da manhã.
Adoro ouvir todos os dois programas.
Escuto no MP4 da minha filha.
Um abraço para quem fez esse blog.