sábado, 26 de abril de 2008

O tempo se rói com inveja de mim...

Dinair Tostes Caymmi , nossa Nana Caymmi tem música na alma literalmente, porque após seu nascimento, já era canção na composição Acalanto de seu pai, aquele velhinho "desconhecido" da Bahia chamado Dorival que fez essa pérola para ninar sua filha!

Poucos sabem que sua primeira gravação foi justamente Acalanto ao lado de seu pai; que morou na Venezuela durante seu primeiro casamento e que se casou depois com Gilberto Gil, nos anos 60, casamento que durou pouco tempo. Também foi uma das fundadoras do projeto Pinxiguinha ao lado de Ivan Lins.

Mas, muitos reconhecem o enorme talento que Nana tem em suas interpretações e suas ligações familiares ao pai e aos irmãos Dori e Danilo. Esse encontro familiar é sempre constante e majestoso como aconteceu em 1991 num show que reunia Tom e Dorival, além de Danilo ou em 2002 quando lançou o CD "O mar e o tempo", contendo exclusivamente obras de Dorival Caymmi e contou com a participação de seus irmãos Dori e Danilo, além de sua mãe, Stella, das netas e das sobrinhas. Em 2004, comemorando o 90º aniversário do pai, lançou, com os irmãos Dori e Danilo, o CD "Para Caymmi, de Nana, Dori e Danilo", novamente contendo exclusivamente canções de Dorival Caymmi com arranjos assinados por Dori Caymmi.

Temos uma grande intérprete que navega na praia de muitos compositores que vão desde Milton Nascimento a Gonzaguinha, de Ivan Lins a Tom Jobim, trabalhando com músicos requintados e requisitados como os maestros Cristóvão Bastos ou Wagner Tiso, formando sucessos como Suave veneno, Estrada do sol, Caís, Não se esqueça de mim, Fascinação, Resposta ao tempo, Acalanto, Só louco, Até pensei, Brisa do mar, Carinhoso, A noite do meu bem, Nem eu, Olhe o tempo passando, Solamente una vez, Você não sabe amar, entre outros.

Nana sempre foi festejada pela sofisticação de suas interpretações. Nos anos 90 chegou à lista dos mais vendidos, dedicando-se ao repertório de músicas românticas e boleros, sendo "A Noite do Meu Bem" (1994) e "Resposta ao Tempo" (1998) dois de seus discos mais vendidos. A faixa "Resposta ao Tempo" (Cristóvão Bastos/Aldir Blanc) foi incluída com êxito na minissérie "Hilda Furacão", da TV Globo. Inclusive, por tantas canções em novelas globais, já lançou um projeto reunindo todos esses trabalhos em "Os maiores sucessos de novela de Nana Caymmi".

É mais uma grande intérprete pela qual a música brasileira pode se orgulhar e agradecer sua existência e brilhantismo!

Um forte abraço a todos!

5 comentários:

Vinícius Faustini disse...

Num show que vi, Nana Caymmi disse que "comprou a Globo", por isso suas músicas estão sempre nas novelas. Quanto à gravação de "Fascinação", ela fez um breve comentário: "Essa era abertura da novela que vinha depois de "Chiquititas", vendi pra cacete".

É sempre uma coisa maravilhosa ouvir a voz de Nana. Ótima homenagem, homem.

Abraços,
Vinícius Faustini

www.emocoesrc.blogspot.com

Anônimo disse...

Adoro as músicas de Nana Caymmi e gostei demais de saber mais sobre ela.
Não sabia, por exemplo, que a música "acalanto" tinha sido feita para ela.

Parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

Tudo fica lindo na voz de Nana Caymmi!
"Resposta ao tempo" foi a música que me fez desejar conhecer mais de perto essa intérprete tão maravilhosa. As outras canções apenas confirmaram aquilo que mais aprecio em sua maneira de ser: delicadeza e sensibilidade.

Beijos

Anônimo disse...

Nobre colega Everaldo,

Após um pequeno recesso retorno a minha participação, informando que a Nana tem uma gravação em dueto com Erasmo Carlos, onde ela interpreta "Não se esqueça de mim" da dupla RC/EC.

Um grande abraço

Anônimo disse...

"Só mudo no dia que o Roberto Carlos mudar", disse Nana certa vez.

O Rei não mudou... muda não Nana, muda não.

Fabiano Cavalcante
www.aplauso.zip.net