sábado, 31 de março de 2012

Bastidores

Essa música é a cara do Cauby. Não sei se tem tudo a ver com o Cauby, mas é como se ela descrevesse direitinho este personagem da nossa música, quando ele interpreta essa canção. A força é tanta que ele incorpora o personagem da música e ninguém consegue imaginar alguém diferente do Cauby sofrendo o que a letra do Chico diz, mesmo quando o autor ou outro intérprete se arrisque a cantá-la.

Bastidores foi feita para a irmã do Chico, Cristina Buarque, e fala do amor sofrido, desesperado e que busca força no canto, na música para ressurgir das cinzas com a glória do aplauso. Tornou-se praticamente uma tatuagem do Cauby que chora com sua interpretação. Uma genialidade do Chico colocar em confronto a atuação da estrela com o sentimento oculto nos bastidores que o acompanha ao palco em seus pensamentos. Com cenas que remetem ao teatro, Bastidores é um dos clássicos da música brasileira que põe seu imortal intérprete no topo dos grandes talentos que esse país oferece em sua música.

Bastidores
(Chico Buarque)

Chorei, chorei
Até ficar com dó de mim
E me tranquei no camarim
Tomei o calmante, o excitante
E um bocado de gim

Amaldiçoei
O dia em que te conheci
Com muitos brilhos me vesti
Depois me pintei, me pintei
Me pintei, me pintei

Cantei, cantei
Como é cruel cantar assim
E num instante de ilusão
Te vi pelo salão
A caçoar de mim

Não me troquei
Voltei correndo ao nosso lar
Voltei pra me certificar
Que tu nunca mais vais voltar
Vais voltar, vais voltar

Cantei, cantei
Nem sei como eu cantava assim
Só sei que todo o cabaré
Me aplaudiu de pé
Quando cheguei ao fim

Mas não bisei
Voltei correndo ao nosso lar
Voltei pra me certificar
Que nunca mais vais voltar

Cantei, cantei
Jamais cantei tão lindo assim
E os homens lá pedindo bis
Bêbados e febris
A se rasgar por mim

Chorei, chorei
Até ficar com dó de mim

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: