terça-feira, 27 de março de 2012

Bate agora, mais um pouco, outra vez, obrigado...

Formação clássica da dupla
A gênese da música caipira nacional encontra nessa dupla uma das suas mais gratas origens. Eles são  Murilo Alvarenga, natural de Itaúna/MG, e Diésis dos Anjos Gaia, natural de Jacareí/SP, que desde o final dos anos 1920, até a década de 70, encantaram o país como a dupla Alvarenga e Ranchinho. Diesis ficou na dupla até 1965 quando saiu e foi substituído por Homero de Souza Campos, natural de Campos Gerais/MG e tido como o Ranchinho 2.

A dupla cantou em circos desde os anos 1929 e só gravaram o primeiro compacto em 1936. Caracterizaram-se por serem mestres em sátiras políticas, o que os levou a participar de várias campanhas eleitorais, além de participarem de vários filmes. Entre os sucessos inesquecíveis, temos Seu condutor, Rancho fundo, Drama da Angélica, Nóis em Buenos Aires, Valsa das palmas, Seresta, Boi amarelinho e um clássico que remete a todos à capital paulista: Ê! São Paulo.

Alvarenga partiu para a eternidade em 1978, Ranchinho em 1991 e Ranchinho 2 em 1997. Mas, toda música sertaneja tem em Alvarenga e Ranchinho o começo de tudo e se hoje temos uma diversidade tremanda nesse estilo, não podemos jamais esquecer de personagens musicais como estes que foram responsáveis por muitas lutas, defendendo esse estilo do interior do país!

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

Juliana disse...

Muito bom conhecer um pouco da origem da música sertaneja! Principalmente por saber que, mesmo num tom caipira e modesto, a dupla também ousou fazer críticas sociais e participar da conjuntura política da época.
Vou ver se acho algum registro deles, pra saber como cantavam!

Beijos!