terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

As Escolas de Samba e a Música Brasileira

O carnaval do Rio de Janeiro é tradicional há anos pelo desfile de suas Escolas de Samba, que a televisão mostra e que muitos se apegam, torcendo por sua agremiação favorita. Os temas escolhidos são variados e alguns desses sambas-enredo são inesquecíveis. Quem não lembra por exemplo da frase: "É hoje o dia da alegria..." ou "Explode coração na maior felicidade...", ou "Liberdade, liberdade, abra alas sobre nós...", enfim, canções que ultrapassaram aquele momento e se tornaram inesquecíveis e até regravadas e cantadas por outros artistas.

Vários artistas já foram tema dos enredos dessas escolas, algumas vencedoras. E vez por outra, algum nome da nossa música ganha seu dia, onde durante aproximadamente uma hora e meia, vê sua vida desfilando na passarela. É o caso por exemplo de Chico Buarque na Mangueira ou Roberto Carlos na Beija-flor e Unidos do cabuçu, ou Luiz Gonzaga na Unidos da tijuca, este último, ano passado.

Dorival Caymmi, Herivelto Martins, Cartola, Carmem Miranda, Braguinha, Tom Jobim, Martinho da Vila, Paulinho da Viola, são alguns nomes que já foram enredos de grandes Escolas, assim como artistas que não estão ligados diretamente à música como Silvio Santos, Chacrinha e Os trapalhões, só pra citar alguns. Este ano, a União da Ilha presta homenagem a Vinícius de Moraes. E outros cantores também já tiveram o privilégio de desfilar na passarela, deixando aquela festa com mais brilho e som, o que é sempre agradável!

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: