terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Os compositores do Brasil - 60

Esse é Carlos Alberto Ferreira Braga, o João de Barro, ou Braguinha, como muitos o conhecem. Natural do Rio de Janeiro/RJ, desde pequeno cantava acompanhado pelo piano da avó. Ganhou o apelido de Braguinha dos amigos, embora adotasse o pseudônimo de João de Barro, para evitar constrangimento com a família.

Com mais de 400 canções entre versões e composições, Braguinha é um dos maiores da nossa música e suas canções, sobretudo suas marchinhas carnavalescas são cantadas por todos. Como não cantar Pirata da perna de pau, Chiquita bacana, A saudade mata a gente, Laura, Pela estrada afora, Copacabana, Luzes da Ribalta, Mané fogueteiro, Balancê, As pastorinhas, entre tantas? Carinhoso é seu maior sucesso, recebeu letra 20 anos depois de ter sido criada por Pixinguinha e tem mais de cem regravações.

Entre os intérpretes de seu trabalho, temos Ângela Maria, Orlando Silva, Elis Regina, Gal Costa, Dalva de Oliveira, João Bosco, Maria Bethânia, João Gilberto, Caetano Veloso, Marisa Monte, Nana Caymmi, Simone, Emílio Santiago, etc. Braguinha foi  ao andar de cima em 2006 e deixou o legado de ser um dos maiores em sua profissão e essa simples postagem é apenas para lembrarmos disso sempre!

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: