terça-feira, 21 de outubro de 2008

Meu caminho é cada manhã...

Mais uma grande banda do rock nacional, oriunda de Brasília, cidade considerada celeiro do rock, e que leva no nome um pouco dessa cidade: Capital Inicial. Formada em 1982, quando houve a finalização da banda Aborto elétrico que também deu origem à Legião Urbana. A banda é composta por Dinho Ouro Preto nos vocais e guitarra, Flávio Lemos no baixo, Fê Lemos na bateria e Yves Passarel também na guitarra.

O primeiro disco da foi lançado ainda em vinil no ano de 1986, e já recebeu ótimas críticas: um rock limpo, vigoroso, dançante e competente, levando a banda ao primeiro disco de ouro, com sucessos como Fátima, Música urbana e Psicopata. Entre outros sucessos, Capital Inicial já emplacou com Prova, Independência, Descendo o Rio Nilo, A portas fechadas, Pedra na mão, Fogo, Primeiros erros, Todos os lados, Belos e malditos, O passageiro, A sua maneira, Mais, Todas as noites, O mundo, Eu vou estar, Cai a noite, Natasha, Eu nunca disse adeus, Veraneio Vascaína, etc.

Entre idas e vindas, que quase todas as bandas nacionais enfrentam, o Capital Inicial segue mantendo um rock próprio entre as veias e contagiando seu público há vários anos e com grandes projetos como foi o Acústico mtv em 2001 e mais recentemente, o grandiosos show realizado na Esplanada dos Ministérios em comemoração dos 25 anos da banda, que contou com mais de um milhão de expectadores cantando os novos e eternos sucessos da banda!

Um forte abraço a todos!

domingo, 19 de outubro de 2008

Verdade chinesa

Essa canção de Gilson e Carlos Colla foi gravada e imortalizada por Emílio Santiago! Tornou-se clássico de seu repertório e de nossa música! Também é imprescindível nos barezinhos, onde cantores locais tentam alcançar vôos mais altos!

A identificação com a letra ocorreria com qualquer mortal, mesmo com àqueles que não vão a um bar tomar sua sagrada cervejinha do fim de semana, como é o meu caso! Problemas temos, teremos, mas, a questão é como enfrentá-los da melhor forma possível, como esquecê-los momentaneamente sem passarmos por alienados...

Por outro lado, não temos apenas problemas em nosso cotidiano, mas também momentos de descontração, lazer que a letra destaca como um prêmio a ser aproveitado com sabedoria! E nosso dia-a-dia é cada vez mais corrido. Estamos sempre apressaodos, sem tempo para momentos de reflexão que, de repente amenizariam ou até resolveriam as questões mais sérias e que deixam nossos cabelos clarearem mais rápido. Pra quem gosta de beber sua cerveja, esse momento se torna ainda mais reflexivo e prazeroso! Também não é necessário passar para o estágio "ficar de porre", poque a bebida como tudo em excesso faz mal. E sempre cabe a frase: Se beber não dirija, ok?

Verdade chinesa
(Gilson/Carlos Colla)

Era só isso que eu queria da vida
Uma cerveja, uma ilusão atrevida
Que me dissesse uma verdade chinesa
Com uma intenção de um beijo doce na boca

A tarde cai, noite levanta a magia
Quem sabe a gente vai se ver outro dia
Quem sabe o sonho vai ficar na conversa
Quem sabe até a vida pague essa promessa

Muita coisa a gente faz
Seguindo o caminho que o mundo traçou
Seguindo a cartilha que alguém ensinou
Seguindo a receita da vida normal

Mas o que é vida afinal?
Será que é fazer o que o mestre mandou?
É comer o pão que o diabo amassou?
Perdendo da vida o que tem de melhor

Senta, se acomoda à vontade, tá em casa
Toma um copo, dá um tempo
Que a tristeza vai passar

Deixa, pra amanhã, tem muito tempo
O que vale é o sentimento
E o amor que a gente tem no coração

Um forte abraço a todos!

sábado, 18 de outubro de 2008

Vinícius

Quem pagará o enterro e as flores se eu morrer de amores? Com Camila Morgado e Ricardo Blat, o cinema nacional nos presenteou em 2006 com o documentário Vinícius, um filme de Miguel Faria Jr.

Com depoimentos de artistas como Antônio Cândido, Carlos Lyra, Caetano Veloso, Chico Buarque, Ferreira Gullar, Edu Lobo, Francis Hime, Gilberto Gil, Miúcha, Maria Bethânia, Tônia Carrero e Toquinho, o filme mostra toda a trajetória do grande poeta, compositor e cantor que marcou definitivamente nossa literatura e música.

Camila e Ricardo intercalavam interpretações para obras literárias clássicas da obra do poetinha como Soneto da separação, da fidelidade, etc. Intérpretes convidados como Adriana Calcanhoto, Yamandú Costa, Zeca Pagodinho, Mart´nália, entre outros também cantaram obras inesquecíveis .

Imagens do Rio de Janeiro, de todas as décadas em que Vinícius viveu até os dias atuais, são o fundo visual de vários clipes na passagem da vida do mais importante poeta brasileiro do Modernismo, com mais de 400 poesias, e da nossa música, com cerca de 400 letras de canções, quase todas, clássicos!

O projeto traz dois dvds, um com o filme e o outro, com os extras de cenas inéditas, entrevistas e galeria de fotos! É impossível contemplar o filme e não cantar trechos de canções como "Vai tua vida, teu caminho é de paz e de amor..." ou "Tristeza não tem fim, felicidade sim..." ou "É melhor ser alegre que ser triste, alegria é a melhor coisa que existe..." ou "Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça..." ou "Eu sei que vou te amar, por toda minha vida..." ou ...

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Nem pude ver que o céu é maior

Zélia Cristina Dunca, mais um grande nome da música contemporânea natural de Niterói, no Rio de Janeiro. Dona de uma voz grave e de composições arrasadoras, Zélia começou sua carreira artística no teatro com Oswaldo Montenegro. Começou a cantar profissionalmente em 1981 em Brasília, onde morou durante sua adolescência. Participou do Projeto Pixinguinha, junto com Wagner Tiso quando viajou pelo país!

Em 1989 produziu seu primeiro espetáculo e seguiu turnê já como Zélia Duncan. Em 1994, consegue lançar seu primeiro disco como Zélia Duncan, anos antes, em 1990 havia se lançado como Zélia Cristina em disco e show que a levou a passar temporada nos Emirados Árabes, onde conheceu e sofreu influência da cultura daquele país!

Mas, foi o disco Zélia Duncan de 1994 que a tornou conhecida nacionalmente com a canção Catedral, versão sua e de Christiaan Oyens, seu grande parceiro de composições! Todo o país se rendeu aquela voz grave naquela interpretação ímpar! A partir disso, grandes hits como Nos lençóis desse reggae, A idade do céu, Alma, Jura secreta, Pagu, Enquanto durmo, etc.

Zélia, que já gravou com Rita Lee e reviveu os Mutantes, atualmente passeia pelo país com o projeto Amigo é Casa, juntamente com Simone, num encontro fantástico de gerações em nossa música brasileira, onde cantam sucessos de seus repertórios e canções ainda não gravadas por ambas!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Sou o sentimento na contramão...

Amado Rodrigues Batista é um dos cantores mais populares desse país e também um ser humano carismático e humilde! Natural de Catalão, interior de Goiás, Amado trabalhou na roça e já aos 14 anos morava na capital de seu Estado! Foi faxineiro, balconista e subgerente de uma livraria, até conseguir juntar economias e montar uma loja de discos chegando a ter três lojas, posteriormente. Conseguiu lançar seu primeiro disco em 1977 e ao longo de sua carreira gravou 29 discos e vendeu mais de 20 milhões deles!

Amado conquistou um público fiel sobretudo por cantar o que o povo quer ouvir, de maneira direta e sem apelações! Com melodias simples, sentimentais e dramáticas estabelece com seu público um trânsito livre, com canções como Amado @.com, Amor perfeito (Fruto do nosso amor), Eu gosto dela, Eu sou seu fã, Eu tive um amor, Meu ex-amor, Princesa, Romance no deserto, Secretária, Seresteiro das noites, Tem pena de mim, entre outras!

Amado Batista conseguiu o que poucos conseguem: estabelecer uma ligação sólida e contínua com seu público! Navega pelo gênero romântico e sertanejo, sempre de forma peculiar. É claro que tem muitas pessoas que não curtem seu trabalho e viriam aqui com o coração cheio de discriminação e preconceito para criticá-lo e também a mim que abro espaço para homenageá-lo! Como também sei que milhões de pessoas viriam até aqui apenas para enaltecer e acrescentar o que falo a seu respeito. Embora não aprecie suas canções, não podemos negar que ele é um dos mais populares artistas desse país e, com isso, reconheço sua contribuição musical para esse povo sofrido que encontra, também em sua arte, um bálsamo!

Um forte abraço a todos!

domingo, 12 de outubro de 2008

Música para crianças!!!

Não me canso de expor que a nossa música brasileira é a melhor do mundo, sem falsa modéstia! Temos canções para todas as idades! O que falar das nossas crianças? Temos artistas especializados nesse tipo de canção e temos outros astros consagrados que, vez por outra, lembram do tempo em que brincavam de roda e cantavam atirei o pau no gato (que maldade com o bichinho!) e revivem um pouco dessas canções folclóricas.

Já tivemos Trapalhões, Xuxa, Balão Mágico, Trem da alegria, Mara Maravilha, Eliana, Angélica e tantos outros que durante vários anos gravaram discos apenas para esse exigente público infantil! Mas, outros artistas da nossa canção também reverenciam esses senhores da ingenuidade e da alegria do lar!

Roberto e Erasmo vez por outra já cantaram as crianças, como em Fim de semana, quando Roberto presta homenagem às suas próprias crianças, ou na canção A guerra dos meninos, onde conclama os baixinhos à uma guerra de amor e paz, ou ainda quando ambos, em gravações distintas com o Balão Mágico, uniram-se a elas em torno da amizade, na década de 80. O mesmo aconteceu com Fábio Jr. e Djavan. Caetano também embarcou nesse tipo musical com seu Leãozinho.

Chico Buarque também dedicou arte ao público infantil como por exemplo nas canções Imagina e a Ciranda da bailarina! Chico também fez o roteiro musical do filme mais aclamado dos Trapalhões: Os Saltimbancos Trapalhões em 1981. Adriana Calcanhoto gravou projeto de cd e dvd, Partimpim todo em homenagem a esses brilhantes seres. Gil também brilhou com seu Sítio do Pica-pau amarelo. Toquinho e Vinícius dedicaram obras inesquecíveis para nossos astrinhos como Aquarela, O caderno, etc.

Outros artistas quando não cantam as crianças, cantam com as crianças, sobretudo em corais onde esses baixinhos afinam juntos uma segunda ou terceira voz! Roberto, Milton, Fafá e Simone são alguns dos nomes que já gravaram com corais infantis! E poderíamos nos estender ainda mais sobre esse tema, o que comprova que o público infantil é sempre reverenciado também por nossa música!

Um forte abraço a todos!

sábado, 11 de outubro de 2008

Alcione ao vivo

Um dos trabalhos mais gratificantes da Alcione rendeu dois cds e um dvd! Alcione ao vivo reuniu os maiores sucessos da marrom em interpretações que marcaram nossa música. Vamos abordar o show que envolve os dois discos em um único trabalho!

Produzido por Jorge Cardoso (também é o responsável pelos arranjos) e Miguel Plopschi, o show conta também com a participação de convidados como a Cia Grupo Marioca, Bateria da Mangueira e Jamelão, Maria Bethânia (nos extras em estúdio) em um projeto gravado no Rio de Janeiro em 2003.

E o que falar de interpretações inesquecíveis para clássicos da carreira da marrom como Não deixe o samba morrer, Sufoco, O surdo, Pior é que eu gosto, Estranha loucura, Entidade, Mulher ideal, O mundo é de nós dois, A loba, Você me vira a cabeça, Gostoso veneno, Quando você quiser, As rosas não falam, Ternura antiga, entre outros? Os cds contam com faixas que não entraram no dvd como é o caso de O que é que eu faço amanhã, Nem morta, Depois do prazer, Condenados, Além da cama e Meu vício é você. Houve também uma edição em que saíam os dois cds juntos, bem como o cd 2 e esse dvd em uma coletânea!

Alcione já gravou outros projetos ao vivo e de estúdio e é sempre prazeroso ouvir seu vozeirão que canta o amor escancarado diretamente do coração para a alma brasileira, e curtir esse dvd é apenas uma refeição desse delicioso prazer que é ouví-la e vê-la!

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Meu Brasil brasileiro...

E após homenagearmos alguns grandes nomes de nossa composição, vamos apresentar um dos sucessos mais conhecidos no mundo todo: Aquarela do Brasil! Na verdade, vamos detalhar um pouco a história e contribuição musical de seu criador: Ary de Resende Barroso!

Mineiro de Ubá e, aos oito anos, órfão de pai e mãe, Ary Barroso foi adotado pela avó materna. Estudou teoria, solfejo e piano com sua tia e aos doze anos já trabalhava como pianista auxiliar em sua cidade natal. Compôs sua primeira canção aos quinze anos: "De longe".

Cursou Direito quando já residia no Rio de Janeiro, aos 17 anos. E foi na faculdade que consolidou sua veia artística, esportiva e política. Mais tarde, abandona o curso e volta a se dedicar ao piano, chegando então a trabalhar em grandes orquestras de sua época.

Seu primeiro sucesso popular como compositor foi Vamos deixar de intimidade, gravado por Mário Reis em 1929 , que era seu colega de faculdade e que também gravou Vou a Penha! Seu maior sucesso mundial seria, sem sombra de dúvidas, Aquarela do Brasil, composta em 1939 e até hoje, considerada um hino brasileiro, seja no esporte, na música, na saudade da terra querida! Foi composta numa noite chuvosa em que Ary sentiu-se proibido de sair às ruas! De lá pra cá, foi regravada ou simplesmente interpretada por grandes nomes do mundo todo como Frank Sinatra, Ray Conniff, Paul Anka, Tom Jobim, Erasmo Carlos, Elis Regina, Emílio Santiago, João Gilberto, Simone, Gal Costa, Ney Matogrosso, Dionne Warwick, Martinho da Vila, Daniela Mercury, entre outros!

Outros sucessos do Ary Barroso são Tabuleiro da baiana, No rancho fundo, Camisa amarela, Faixa de cetim, Folha morta, Isto aqui o que é, Na baixa do sapateiro, Pra machucar meu coração, entre tantas que o qualificaram como um eterno clássico brasileiro!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Dia do compositor

Hoje é dia do compositor e o Blog Música do Brasil presta sua homenagem a grandes nomes de nossa música brasileira que colaboram com sua arte para um mundo melhor! Seria uma vasta lista, a de grandes nomes em nossa música que atuaram ou atuam de forma fascinante nesse universo!

Compor é uma arte, um privilégio de poucos, dentro do universo da música. Construir partituras, unindo harmonia, melodia e letra e ainda alcançar o público certo não é tarefa fácil. Com acordes simples ou dissonantes, nos mais variados ritmos, levadas, com os assuntos mais diversos, os compositores trabalham sua arte em benefício de uma sociedade mais culta, mais consciente de sua realidade e cultura!

A nossa música se orgulha de apresentar criações fantásticas sobretudo no século passado, em todas as décadas! Como já foi dito, vários nomes podem ser citados como os mais famosos Noel Rosa, Ary Barroso, Pixinguinha, Cartola, Chico Buarque, Caetano Veloso, Roberto Carlos, Luiz Gonzaga, Erasmo Carlos, Eduardo Lages, Gilberto Gil, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, João Bosco, Ivan Lins, Djavan, Fagner, Dorival Caymmi, Milton Nascimento, Jorge Aragão, Zé Ramalho, Nando Cordel, etc. até aqueles que só conhecemos nos créditos dos discos como Michael Sullivan, Altay Veloso, Paulo Sérgio Valle, Paulo Debétio, Vital Farias, Petrúcio Amorim, Fernando Brandt, Vítor Martins, Aldir Blanc, Carlos Colla, Isolda, Chico Roque, Peninha, Abel Silva, Fausto Nilo, entre tantos outros, que esquecerei de um grande nome, mas serão relembrados aqui na série Os compositores do Brasil que apresentamos periodicamente e, mais que isso, esses anônimos seres culturais estarão presentes em cada nota das canções que encantam nosso cotidiano!

Um forte abraço a todos!

domingo, 5 de outubro de 2008

E vamos à luta...

Nada mais atual no dia de hoje, em que escolhemos nossos "representantes municipais", como essa letra da canção do Gonzaguinha, sempre tão evidente em nossa atualidade! Uma canção que reflete esse povo sofrido que festeja o dia eleitoral e no dia seguinte sabe pegar no pesado, sabe se pendurar nos ônibus e sabe que o suor é o preço do sofrido salário no final do mês! E que, mesmo diante de tantas adversidades, sabe festejar seu carnaval com muita dignidade!

Gonzaguinha sempe foi muito autêntico em suas canções, sobretudo nas que protestou por nossa realidade! Essa canção foi tema recente de novela global e pode ser encontrada facilmente na coletânea perfil do mesmo autor! Sem dúvida alguma, a vitória é do povo que sabe enfrentar suas crises e atravessar todas as dificuldades cotidianas, levando aquele sorriso escondido e que aparece no momento certo, na conversa entre amigos, na cerveja, no momento de amor, etc. Teria algo mais comum à nossa atual realidade?

E vamos à luta
(Gonzaga Jr.)

Eu acredito é na rapaziada
Que segue em frente e segura o rojão
Eu ponho fé é na fé da moçada
Que não foge da fera e enfrenta o leão

Eu vou à luta é com essa juventude
Que não corre da raia à troco de nada
Eu vou no bloco dessa mocidade
Que não tá na saudade e constrói a manhã desejada...

Aquele que sabe que é negro o coro da gente
E segura a batida da vida o ano inteiro
Aquele que sabe o sufoco de um jogo tão duro
E apesar dos pesares ainda se orgulha de ser brasileiro

Aquele que sai da batalha, entra no botequim
Pede uma cerva gelada e agita na mesa uma batucada
Aquele que manda o pagode e sacode a poeira
Suada da luta e faz a brincadeira, pois o resto é besteira
E nós estamos por aí...

Um forte abraço a todos!

sábado, 4 de outubro de 2008

Raimundo Fagner ao vivo

Indicarei hoje um dos melhores discos ao vivo e que, esse ano ganhou sua versão em dvd: Raimundo Fagner, gravado em Fortaleza, em 2000. Produzido por José Milton e pelo próprio Fagner, esse projeto reune os sucessos mais populares e expressivos de um dos maiores intérpretes da nossa música!

O show começa com Sinal fechado, clássico de Paulinho da Viola, escolhido para saudar a enorme platéia do Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura de Fortaleza. Em seguida, Conflito (presente apenas no cd), sucesso do início da carreira do Fagner e Jura secreta, clássico de Sueli Costa e Abel Silva. Asa partida vem na sequência como mais um sucesso de início de carreira.

Os grandes clássicos do Fagner aparecem com Noturno, seguida de Mucuripe, Lua do Leblon (presente apenas no dvd), Guerreiro Menino, Fanatismo, Eternas ondas (também presente apenas no dvd), Revelação, Deslizes e Borbulhas de amor, trazendo uma sequência arrebatadora de hits radiofônicos de todas as décadas do Fagner!

O grande sucesso Canteiros ganha nova releitura, após período de entendimento entre Fagner e a família da escritora Cecília Meireles, com direito a inscidental de Águas de março (de Tom e Vinícius) e Na hora do almoço (Belchior)! Na sequência, a lindíssima Espumas ao vento e o momento São João da Roça de Fagner, com sucessos como Ai que saudade d´ocê, Súplica cearense, Lembrança de um beijo, A vida de viajante/Riacho do navio, Cebola cortada (presente apenas no cd), Último pau-de-arara e Pedras que cantam! O cd ainda apresenta duas faixas inéditas e gravadas em estúdio: Último trem e Chama quente! No dvd, extra com entrevista cedida pelo Fagner.

É sem dúvida o maior trabalho ao vivo do Fagner que ainda possue mais dois dvds na praça e um gravado em parceria com Zeca Baleiro! Foi decidido lançar o dvd apenas esse ano e embora apresente algumas falhas na edição de imagens é altamente recomendável para quem curte a obra desse artista que marca a música brasileira com suas belíssimas interpretações e composições!

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

É agua no mar, é maré cheia...

Visitamos o mundo do samba para falar de um dos maiores nomes que esse país já conheceu: Clara Francisca Gonçalves Pinheiro, a eterna Clara Nunes. Oculta das novas gerações, Clara foi um dos principais nomes de seu tempo! Natural de Caetanópolis - MG, trabalhou em uma fábrica de tecidos enquanto tentava concursos musicais de sua região.

Seu primeiro disco saiu em 1966, A voz adorável de Clara Nunes. Já residindo no Rio de Janeiro, não obteve êxito com esse trabalho de boleros e samba-canções! Só obteve sucesso a partir de seu segundo álbum, quando começou a cantar samba e dedicar-se a esse ritmo. Em 1972 lançou um álbum antológico para a música brasileira: Clara Clarice Clara com grandes compositores como Caetano Veloso e Dorival Caymmi.

Clara quebrou o tabu de que mulher não vendia discos, na década de 70, sendo campeã de vendagens e vencendo outro preconceito: o de sambistas no mundo mercadológico do disco e na mídia! A exemplo disso temos o disco Claridade de 1975, apontado por alguns como seu maior êxito. Em 1980, com o álbum Brasil Mestiço é tida como um monumento da mpb, sendo a primeira cantora a vender um milhão de cópias.

Embora seja considerada sambista por excelência, poucos sabem que Clara chegou a tentar jovem guarda, no início de sua carreira, enquanto buscava uma identidade musical mais sólida. Sua crença e fé refletia na sua criação, estilo e moda: vestidos longos brancos, colares e miçangas de origem africana. Canções sobre o sincretismo religioso são: Tributo aos Orixás, A Deusa dos Orixás, Guerreira, Banho de manjericão, Coroa de areia, entre outras. Outros sucessos são Você passa e eu acho graça, Misticismo da África ao Brasil, Ê baiana, Ilu ayê - Terra da vida, Tristeza pé no chão, Conto de areia, Menino Deus, O mar serenou, Canto das três raças, Lama, As forças da natureza, Coração leviano, Na linha do mar, Feira de mangaio, Morena de Angola, Sem companhia, Portela na avenida, Minha missão, Nação, Serrinha, Ijexá, etc.

Clara foi ao andar de cima em 1983, mas será sempre lembrada por sua importante contribuição ao mundo do samba e da música brasileira, fazendo parte da história dessa arte!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Os compositores do Brasil - 7

Arnaldo Antunes entra na série de compositores, apesar de também atuar como cantor, obtendo êxitos em tudo que faz! Tornou-se conhecido como integrante da banda Titãs onde iniciou nos anos 80 até 1992, quando se desligou da banda. Mesmo ausente, continua sua carreira compondo não apenas para sua antiga banda, mas para outros grandes nomes da nossa música como Marisa Monte, com quem trabalha mais assiduamente. Além dela, outros grandes intérpretes já regravaram algo seu como Sandra de Sá, Jorge Ben, Gal Costa, Cazuza, Marina Lima, Adriana Calcanhoto, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Cássia Eller, Margareth Menezes, Maria Bethânia, Rita Lee, entre tantos!

Arnaldo conseguiu compor com grandes nomes, alguns seus ídolos como Gil, Lenine, Marisa, Adriana, entre outros. Suas composições mais conhecidas são Música para ouvir, Água também é mar, Comida, Alma, Cabelo, É você, Já sei namorar, Lente, Não é fácil, Não vá embora, O pulso, Socorro, Televisão, Socorro, Velha infância, Volte para o seu lar, etc.

Arnaldo é desses grandes gênios, grandes músicos que mereceriam mais atenção da mídia e mais reconhecimento em seu trabalho, não apenas de composição, pincelado nesse post, mas também por sua contribuição em trabalhos da literatura e artes, sendo uma figura muito importante na cultura moderna contemporânea.

Um forte abraço a todos!

domingo, 28 de setembro de 2008

A felicidade

A letra que abordaremos hoje traz um questionamento muito comum a todos os seres humanos: A felicidade! São muitas as definições, muitos artistas da música brasileira já tentaram definir o que é felicidade!

Tom e Vinícius fizeram isso com bastante perfeição e criaram esse clássico da música brasileira! Composta para o filme Orfeu do Carnaval e gravada por Agostinho dos Santos em 1959, A felicidade já teve diversas releituras em nossa música. É considerada clássico dos compositores, clássico brasileiro e clássico da Bossa Nova!

Mas, voltando ao seu tema central, A felicidade aborda o cotidiano comum do pobre que vê no carnaval sua felicidade contínua em três dias e que se finaliza na quarta-feira de cinzas. Além disso, a letra apresenta várias definições para esse tema, sempre finalizando em cada estrofe como um reforço de que é apenas algo passageiro e de tempo menor ao de sua ausência. É como podemos verificar em "Voa tão leve, mas tem a vida breve, precisa que haja vento sem parar..."

Felicidade é um daqueles conceitos simples e ao mesmo tempo, complexo. É subjetivo e é consenso de que é momentâneo como reforça a canção de Tom e Vinícius. Felicidade para nós, amantes da boa música é contemplar uma canção como essa, interpretada por dois grandes nomes de nossa música: Hoje a noite Roberto Carlos e Caetano Veloso cantando Tom Jobim em comemoração aos 50 anos da Bossa Nova! Tá aí um grande exemplo de felicidade, afinal de contas, o show também vai terminar e outros virão! E a grande lição que absorvemos é aproveitarmos ao extremo os momentos que definimos como felizes e nos esforçarmos para estarmos aptos a passar por aqueles momentos em que julgamos ausentes de felicidade, preparando caminho para outros momentos felizes!

A felicidade
(Tom Jobim e Vinícius de Moraes)

Tristeza não tem fim
Felicidade sim

A felicidade é como a gota
De orvalho numa pétala de flor
Brilha tranquila, depois de leve oscila
E cai como uma lágrima de amor

A felicidade do pobre parece
A grande ilusão do carnaval
A gente trabalha o ano inteiro
Por um momento de sonho
Pra fazer a fantasia
De rei ou de pirata ou jardineira
E tudo se acabar na quarta-feira

Tristeza não tem fim
Felicidade sim

A felicidade é como a pluma
Que o vento vai levando pelo ar
Voa tão leve, mas tem a vida breve
Precisa que haja vento sem parar

A minha felicidade está sonhando
Nos olhos da minha namorada
É como esta noite passando, passando
Em busca da madrugada
Falem baixo, por favor
Prá que ela acorde alegre como o dia
Oferecendo beijos de amor

Tristeza não tem fim
Felicidade sim

Um forte abraço a todos!

sábado, 27 de setembro de 2008

Ângela Maria Amigos

Amigos, hoje abordaremos um dos discos mais lindos dos últimos vinte anos e que reuniu alguns dos maiores nomes da nossa música. Esse disco existe? Sim: Ângela Maria - Amigos, lançado em 1996. Com a direção artística de Miguel Plopschi, produção de José Milton, arranjos dos maestros Daniel Salinas, Lincoln Olivetti, Cristóvão Bastos, Luis Cláudio Ramos, Eduardo Souto Neto e Jaime Alem, e duetos com grandes nomes da música brasileira com os clássicos da eterna "sapoti".

O disco começa com Desabafo, clássico do rei em um dueto inédito: Ângela Maria, a rainha da voz e Roberto Carlos, o rei da música brasileira! Arrasador e arrepiante, repetido no especial do rei em 1995 e no progama Som Brasil em homenagem à cantora! Depois do maior artista da música brasileira, veio o maior compositor, Chico Buarque com Gente humilde, clássico enternizado na voz da Ângela, que logo em seguida traz a maior intérprete brasileira: Maria Bethânia, em Orgulho, outro clássico de seu repertório.

Lábios de mel não pode faltar em qualquer show da Ângela, com direito a grandes vocais ao final da canção e não poderia faltar nesse projeto, ao lado do maior cearense Fagner. A maior dupla sertaneja do Brasil cantou um bolero com Ângela: Falhaste Coração trouxe Zezé di Camargo e Luciano, traduzindo um certo eclétismo da sapoti, que em seguida traz o maior intérprete da música brasileira: Emílio Santigado divide os vocais em Escuta de Ivon Curi. A maior sambista desse país aparece em Fósforo Queimado: a marrom Alcione solta a voz ao lado da diva Ângela.

O maior amigo e ex-funcionário Agnaldo Timóteo aparece em Tango pra Tereza. O maior nome da Tropicália aparece em Noite chuvosa, simplesmente um dueto fantástico com Caetano Veloso. O maior clássico de Ângela, Babalu aparece com Ney Matogrosso que, anos antes, presta homenagem com disco em homenagem à sapoti, caracterizando então o maior intérprete de seu repertório, depois dela própria. O maior compositor baiano também aparece: Dorival Caymmi está representado por outra baiana de talento inquestionável, Gal Costa, a voz mais doce da música brasileira, divide os vocais no clássico Nem eu.

O maior Alagoano da música brasileira se faz presente com sua canção preferida do repertório da diva: Djavan e Ângela em Vida de bailarina. A maior gargalhada do país está no talento de Fafá de Belém e no bolero Abandono. A maior voz do país, Milton Nascimento se faz presente em Balada triste! E para encerrar o projeto, Estava escrito que a grande Nana Caymmi não poderia faltar nesse clássico de Lourival Faissal.

Bom, o que falar, um disco onde estão os maiores juntos à maior voz feminina que o Brasil já teve em toda sua história? O disco rendeu especial para globo onde só Gal, Chico e Bethânia estiveram ausentes. E rendeu mais ainda um prêmio para Ângela: o reconhecimento tardio da mídia para seu trabalho feito com muita dedicação e admiração por parte de todos os astros da música brasileira!

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Dá um tempo que a tristeza vai passar...

Já dediquei post a um disco do Emílio, mas pela importância do seu trabalho, ele será tema de vários como esse que se segue. Considero este "o intérprete" da música brasileira, embora de temos vários grandes intérpretes, Emílio está, sem dúvida no topo dessa nossa rica pirâmide!

Emílio Vitalino Santiago é carioca e cursou Direito na década de 70, quando paralelamente frequentava festivais universitários e programas de calouros, chegando a final do mais importante de sua trajetória: no programa de Flávio Cavalcanti. Seu primeiro compacto saiu em 1973 e o primeiro Lp em 1975, com compositores consagrados como Ivan Lins, João Donato, Marcos e Paulo Sérgio Valle. Entretando até 1984, seus discos tiveram pouca repercussão, diante do grande músico que despontava.

Em 1988 lançou o disco Aquarela Brasileira, surgindo um projeto especial de sete volumes, todos com expressivas vendagens e interpretações dos maiores compositores do país! Emílio também gravou projetos com homenagens a Dick Farney, Gonzaguinha, João Donato, Bossa Nova e mais recentemente lançou o cd/dvd com O melhor das Aquarelas, onde fez um apanhado de toda sua carreira! Em 2008, ousou ao lançar um disco inédito - De um jeito diferente, numa época em que o mercado anda na contramão desses projetos!

Reforço a idéia que ele é um dos melhores intérpretes por excelência! Canções de compositores menos renomados tornam-se clássicos sofisticados em sua interpretações! Como exemplo, poderíamos citar: Anos dourados, Eu sei que vou te amar, Alguém me disse, Aquarela do Brasil, Beija-flor, Brigas, Cadê juízo, Copacabana, De volta ao começo, Essa fase do amor, Lesões corporais, Logo agora, Mania de você, Margarida perfumada, Mulher, No compasso do criador, Pelo amor de Deus, Preciso dizer que te amo, Ronda, Saigon, Tudo que se quer, Coisas do coração, Você é linda, Um chopp pra distrair, Pingos de amor, Um dia desses, Verdade chinesa, entre tantos que deixam a música brasileira lapidada com sua preciosa voz e interpretação ímpar!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Flores musicais

Hoje oficialmente iniciamos a Primavera, a estação das flores! A nossa música apresenta algumas canções que abordam esse tema! Seja falando sobre a estação ou sobre o símbolo desta, as flores. Vamos recordar algumas:

Tom Jobim e Dolores Duran falaram das flores da janela que sorriam e cantavam por causa de você! Vinícius, Garoto e Chico Buarque citaram as flores na varanda da Gente humilde, "Pela varanda, flores tristes e baldias..." Nas canções de protesto, elas estavam lá como um bálsamo, o que verifica-se na canção Pra não dizer que não falei das flores de Geraldo Vandré - "Ainda fazem da flor seu mais forte refrão e acreditam nas flores vencendo o canhão".

O rei Roberto e seu parceiro Erasmo trouxeram As flores do jardim da nossa casa como símbolo de saudade de alguém que estava distante! Também plantaram uma flor no Quintal do vizinho, como gesto de paz! E clamaram pela Amazônia, por toda a fauna e flora desse país verde no coração!

Tim Maia cantou uma das mais famosas Primaveras, com todo seu romantismo: "É primavera, te amo..." Trago essa rosa para lhe dar, meu amor..." O mundo do rock também mostra intimidade com o assunto através dos Titãs com Flores: "Há flores por todos os lados, há flores em tudo que eu vejo". O mundo do samba também apresenta suas pétalas como observamos em duas canções interpetadas pelo Zeca Pagodinho: "Numa estrada dessa vida, eu te conheci, oh flor..." e "Fui a beira de um rio e você, uma ceia com pão, vinho e flor..."

E o que observamos é que em todas as esferas musicais, a Primavera é saudada como estação das flores, como nessa canção do Beto Guedes: "Sol de primavera abre as janelas do meu peito, a lição sabemos de cor..." ou com Djavan em Pétala: "O seu amor reluz que nem riqueza, asa do meu destino, clareza do tino, pétala de estrela caindo bem devagar..." E concluímos que muito mais poderíamos apresentar por nossa música tão rica e perfumada pelas flores dessa estação! Talvez os colegas possam continuar a nos lembrar trechos carregados de Primavera!

Um forte abraço a todos!

domingo, 21 de setembro de 2008

Mil perdões

A letra que apresentaremos hoje é uma das minhas preferidas do maior compositor da música brasileira de todos os tempos - Chico Buarque! A canção foi gravada no disco de 1984, Mil perdões e teve uma releitura recente de Ana Carolina, além de outras como Ney Matogrosso!

Mil perdões fala de uma relação difícil, carregada de ciúmes, angústias, extrema preocupação e ao mesmo tempo, indiferença em relação a todos esses sentimentos. É um atrevimento tentar decifrar o que é dito em uma canção do Chico, mas às vezes, com nossas interpretações conseguimos debater e convergir algo subjetivo, deixando mais próximo do entendimento real da letra!

Mil perdões é uma daquelas canções românticas a anos 70 que arrebata qualquer coração, escancarando as razões pelas quais o ciúme e a cobrança existem! A meu ver, quando ele fala em "Te perdoo por te trair" não deixa claro uma infidelidade, mas sim, uma traição de valores e desejos opostos aos mencionados pela outra parte da relação! Aparenta uma inversão de valores onde quem mais sofre é a outra parte que está angustiada com a perseguição por conta do excessivo ciúme! E ainda com ironia ou paciência, oferece seu perdão como forma de resolver tudo! Simplesmente, um clássico da música brasileira:

Mil perdões
(Chico Buarque)

Te perdôo
Por fazeres mil perguntas
Que em vidas que andam juntas
Ninguém faz

Te perdôo
Por pedires perdão
Por me amares demais

Te perdôo
Te perdôo por ligares
Pra todos os lugares
De onde eu vim

Te perdôo
Por ergueres a mão
Por bateres em mim

Te perdôo
Quando anseio pelo instante de sair
E rodar exuberante
E me perder de ti

Te perdôo
Por quereres me ver
Aprendendo a mentir

Te perdôo
Por contares minhas horas
Nas minhas demoras por aí

Te perdôo
Te perdôo porque choras
Quando eu choro de rir
Te perdôo por te trair

Um forte abraço a todos!

sábado, 20 de setembro de 2008

Eduardo Lages Inesquecível

Hoje estamos em festa para anunciar um dos maiores lançamentos do ano: o novo cd do Maestro Eduardo Lages! Todos sabem de minha extrema admiração e carinho para com o maestro, então espero contar com a compreensão de todos porque a emoção transborda nesse momento e não dá pra ser diferente! O coração tenta explicar o que um simples fã vivencia nesses momentos lindos...

Nesse cd, Eduardo continua com sua forma única de interpretar as canções instrumentais com muita propriedade, elegância e sofisticação em arranjos fantásticos! Dessa vez, o grande maestro visita novamente o repertório de sua majestade Roberto Carlos, com quem trabalha há exatos 30 anos e conhece bem cada nota de seu repertório.

Debatendo, ouvindo e comentando com os fãs de seu trabalho em seu blog http://www.eduardolages.blogspot.com/, Eduardo definiu as canções, capas e até arranjos juntamente com seus fãs, a quem chamou de "co-produtores". O resultado é mais um trabalho grandioso que premia a música instrumental brasileira e a deixa bem representada em qualquer parte do mundo!

A primeira faixa já dá a idéia que Eduardo conquistou realmente o prazer de ser inesquecível! Com Detalhes, ao fecharmos os olhos lembramos do cronner de sua banda, o maior artista de todos os tempos da música brasileira! Fazer o quê? Fã é assim! Os shows com Caetano podem ser reverenciados com essa nova roupagem a mais um clássico do rei, Debaixo dos caracóis dos seus cabelos. Vista a roupa meu bem leva qualquer um a dançar no melhor estilo das grandes orquestras do Ray Conniff. Por isso corro demais ficou linda com suas frases de gaita e solos de violão!

Quem não acha Você em minha vida uma canção romântica arrebatadora? E por isso estou aqui define o trabalho dedicado do maestro ao rei da música brasileira há exatos 30 anos! O calhambeque ganhou nova roupagem e pode ser o carro do ano com essa nova interpretação em homenagem ao maestro Glenn Miller. Pedi bastante para o Eduardo gravar Eu preciso de você e ele assim o fez e ficou linda, linda demais! Obrigado maestro! Costumes virou um bolero lindíssimo, sendo mais uma faixa que caracteriza um disco também dançante e que reverencia as grandes orquestras!

O que falar de Perdoa, um fox lindíssimo, divino? Em Jovens tardes de domingo, Eduardo soltou algumas frases de Despedida, outra valsa gravada no mesmo tom, na mesma década e que dá uma nostalgia, uma idéia que o cd vai acabar! As lágrimas se aproximam! E Jesus Cristo chegou com direito a côro no refrão!

Amigos, são muitas emoções, gostaria de falar muito mais sobre essa admiração que tenho por ele! É um prazer e uma honra saber que participei discretamente desse grandioso trabalho me envaidece ainda mais! Saber que existe um trabalho como esses é acreditar nos rumos da música brasileira e ter a certeza que ao ouvi-lo estamos mais perto de Deus!

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Se eu tivesse o coração que dei...

Moacyr de Oliveira Franco, grande cantor, compositor, ator e humorista, grande astro da música brasileira! Mineiro de Ituiutaba, começou sua carreira nos anos 60 no programa A praça da Alegria, onde também participa atualmente do programa A praça é nossa, com Carlos Alberto da Nóbrega! Manoel da Nóbrega foi seu grande padrinho.

E foi lá na década de 60 que começou seu sucesso como cantor com a marchinha Me dá um dinheiro aí! A partir daí fez vários sucessos como A balada número sete, em homenagem a Mané Garrincha, ou Turbilhão que sempre é sucesso em vários carnavais ou canções românticas como Ainda ontem chorei de saudade, Balada do amor sublime, Contigo aprendi, Eu nunca mais vou te esquecer, Seu amor ainda é tudo, Felicidade começa com fé, Suave é a noite, Tudo vira bosta, entre outras.

Moacyr sempre está na mídia e seus shows são sempre concorridos por uma platéia fiel que o acompanha há anos! Em seus espetáculos, apresenta seus clássicos e também um pouco de tantos personagens que interpretou nesses anos todos em seus programas humorísticos. Durante a década de 70, Moacyr quase nos abandona, mas teve um renascer das chamas com as canções sertanejas Seu amor ainda é tudo e Ainda ontem chorei de saudade, com João Mineiro e Marciano. Recentemente fez Tudo vira bosta que entrou no repertório de Rita Lee. Moacyr é um showman que merece todo nosso respeito e nossa reverência pois está aí fazendo shows, divertindo seu público e encantando platéias que nunca mais vão o esquecer!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Levando um violão debaixo do braço...

Formada em 1992, a banda mineira Pato Fu leva seu rock alternativo aos quatro cantos do país e tem como atuais integrantes Fernanda Takai, John Ulhoa, Ricardo Koctus, Xande Tamietti e Dudu Tsuda. A banda navega do pop rock à música experimental e emplaca sucessos como Depois, Ando meio desligado, Sobre o tempo, Canção pra você viver mais, Made in Japan, etc.

Curioso é que Fernanda, que era de outra banda resolveu formar o Pato fu com outros dois amigos, John e Ricardo, onde conhecera de uma loja de instrumentos e que também eram de outra banda. O nome veio em alusão a uma tira do gato Garfield, que se chamava Gato Fu. Mudaram o primeiro nome e lançaram uma banda com um nome e um som meio estranho a tudo que acontecia. Seu primeiro disco saiu em 1993, Lotomusic de Liquidificapum. O disco não trouxe grande êxito, mas alavancou uma gravadora de maior porte a contratar os mineiros e gravarem outros trabalhos. A banda acumula 9 cds e três dvds, e muitas viagens pelo mundo afora. Em 2007 lançaram o disco independente Daqui pro futuro, disponibilizado antes na internet.

A vocalista e líder da banda, Fernanda Takai é conhecida por sempre pedir autógrafos e fotos com os artistas que considera ídolos. Em 2007 lança um dos melhores trabalhos do ano, o disco Onde brilhem os olhos seus, todo em homenagem ao repertório de Nara Leão. Estão lá clássicos da Nara como Diz que fui por aí, Com açucar com afeto, Debaixo dos caracóis dos seus cabelos, Insensatez e Estrada do sol em um trabalho que mostra não apenas o amadurecimento de Fernanda como intérprete, mas seu bom gosto e todo o profissionalismo do Pato fu que participam no disco com John e Lulu (ex-integrante). Por esse trabalho e pelo público fiel que a banda conquistou durante todo esse tempo, aqui está um simples registro de mais um grupo de jovens que fazem a música contemporânea.

Um forte abraço a todos!

domingo, 14 de setembro de 2008

O amor me escolheu

A letra apresentada essa semana foi feita por uma das melhores cantoras/compositoras dos últimos anos: Adriana Calcanhoto. Porém tornou-se conhecida por Paulo Ricardo através do disco de mesmo nome lançado em 1997. Um fato curioso até o presente momento é que quando comecei a fazer esse post, queria dizer que a canção me lembrava o Roberto e que embora o Paulo a tivesse gravado, acreditava que Adriana tinha feito para o rei cantar, embora compreender que jamais Roberto afirmaria que era um rei.

Bom, não sei se foi feito para o Roberto gravar ou apenas em sua homenagem, ou seja, o rei foi a inspiração, mas, ao visitar o site oficial da cantora em busca de algo mais, vi a seguinte frase acima da letra: "Para Roberto Carlos"! Então preciso dizer ou pensar mais alguma coisa? Confesso que fiquei ainda mais emocionado porque é uma linda homenagem: creditar ao Roberto Carlos o título de cantor oficial, definitivo do amor é um reconhecimento popular geral. Ele canta o amor puro, verdadeiro, sem limites, bem sucedido, eterno!

E, voltando à canção, sua letra remete a um personagem que ama, que anda por onde o amor o leva, contando seus detalhes, seu jeito estúpido de ser, voltas ao portão, o que encontramos além do horizonte, na paz de um sorriso, o que vemos da janela... É uma canção que faz refletir que existem pessoas que amam ao extremo e são felizes por isso, apesar de um mundo tão desamante, o amor faz suas próprias leis!

E o amor leva o personagem aonde ele for! Realmente não há dúvidas que a canção fala do Roberto como um rei da voz e do tema, mas fala também de todos que, de repente, também amam nessa linha, que transformam sua voz e suas ações em meros instrumentos do amor e da paz, para plantar aquela flor no quintal do vizinho! Claro que encontraremos sempre adversidades e nossas falhas humanas estarão em muitos momentos mais evidentes, mas todos nós estamos sempre estaremos aptos às escolhas do amor:

O amor me escolheu
(Adriana Calcanhoto)

Eu andei
por onde o amor me levou
Eu voltei
por onde o amor me chamou
Eu amei
como homem nenhum nunca amou

O amor me escolheu
logo eu, que de amor nada sei
Eu que onde quer que o amor me quiser, estarei

Eu, que se assim quer o amor sou um rei
Eu serei pelo tempo que for
quando o amor quiser ser minha voz
o seu cantor!

Um forte abraço a todos!

sábado, 13 de setembro de 2008

Roberto Carlos en vivo

Esse humilde espaço está em festa, afinal não é todo dia que se recebe sua majestade musical: o maior artista da música brasileira de todos os tempos! E hoje para anunciar seu mais recente trabalho, o cd/dvd gravado em Miami/USA em maio de 2007 e lançado essa semana. Afinal, qual parte do mundo não fica mais feliz com a sua visita?

O cd foi lançado em julho e o dvd chegou às lojas essa semana! O que um fã apaixonado pela obra do Roberto pode afirmar que vocês não vão achar meras palavras de fã? A voz do Roberto tá perfeita! Uma divisão de voz surpreendente: significa que ele consegue dizer as palavras nas notas melódicas, respirar no momento certo, etc. Os arranjos do Eduardo Lages, bom, sobre esse não posso nem falar porque sou suspeito! Grande fã dele, Eduardo simplesmente exagerou... Mas, exagerou no sentido de "que coisa tão perfeita", tão além do que se espera! Uma orquestra afinadíssima e emocionante!

As imagens começam com vistas parciais da belíssima cidade e uma limousine se dirigindo ao local do show! De repente a orquestra e o rei no palco aplaudidos de pé por fãs latinos emocionados! Incrível como o Roberto é tão respeitado em toda parte! E "las emociones se empezam", ops, as emoções se iniciam justamente com Emociones. Em seguida, Que será de ti, versão de Como vai você, com direito a solo de sax arrasador. Cama y mesa, que o rei já não canta desde o show Luz - 1993/1995, ganha aquele arranjo lindo com introdução de flautas! Detalhes aparece meio espanhol, meio português na mesma versão de um banquinho e um violão!

Desabafo que é também um clássico hispânico é lembrada logo em seguida e o rei explica o "atrevimento" que foi gravar Carlos Gardel. Pede licença à platéia e manda uma interpretação arrebatadora para o clássico latino El dia que me quieras. A jovem guarda é representada com O calhambeque, em português, com direito a carro inflável, em seguida, Mujer pequeña, sucesso mais contemporâneo del rey. Roberto senta-se ao piano e explica que teve o privilégio de conhecer "Un grand amor" ao se referir à Maria Rita e cantar Acróstico em português, sendo muito aplaudido após esse número!

Num momento de cancões mais sensuais temos Propuesta e Concavo y convexo. Para finalizar La distância, Amigo e Jesus Cristo, esta última em português. Chegou a tradicional distribuição de rosas e quem pensa que El show ya terminó, el rey vuelta ao palco para bis com Amada amante, Un gato en la oscuridad e finaliza com Yo solo quiero, com direito a côro de platéia com mãos dadas! Com produção de Guto Graça Melo e Mauro Mota, muito poderia ser dito sobre esse grandioso presente que o rei nos dá junto com as flores de setembro, sem dúvida "Son muchas emociones"...

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Em plena praia no céu azul brilhava o sol...

Uma das maiores vozes do país - Agnaldo Coniglio Rayol, natural de Niterói. Já aos oito anos, Agnaldo cantava na Rádio Nacional e curiosamente aos doze anos estréia no cinema. Nos anos 50, com a voz potente que conhecemos, firmou-se com o estilo operístico de cantores anteriores à sua geração como Vicente Celestino e Francisco Alves, este último, considera a melhor voz do Brasil de todos os tempos.

Sua voz é sem dúvida reverenciada por todos que já tiveram o privilégio de escutá-la, sobretudo noivas de todas as gerações que nunca hesitaram em pagar um cachê um pouco mais caro que o dos cantores comuns de celebrações só pra tê-lo em suas cerimônias, interpretando, dentre outras a Ave Maria.

Na década de 60 viveu uma grande fase em sua vida artística com a apresentação do programa de auditório Agnaldo Rayol Show. Outra curiosidade é que ele foi um dos convidados de estréia do programa Jovem Guarda na Record. Também atuou em vários filmes nessa mesma década e nos anos 70, em novelas. Em 1981 venceu o Festival da Canção no Uruguai e expandiu sua carreira para outros países como Argentina, Estados Unidos, Itália, México e Portugal.

Foi na década de 90 que Agnaldo fez sucesso interpretando canções em italiano, com forte influência de sua mãe que era italiana. Entre elas, as mais famosas foram temas de novelas: Mia Gioconda em dueto com Christian e Ralf, da novela O rei do Gado e Tormento D´Amore em dueto com a soprano Charlotte Church. Outros sucessos do seu repertório são A praia, Amigos para sempre, Dio come ti amo, Fascinação, Eu sonhei que tu estavas tão linda, Sangrando, Se todos fossem iguais a você, Eu sei que vou te amar, Somos iguais, entre outras.

É sem sombra de dúvidas um artista para ser reverenciado e respeitado, pois além de emocionar tantas pessoas com sua voz, também vivencia momentos emocionantes como as missas que sempre participa ao lado do Padre Marcelo ou, em especial quando cantou para o Papa Bento XI durante a Canonização do Frei Galvão, sendo merecedor desses e de outros momentos felizes de sua vida por ser uma pessoa tão carismática entre os cantores da música brasileira.

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Preste atenção, essa é a nossa canção...

Vanessa Sigiane da Mata Ferreira é mais um grande nome da música contemporânea. Natural de Alto Garças, interior de Mato Grosso, Vanessa cresceu ouvindo ídolos como Luiz Gonzaga, Tom Jobim, Milton Nascimento e Orlando Silva, criando um gosto eclético que caracterizaria sua carreira. Morou sozinha em Uberlândia (MG), onde prestaria o vestibular para Medicina e paralelamente cantava nos barezinhos da cidade.

Já em São Paulo, nos anos 90, fez parte de várias bandas, enquanto trabalhava como modelo e jogadora de basquete. Conhece Chico César, com quem compôs A força que nunca seca, gravada por Maria Bethânia e que foi título de seu disco de 1999. Bethânia também gravou O canto de Dona Sinhá. Daniela Mercury gravou Viagem de sua autoria e com Ana Carolina compôs Me sento na rua, gravado por Ana.
Alcançado o sucesso como compositora, surge a cantora no primeiro cd em 2002 com os sucessos Nossa canção, Não me deixe só e Onde ir. Já no seu segundo disco alcançou o topo das paradas com o hit Ai, ai, ai. Outros sucessos de Vanessa são Ainda bem, Eu sou neguinha, Esqueça, História de uma gata, Amado, Senhor do tempo, entre outras dessa artista que já trabalhou com músicos como João Donato, Jacques Morelembaum, Davi Moraes, entre outros e que é sem sombra de dúvida uma grande promessa no atual cenário musical.
Um forte abraço a todos!

domingo, 7 de setembro de 2008

Independência musical do Brasil

Amigos, em virtude do feriado de Independência do Brasil, que esse ano já caiu em um feriado, domingo, vamos comentar sobre canções que trazem como tema central o Brasil, sejam carregadas de protestos, sejam com algumas conotações mais ufanistas.

A primeira que me vem à mente é sem dúvida a mais linda, mais famosa, mais lembrada em toda a parte do mundo. Composta por Ary Barroso em meados dos anos 39-41 ( ninguém sabe ao certo a data exata), é o samba exaltação mais famoso do mundo. Já foi intepretada por quase todos os grandes nomes da nossa canção e por alguns artistas estrangeiros quando desejam reverenciar nosso país verde e amarelo. Gal Costa a imortalizou, cantou também com o rei Roberto Carlos, que também a cantou com Martinho da Vila em outro especial. Julio Iglesias já a interpretou, bem como os tenores Pavarotti, Carreras e Domingo, e por aí vai em um côro só, todo mundo repetindo: "Brasil, meu Brasil brasileiro..."

Na época da ditadura e pós-ditadura, anos 60 e 70, a música brasileira flertou com o conflito entre as canções de protesto e as canções de exaltação à pátria. Mesmo sem poder citar certas palavras, filtradas pela censura, tivemos coisas como "Eu te amo meu Brasil, eu te amo..." ou "Pra frente Brasil, Brasil, Salve a seleção..." em confronto com coisas como " Caminhando contra o vento, sem lenço, sem documento, no sol de quase dezembro, eu vou..." ou " Quem sabe faz a hora não espera acontecer..." Um pouco depois, os Novos Baianos já cantavam "Brasil, esquentai vossos pandeiros, iluminai os terreiros que nós queremos sambar" em samba de Assis Valente.

Nos anos 80 tivemos um irreverente Cazuza disparando um desafio: "Brasil, mostra a tua cara, quero ver quem paga pra gente ficar assim, ... Qual o teu negócio, o nome do teu sócio?, confia em mim..." E a mesma Gal, que também imortalizou esses versos veio com "No céu, no mar, na terra! Canta Brasil!". Ivan Lins também já mostrava os novos ares que aterrissavam no país com "No novo tempo, apesar dos castigos, estamos em cena, estamos nas ruas, quebrando as algemas pra nos socorrer..." Mas, achou pouco e anos mais tardes, mandou " Aqui é o meu país, nos seios da minha amada... Vitórias, ponteios e desafios no peito do Brasil". E o rei Roberto também mandou ver em "Só quem leva no peito, esse amor, esse jeito, sabe bem o que é ser brasileiro..."

Nos anos 90, tivemos um país cantado também pelo gênero sertanejo com Zezé di Camargo em "Tem alguém levando lucro, tem alguém colhendo fruto sem saber o que é plantar, tá faltando consciência, tá sobrando paciência, tá faltando alguém gritar..." E você, lembra de alguma canção ufanista que podemos citar como comemoração da data de hoje? Afinal, não importa se a canção é de protesto ou de exaltação, e sim que sabemos cantar esse país e todos os seus problemas e riquezas que nos oferece!

Um forte abraço a todos e Viva ao Brasil!

sábado, 6 de setembro de 2008

Eternas ondas

Amigos, a partir de hoje e semanalmente destacarei alguma letra da música brasileira, dessa melhor música do mundo que traz tanta poesia e cor em suas melodias e, também em suas letras que enriquecem nosso aprendizado. Espero contar com os comentários que, sem dúvida, contriuirão de forma positiva com cada simples mensagem em relação à tão rica poesia de qual dispomos. Hoje comentaremos um pouco sobre Eternas ondas, canção clássica do repertório do Zé Ramalho e da música brasileira.

Gravada por artistas como Fagner, Fábio Jr. e pelo próprio Zé Ramalho, Eternas ondas foi feita para o rei Roberto Carlos interpretar, fato esse contado no encarte do cd Antologia Acústica do Zé Ramalho, lançado em 1997. Zé nos relata que teve a honra de passear com o rei em seu iate particular e enviou uma canção para Roberto gravar. Mesclou seu misticismo com a religiosidade de sua majestade musical. Resultado: Uma canção carregada de metáforas que nos conta uma das passagens bíblicas mais antológicas - O Dilúvio.

A canção traz trechos que, ora mostram a natureza em fúria como em "Devastando a sêde desses matagais...", "Derrubando árvores, pensamentos, seguindo a linha...", ora as confronta com momentos de calmaria como em " E se teu amigo vento não te procurar..."! Uma das poesias mais lindas da mpb, segue letra abaixo da canção que o rei infelizmente não gravou, mas Fagner a interpretou muito bem, sobretudo na releitura feita em dueto com Fábio Jr. no cd Amigos e canções de 1998.

