quinta-feira, 10 de abril de 2008

Vejo o céu aqui na terra e a terra no ar...

Abelim Maria da Cunha, nome verdadeiro de Ângela Maria, considerada por muitos como a maior cantora de todos os tempos da música brasileira, nos remete à época de ouro do rádio. Ângela chegou a cantar em igreja, quando paralelamente trabalhava numa fábrica inspecionando lâmpadas, mas se viu obrigada a abandonar esses dois ofícios; a igreja, porque cantava em programas de calouros, queria ser Dalva de Oliveira e o pastor não permitia cantar músicas profanas e músicas religiosas ao mesmo tempo, e a fábrica, porque era muito cansativo. E ela era a cópia fiel da Dalva, muito influenciada por ela, o que causava um certo desânimo porque não conseguiam enxergar a grande artista que estava por trás dessa influência.

Mas, o sucesso logo chegaria e também o apelido de "sapoti", dado pelo então presidente Getúlio Vargas: "Menina, você tem a voz doce e a cor do sapoti". Mesmo não estando nas paradas de sucesso, sempre foi uma das cantoras que mais venderam e vendem discos no Brasil. E o que dizer de Babalú, seu maior sucesso e que até hoje canta nos shows, como uma espécie de teste para sua voz, sempre afinada e fascinante!

E todo reconhecimento da obra da Ângela é tido por todos os artistas sobretudo no ano de 1996 quando gravou o disco Amigos, em parceria com 15 convidados ilustres: Roberto Carlos, Chico Buarque, Maria Bethânia, Fagner, Gal Costa, Nana Caymmi, Ney Matogrosso, Caetano Veloso, Emílio Santiago, Zezé di Camargo e Luciano, Alcione, Fafá de Belém, Agnaldo Timóteo, Djavan e Milton Nascimento. Agora, eu pergunto, precisa dizer mais alguma coisa? Numa época em que ainda nem era moda um disco de duetos como hoje em dia, ser reverenciada por todos esses grande nomes ao mesmo tempo? A Globo também produziu especial com 12, desses 15 nomes no palco com a sapoti.

Outros parceiros constantes na vida da Ângela são Agnaldo Rayol e Cauby Peixoto, este último com quem já gravou um disco, como também com Nelson Gonçalves e Agnaldo Timóteo, seu antigo motorista, com quem gravou um disco ao vivo e participou de um projeto em homenagem às mães em um disco do Timóteo. Outro disco notável da Ângela é "Pela saudade que me invade", uma homenagem à sua grande musa inspiradora Dalva de Oliveira, com a participação de Fagner, Simone, Agnaldo Rayol, Martinho da Vila, Pery Ribeiro e da própria Dalva, através da tecnologia.

Desses e de tantos discos e projetos e dessa grande voz, surgem canções inesquecíveis na música brasileira, como Babalú, Cinderela, Vida de bailarina, Balada triste, Escuta, Gente humilde, Orgulho, Nem eu, Ave Maria no morro, Fósforo queimado, Falhaste coração, Lábios de mel, Kalu, Que será?, e tantas outras que fazem da Ângela a notável cantora que é na música brasileira e que só podemos agradecer a Deus, o privilégio de ter uma artista assim entre nós e para nós!

Um forte abraço a todos!

6 comentários:

Vinícius Faustini disse...

Fala, homem! Muito boa lembrança a de Ângela Maria. É recomendável aos estudiosos da Música Popular Brasileira que a escutem com atenção, pois a maneira dela cantar influenciou outra cantora... ELIS REGINA!

Abraços,
Vinícius Faustini

www.emocoesrc.blogspot.com

Rosangela Amorim disse...

Agradeço a sua visita no meu flogão e parabenizo-o pelo seu blog!
Muito legal!
Beijos!!!

Anônimo disse...

Uma grande senhora da MPB com uma voz e um encanto maravilhosos.
Parabéns amigo Everaldo por esta matéria ácerca dessa diva da canção brasileira - Ângela Maria.
Um grande abraço!...

Anônimo disse...

Aquela voz da Ângela Maria arrepia qualquer um, hein???
Nossa Senhora...

Anônimo disse...

Ângela Maria participou do Especial do Rei de 1995, e os dois cantaram juntos novamente no programa Som Brasil gravado em 17/04/1996. A música.. Desabafo, de Sua Majestade.

Fabiano Cavalcante

Anônimo disse...

Bom,o Brasil tem vários cantores de MPB que são uns dos melhores, mais sinceramente Ângela Maria na minha concepção é a melhor, dona de uma maravilhosa voz de encantos mil ela nos fascina, ao menos me fascinou, me fez descobrir a riqueza q a música brasileira tem a nos oferecer...
Teu blog está de parabéns!
sucessos