quinta-feira, 24 de abril de 2008

Um boiadeiro errante...

Sérgio Bavine, mais conhecido com Sérgio Reis ou simplesmente Serjão é, talvez o maior nome da música sertaneja do Brasil. Compreendo que o preconceito à esse estilo é imenso e isso é um fato curioso, porque estamos tratando de um país, tipicamente sertanejo, com uma identidade sertaneja. Mas, alheio a tudo isso está o sucesso desse grande astro, talvez o mais alto da música brasileira, em se tratando de estatura.

Sérgio fez parte do movimento Jovem Guarda e ali reside seu primeiro sucesso: Coração de papel, embora já houvesse gravado anteriormente, foi com essa que se tornou conhecido nacionalmente. E, justamente uma das correntes desse movimento é iniciada por ele nos anos 70, quando gravou outro grande sucesso de sua carreira: Menino da porteira, voltando às suas origens e fortemente influenciado por Tonico e Tinoco. Também com Menino da Gaita, Sérgio fortalece o estilo caipira, incluindo novos sons, sem descaracterizar o sertanejo raiz.

Depois desses, surgem outros na mesma linha como Adeus Mariana, Panela Velha, Pinga ni mim, gerando o primeiro disco sertanejo a vender um milhão de cópias em 1981, com seus grandes sucessos até então! Sérgio é um intérprete versátil, pois além do sertanejo raiz, também passeia pelas praias românticas de Roberto Carlos, quando gravou um disco com canções interpretadas pelo rei, em 2001, ou forró de Luiz Gonzaga, que também tem como um de seus ídolos!

Em seu repertório destacam-se outras interpretações como A volta da asa branca, Assum preto, Calix Bento, Carga pesada, Cabocla Tereza, Boiadeiro, Chico Mineiro, Com muito amor e carinho, Todas as manhãs, Casinha branca, É disso que o velho gosta, Disparada, Galopeira, Nossa canção, Outra vez, Rei do gado, O tempo vai apagar, Romaria, Tocando em frente, Tristeza do Jeca e tantos outros sucessos, sempre num tom sertanejo gostoso de ouvir, com uma mescla de uma boa viola e a voz suave e afinada do Serjão!

Ficamos com a letra de Boiadeiro errante, um de seus clássicos e hinos da música sertaneja que nos remete aos bons climas e paisagens do interior desse país amado e cantado de diversas formas:

Boiadeiro errante
Teddy Vieira

Eu venho vindo de uma querência distante
Sou um boiadeiro errante que nasceu naquela serra
O meu cavalo corre mais que o pensamento
Ele vem no passo lento porque ninguém me espera

Tocando a boiada auê-uê-uê-ê boi
Eu vou cortando estrada uê boi
Tocando a boiada auê-uê-uê-ê boi
Eu vou cortando estrada

Toque o berrante com capricho Zé Vicente
Mostre para essa gente o clarim das alterosas
Pegue no laço não se entregue companheiro
Chame o cachorro campeiro que essa rez é perigosa

Olhe na janela auê uê uê ê boi
Que linda donzela uê boi
Olhe na janela auê uê uê ê boi
Que linda donzela

Sou boiadeiro minha gente o que é que há
Deixe o meu gado passar vou cumprir com a minha sina
Lá na baixada quero ouvir a siriema
Prá lembrar de uma pequena que eu deixei lá em Minas

Ela é culpada auê uê uê ê boi
De eu viver nas estradas uê boi
Ela é culpada auê uê uê ê boi
De eu viver nas estradas

O rio tá calmo e a boiada vai nadando
Veja aquele boi berrando Chico Bento corre lá
Lace o mestiço salve êle das piranhas
Tire o gado da campana pra’ viagem continuar

Com destino a Goiás auê uê uê ê boi
Deixei Minas Gerais uê boi
Com destino a Goiás auê uê uê ê boi
Deixei Minas Gerais uê boi

Um forte abraço a todos!

3 comentários:

Anônimo disse...

O preconceito que existe no Brasil, em relação a música caipira, não diz respeito ao sertanejo de raiz, com gente como o grande Sérgio Reis, Tonico & Tinoco e outros grandes artistas.

O preconceito, que na verdade NÃO é preconceito, e sim bom senso, é com o Neo-Sertanejo e seus expoentes máximos como os intragáveis Leonardo, Chitaozinho & Xororó e, esses os piores, Zezé Di Camargo & Luciano. Gravam músicas de gosto mais que duvidoso, têm vozes horríveis e fazem parte do maior lixo que a música brasileira produziu dos anos 80 pra cá.

Sérgio Reis é um grande artista e merece ser respeitado SEMPRE.

Anônimo disse...

Apesar de amar as canções românticas, não impede-me de gostar de outros estilos musicais, como os sertanejos e outros.

Não podemos ter vergonha nem muito menos preconceito com esse tipo de música, que só vem enriquecer a nossa cultura misicalista nacional.

As canções sertanejas interpretadas pelo Sérgio Reis, são muito boas, belíssimas e que jamais podemos deixar de prestigia-las, pois ao longo de tantos anos, vem fazendo sucesso e várias de suas canções foram temas de novelas, onde Sérgio Reis teve participação como ator em algumas delas e com muito brilhantismo.

O Estilo do Sérgio Reis é gostoso de ouvir-se, concordando com meu amigo Everaldo. Ele é um grande tocador de viola, possuidor de uma voz convidadtiva, tranquila, compassada e bem afinada, onde muitas canções, mostram o paisagismo brasileiro, de uma região sertaneja e tipicamente ineteriorana.

Existem muitos outros cantores sertanejos que já foram citdos pelo nosso amigo do Blog, Fábio Leimig, que possuem composições e interpretações belíssimas, que agradam a milhares de brasileiros, como a mim também.

Parabéns ao Everaldo, pela excelente matéria sobre o Sérgio Reis e pela bela escolha da canção " Boiadeiro Errante ". para postar aqui no Blog.

Um grande beijo da amiga.

Mazé Silva.

Anônimo disse...

Certa vez entreviste o Sérgio Reis, sobre a importância de Roberto Carlos para a nossa música, e ele me disse algo que eu não tinha reparado até aquele momento: "Roberto deixou de fazer versões de músicas, para escrever as nossas próprias histórias, e isso faz toda a diferença". É verdade Serjão, é verdade.

Fabiano Cavalcante
www.aplauso.zip.net