Eternas ondas
(Zé Ramalho)

Quanto tempo temos antes de voltarem aquelas ondas
Que vieram feito gotas em silêncio tão furioso
Derrubando homens entre outros animais
Devastando a sede desses matagais

Devorando árvores, pensamentos, seguindo a linha
do que foi escrito pelo mesmo lábio tão furioso.

E se teu amigo vento não te procurar
É porque multidões ele foi arrastar. (bis)

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Hoje que a noite está calma...

Eurípedes Valdick Soriano é mais um ícone da música brasileira. Nascido na Bahia, Valdick é taxado de brega por suas canções bastante populares, mas que sempre exibiram sua classe ao interpretá-las, com um conteúdo gratificante para os mais apaixonados, detalhando amores malsucedidos, mas sem apelação e, às vezes com bom humor!
Antes de ingressar na carreira artística, trabalhou como lavrador, engraxate e garimpeiro. Apesar das dificuldades, conseguiu se tornar conhecido nos anos 50 com a música Quem és tu?. A partir daí começou a se destacar por suas canções dor-de-cotovelo e seu visual revolucionário para a época: sempre usava roupas negras e óculos escuros.Seu maior sucesso popular é Eu não sou cachorro não, que foi regravada em um inglês meio enrolado pelo humorista Falcão. Também se tornaram conhecidas outras músicas suas, tais como Paixão de um Homem, A Carta, A Dama de Vermelho, Perfume de Gardênia e Se Eu Morresse Amanhã.


Uma das canções mais lindas do Waldick é Tortura de Amor, que segundo contam foi feita em 1962 e, censurada em 1974, quando foi por ele reeditada, pois o regime não tolerava que se falasse a palavra tortura. Graças a Deus, tempos mais tarde essa canção se imortalizaria como um dos melhores boleros nacionais.
Waldick também marcou nas telinhas. Na televisão, com Silvio Santos, protagonizou uma das mais inusitadas cenas da televisão brasileira: no abraço que deram, foram perdendo o equilíbrio até ambos caírem, abraçados, no chão. No cinema, com a direção de Patrícia Pilar, Fausto Nilo e Quito Ribeiro, foi lançado o documentário Waldick - Sempre no meu coração.
Quando comecei a fazer esse post, Waldick ainda estava entre nós! E estará sempre pois suas canções se tornaram inesquecíveis e para nós será lembrado por sua contribuição e presença artística na música brasileira. Sempre haverá uma noite calma para ouvirmos seus sucessos...
Um forte abraço a todos!

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Jair Alves de Souza

Um dos maiores nomes da Jovem Guarda e posteriormente, divulgador do rock nacional: Jair Alves de Souza ou simplesmente, Jerry Adriani. Paulista do Brás, Jerry começou sua carreira como vocalista do grupo Os Rebeldes. Depois lançou seu primeiro disco em 1964, Italianíssimo. Em 1965, estoura com o Lp Um grande amor, seu primeiro disco em português.

Apresentou programas na antiga Excelsior e na Tv Tupi, onde apresentava nomes da Jovem Guarda e da Mpb. Por seu estilo onde mesclava rocks e baladas, é considerado até hoje como um dos grandes nomes da Jovem Guarda. Ao mesmo tempo é reconhecido por sua elegância ao interpretar canções em italiano. Seu timbre de voz, hora é associado ao Elvis, ora ao Renato Russo, que também gravou canções em italiano.

Jerry também atuou no cinema em três filmes onde era ator/cantor: Essa gatinha é minha, Jerry a grande parada e Jerry em busca do tesouro. Foi o responsável pela ida de Raul Seixas ao Rio de Janeiro que o acompanhou em alguns shows com a banda Raulzito e os Panteras. Raul ainda foi seu produtor, até iniciar sua carreira solo. Sua ligação com Elvis também rendeu um disco Tributo ao rei do rock já nos anos 90.

Algumas de suas inesquecíveis interpetações são: Caruso, C´era um Ragazzo che come me amava i Beatles i Rollings Stones, Cose della vida, Datemi un martello, Doce doce amor, Hit parade do coração, Monte castelo, Ouro de tolo, Querida, Roberta/Champagne, Tutti Frutti, entre tantas. Atualmente, segue divulgando seu mais recente dvd, onde resgata toda sua brilhante e bem sucedida carreira com a mesma voz de sempre, admirada por todos!

Um forte abraço a todos!

domingo, 31 de agosto de 2008

O novo disco!?

Ao ouvir um cd de Julio Iglesias de 1989, Romances, me deparei com uma pergunta de alguém que passava: Esse é o novo cd dele? De início, compreendi que por essa pessoa não conhecer a discografia do Julio, e por este apresentar uma qualidade sonora sempre tão elevada, essa pergunta sempre faria sentido. Mas, isso me despertou outras discussões: Nós que crescemos com lançamentos anuais, não apenas do Julio, mas de tantos outros artistas, sobretudo os brasileiros, temos hoje um espaçamento maior entre os lançamentos de dois, cinco ou mais anos. Tudo isso porque o mercado fonográfico simplesmente faliu!

A pirataria não permite à gravadora e, por tabela, ao artista, lucros com seu trabalho. Os discos tem produções caras, com despesas que vão desde o pagamento de músicos até os trabalhos de divulgação e marketing, encontrando por esse caminho os direitos autorais, o trabalho de confecção gráfico, aluguel de estúdio, impostos, etc. E simplesmente o ambulante copia o trabalho e o vende com gastos mínimos de uma mídia virgem. Na hora da divulgação do produto, outro problema: as rádios andam presas a modismos e não tocam mais os bons artistas, de um modo geral. Apenas uma ou outra rádio especializada em música brasileira de qualidade faz esse trabalho, mesmo assim, por sua auto-seleção acaba soando como elitista.

Por outro lado, o produto sai da fábrica a um preço e chega ao consumidor, via lojas virtuais ou não, por outro preço com margem altíssima de lucro para vendedores. O poder aquisitivo da população de um modo geral é baixo para adquirir um cd, que nas lojas custa em torno de R$ 30,00, quando nas bancas de pirataria, encontramos o mesmo copiado por R$ 3,00.

Esse tema é polêmico e envolve muitos outros argumentos e conhecimentos que as meras palavras acima. Mas, voltando para as novas canções, os penalizados somos nós mesmos que vemos o tempo passar e perdemos as novas criações dos nossos artistas preferidos, pela ausência de motivação diante um mercado em decadência plena. Sinto saudades da época em que visitava as lojas e conferia os lançamentos dos principais artistas da música brasileira. O do Roberto Carlos então, nem se fala, o quanto aguardava esse momento, mas isso é outra história que contarei outro dia. Fica apenas aquele trecho de uma canção do Skank: "Não quero estar sendo mal, moralista ou banal, aqui está o que me afligia..." Gostaria de sua opinião a respeito do tema!

Um forte abraço a todos!

sábado, 30 de agosto de 2008

Roupacústico

Um dos melhores projetos dos últimos anos foi o lançamento do cd/dvd Roupacústico em 2004, 18º da carreira do grupo e continuado em 2006 com Roupacústico 2. Na realidade, o segundo projeto foi mais um complemento do primeiro, com alguns sucessos que ficaram de fora desse trabalho que trouxe de volta à mídia uma das melhores bandas românticas do Brasil, formada por Serginho, Paulinho, Kiko, Nando, Feghali e Cleberson, que produziram esse grandioso trabalho. Abordaremos hoje o primeiro Roupacústico.

Com esse disco, o grupo estreava seu próprio selo, o Roupa Nova music. O cd traz 19 canções por questões de espaço, enquanto o dvd, 25. Gravados no então Olympia, em São Paulo, contou com a participação de músicos como Milton Guedes, Eduardo Souto Neto, além das vozes de Ed Motta e Chitãozinho e Xororó. O show é um resgate dos grandes sucessos da banda, começando por Whisky a go go, A força do amor, Canção de verão, Seguindo no trem azul, Volta pra mim, Anjo e Linda demais.

À flor da pele é apresentada como inédita até então, seguida de Clarear e A lenda, que foi imortalizada pela dupla Sandy e Júnior. Ed Motta é convocado, com toda sua musicalidade e simplicidade para dividir os vocais em Bem Simples. Na sequência, mais clássicos como Meu universo é você, A viagem, Coração Pirata, Sapato velho e Dona. Em seguida, um novo dueto com Chitãozinho e Xororó, (já haviam gravados juntos a canção Frio da solidão, no disco da dupla), agora na canção Já nem sei.

A canção Roupa Nova, composta especialmente para o grupo por Milton Nascimento foi outro momento emocionante no palco, seguida de Corações psicodélicos, Amar é... e Chuva de prata, clássico do repertório da Gal Costa. No momento homenagens, a primeira, apenas vocais para o medley Yesterday/Hey Jude em homenagem aos Beatles; a segunda com o maestro Eduardo Souto Neto e o Tema da Vitória, mais conhecido pelo Tema de Ayrton Senna. E chegamos ao final do espetáculo com Show de Rock´n Roll e Razão de viver, essa última, outra inédita.

Uma oportunidade única de reviver sucessos que acompanham gerações e, sobretudo para nos sentirmos abastecidos pelos clássicos de uma banda que sempre apresenta um excelente trabalho com músicos de altíssimos gabaritos e com um repertório inesquecível para todo apaixonado pela música brasileira.

