sábado, 24 de março de 2012

Brincar de viver

Guilherme Arantes sempre foi presença constante nesse espaço, sobretudo com suas belíssimas e marcantes canções, como esta que, tomou formato imortal após a interpretação de Maria Bethânia em 1983 e depois pelo próprio autor. Diria que, apesar de ser uma canção triste, é uma das mais belas do repertório da Bethânia e considero esta esquecida por ela, que nunca a regravou em tantos projetos ao vivos que já lançou.

Constitui um dos clássicos do Guilherme, geralmente presente em seus shows. Fala de um amor partido, mas o(a) protagonista descreve a força que restou para retomar sua caminhada e refazer sua vida, talvez junto a outro amor menos confuso e mais sério. É como um renascer, um novo dia, com o sol sempre brilhando e iluminando o novo caminho.

Brincar de viver
(Guilherme Arantes e Jon Lucien)

Quem me chamou?
Quem vai querer voltar pro ninho
Redescobrir seu lugar

Pra retornar
E enfrentar o dia-a-dia
Reaprender a sonhar

Você verá que é mesmo assim
Que a história não tem fim
Continua sempre que você
Responde "sim"

A sua imaginação
A arte de sorrir
Cada vez que o mundo diz "não"

Você verá
Que a emoção começa agora
Agora é brincar de viver

Não esquecer
Ninguém é o centro do universo
Assim é maior o prazer

Você verá que é mesmo assim
Que a história não tem fim
Continua sempre que você
Responde "sim"

A sua imaginação
A arte de sorrir
Cada vez que o mundo diz "não"

E eu desejo amar
A todos que eu cruzar
Pelo meu caminho

Como eu sou feliz
Eu quero ver feliz
Quem andar comigo

Vem!
Agora é brincar de viver...

Um forte abraço a todos!

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá.
Desconheço os fatos que inspiraram esta bela música; bem como o conhecimento espiritual do autor dela. Contudo, nela se descreva a trajetória de alguém que, após ter sido preparado, se mostra pronto e preste a reencarnar.

Jailson007 disse...


Jailson Vieira
Essa música me fala de um retorno ao começo uma releitura da vida através de um filho. Um filho nos permite nascer novamente tornando nossa história sem fim.

Unknown disse...

Essa é a música da minha vida. Desde criança eu gosto dela, é como se fosse uma mensagem espiritual para mim, sempre que escuto essa música sinto a mesma sensação de sempre, uma paz, uma sensação de infância, acredito intuitivamente que essa música é uma mensagem dos espíritos para mim (eles usaram essa música paraé passar uma mensagem, não estou dizendo que ela foi feita para mim) no recomeço de uma nova vida que no caso é esta vida, uma nova reencarnação.

Unknown disse...

Essa música, que faz um casamento perfeito com a letra, é uma das mensagens mais lindas de todos os tempos pois resume em poucos versos toda uma filosofia de Vida que exalta o Amor à Vida, à esperança e como a Vida e a superação são a força motriz para a Felicidade! Se pudesse dar um nome à ela seria,fazendo um paralelo com a 9a. Sinfonia de Beethoven, a 9a. Sinfonia de Amor à Vida, de Guilherme Arantes!Gostaria humildemente de sugerir a troca da última estrofe ao invés de "a arte de sorrir cada vez que o mundo diz não" para "A GRAÇA DE SER FELIZ TODA VEZ QUE A VIDA DIZ SIM", PORQUE ASSIM A MENSAGEM TERMINA COM UM "SIM" AO INVÉS DE NÃO, OU SEJA, ESPERANÇA E FÉ NA VIDA. TAMBÉM COMO UMA FORMA DE EXPRESSAR QUE APESAR DE TODOS OS REVESES QUE A VIDA E O MUNDO NOS FAZ VIVER, NO FINAL O ESFORÇO DA SUPERAÇÃO, DO AMOR À VIDA E AOS VALORES DO BEM VAI NOS LEVAR SEMPRE À FELICIDADE!!!
Guilherme Arantes só podia estar iluminado na hora que compôs essa música e escreveu essa letra!!! Que Deus o proteja.