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Nos horizontes do Brasil

Outra grande cantora, compositora e pianista, diretamente de Belém do Pará: Leila Toscano Pinheiro. Aos dez anos já estudava piano. Seu pai era gaitista e foi forte influência, além dos movimentos de Bossa Nova, Tropicália e Jovem Guarda. No início dos anos 80, desistiu do curso de Medicina e dedicou-se à peça Sinal de partida, onde estréia como cantora profissional. Em 1981 já residindo no Rio de Janeiro, grava seu primeiro Lp.

Seu sucesso veio mesmo após o prêmio de cantora revelação no Festival dos festivais da Rede Globo em 1985, onde interpretou a canção Verde, um grande sucesso de seu repertório. Seus discos, sob a direção de Roberto Menescal, se tornaram lançamentos premiados sobretudo o Bênção Bossa Nova, em homenagem aos 30 anos do movimento musical. No Japão, esse mesmo disco atingiu 200 mil cópias, sendo o disco mais vendido desse gênero até então. Leila ainda gravaria outro disco em homenagem à Bossa, Isso é Bossa Nova, em 1994 e também discos tributos aos compositores Guinga e Aldir Blanc, e Ivan Lins e Gonzaguinha, com Na ponta da língua e Reencontro, respectivamente.

Outros discos destaques de Leila são Coisas do Brasil - 1993, Mais coisas do Brasil - 2001 e Nos horizontes do mundo - 2005, onde interpreta grandes nomes da música brasileira, além de composições próprias. São sucessos do seu repertório: Ah! se eu pudesse, O barquinho, O amor em paz, Andar com fé, Caminhos cruzados, Chega de saudade, Corcovado, Coração vagabundo, Diga lá coração, É..., Ela é carioca, Espere por mim morena, Garota de Ipanema, Iluminados, Lembra de mim, Mais uma vez, Meditação, Monte castelo, Nada por mim, Preciso aprender a ser só, Samba de verão, Que maravilha, Renata Maria, Resposta ao tempo, Samba da bênção, Samba do avião, Sentado a beira do caminho, Vitoriosa, Você em minha vida, entre outros, que caracterizam uma voz suave e doce de se ouvir e uma musicalidade agradável aos ouvidos de qualquer amante da boa música brasileira!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Os compositores do Brasil - 6

A série Compositores do Brasil homenageia um grande nome contemporâneo da nossa música brasileira: Paulo Sérgio Valle. Na década de 70, ainda aviador, começou a compor suas canções com seu irmão Marcos Valle, até trocar a aviação pela música. Marcos fazia as músicas e Paulo, as letras. Foi assim que a música brasileira conheceu grandes pérolas como Samba de verão, Preciso aprender a ser só, Viola enluarada, entre outras.

Por essa mesma época, também estabeleceu parcerias com outros grandes nomes como João Donato e Taiguara. Uma das canções mais famosas de final de ano é de sua autoria, juntamente com Marcos e Nelson Motta: O jingle Um novo tempo da Rede Globo.

Em parceria com Eduardo Lages, o maestro do rei, compôs vinte canções gravadas pelo Roberto, entre elas Cenário, Confissão, Eu quero voltar pra você, Coisas do coração, Momentos tão bonitos, Como foi, Assunto predileto, entre outras. E com o próprio Roberto, compôs para a peça infantil Sonho de Alice, estreada por Mirian Rios, na década de 80. Por essa época também estabeleceu contato e composições com Chico Roque, José Augusto, Michael Sullivan, Nenéo, etc.

Com Hebert Viana, escreveu uma das mais belas canções dos últimos anos: Se eu não te amasse tanto assim, imortalizada por Ivete Sangalo. Outras canções suas, com diversos compositores, alguns citados aqui são: Evidências, Você me vira a cabeça, Abandonada, Aonde quer que eu vá, Essa tal liberdade, Paixão antiga, Tanta solidão, Separação, Quando você não está aqui, entre tantas canções que já compuseram nossa trilha sonora e hoje aprendemos um pouco sobre o criador dela, esse grande letrista e poeta da música brasileira que tanto canta nosso cotidiano, nossos amores, enfim, nossa vida!

Um forte abraço a todos!

domingo, 24 de agosto de 2008

Deixa eu me deitar na tua praia...

Antônio Carlos Moreira Pires, o baiano Moraes Moreira é o nosso tema de hoje. Natural de Ituaçu, sertão baiano, começou tocando sanfona nas festas de São João e outros eventos municipais. Ao mudar-se para Salvador, aprendeu violão com Tom Zé, além de se aproximar do rock, esquecendo medicina, curso que faria, e dedicando-se à música.

Mais tarde, ao conhecer Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão formou o grupo Novos baianos, sendo compositor de quase todos os temas do grupo com Luiz Galvão. A partir de 1975, segue carreira solo, se dedicando sobretudo ao carnaval e aos temas carnavalescos como marchinhas, frevos, sambas e todos os ritmos que animassem a festa, com fortes influências de Braguinha, Zé Kéti e Lamartine Babo, entre outros. Foi cantor do Trio Elétrico de Armandinho, Dodô e Osmar e lançou em 1978 o sucesso "Pombo Correio", música instrumental da dupla que ele colocou letra.

Daí pra frente, grandes sucessos sob sua interpretação ou com outros intérpretes como Gal Costa que imortalizou Festa do interior. Sucessos como Bloco do prazer, Brasil pandeiro, Lá vem o Brasil descendo a ladeira, Preta pretinha, Sintonia, Pão e poesia, Meninas do Brasil, Acabou chorare, Dê um rolê, entre outras. O disco Acabou chorare, ainda na época dos Novos baianos é antológico para a música brasileira. O mais recente trabalho do Moraes foi lançado em 2003, Meu nome é Brasil, tendo como tema o Brasil ao qual tanto se dedica com sua musicalidade.

Um forte abraço a todos!

sábado, 23 de agosto de 2008

Antônio Carlos Jobim em Minas ao vivo...

Eis aqui um show com voz e piano dos mais suaves que encontramos na música brasileira. Em 15 de março de 1981, Tom Jobim se apresentou no Palácio das Artes em Belo Horizonte, com um recital que rendeu o cd do qual falaremos hoje, onde Tom homenageia seus parceiros e alguns dos principais sucessos de sua carreira, sua enorme contribuição à música brasileira.


Um trabalho lindo que mostra um Tom que não esquece ao piano as bobagens de amor, que julga dizer. O show é iniciado com Desafinado, canção que homenageia Newton Mendonça e que Tom lembra ser uma espécie de gênese do seu reconhecimento, posteriormente por intérpretes como João Gilberto. Ainda da safra com Newton temos Samba de uma nota só. Com Dolores Duran, outra grande parceira, Tom relembra Por causa de você e, só instrumental do piano, Estrada do Sol.

Mas, é com Vinícius de Moraes que Tom fez a maioria de seus clássicos, presentes nesse trabalho como Se todos fossem iguais a você, Água de beber, Eu não existo sem você, Eu sei que vou te amar, Modinha, Chega de saudade e Garota de Ipanema, que encerrou o show. Aloysio de Oliveira também foi lembrado nas parcerias em Dindi e Eu preciso de você. Chico Buarque também esteve presente na composição de Retrato em branco e preto. Da safra de composições em que o Tom teve como parceiro apenas seu fiel piano estão presentes Corcovado, Lígia, Falando de amor e Águas de março.

Tom conta curiosidades de sua carreira em algumas canções que interpreta como em Desafinado em que brinca dizendo “ninguém quis gravar, os editores não queriam editar e nem João Gilberto quis nada com ela", ou em Por causa de você, onde conta como a Dolores fez a letra: "Toquei a música, ela tirou o lápis de sobrancelha da bolsinha, em cinco minutos escreveu a letra e botou assim: Vinícius, dois pontos. Outra letra é covardia”. Ou como foi o início da parceria com o Vinícius: “Ele era diplomata e veio de Paris com a idéia de fazer uma peça de teatro chamada Orfeu da Conceição. Chegou no Rio e procurou um músico para compor com ele as músicas da peça... Lúcio Rangel me apresentou ao Vinícius, que me levou ao grande mundo carioca, em casas com pianos de cauda e senhoras bem lavadas. Eu andava com uma pastinha cheia de arranjos, competindo com o aluguel. Perguntei: Escuta tem um dinheirinho nisso? Lúcio ficou escandalizado: ô Tom Jobim, esse aí é o poeta Vinícius de Moraes. Eu digo, ah, bom!” Ou sobre o Chico Buarque onde cita: “parceiro meu de olhos azuis, que dizem que são verdes, depende da luz do dia. O rapaz é um gênio, é craque mesmo, tipo Pelé, Garrincha”.

Repertório, piano, maestro e compositor divino. Um disco histórico, como tudo que se refere a Tom Jobim, o maestro soberano, criador de tantas obras poéticas de um país marcado pelo amor e pela natureza poética de suas paisagens!

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Elymar Popular...

O Brasil possui grandes intérpretes. O carioca Elymar Santos é um dos mais populares dessa área. Batizado com o nome de Elimar, nasceu no Morro do Alemão e cresceu em meio à favela. Trocou o ‘i’ de seu nome pelo ‘y' quando começou a cantar em barezinhos e churrascarias ainda na adolescência. Tornou-se razoavelmente conhecido ao ganhar concursos de calouros nos programas de Chacrinha e Flávio Cavalcanti. Antes de adquirir um estilo próprio, imitava Cauby Peixoto, seu grande ídolo.

Elymar atingiu o sucesso e reconhecimento nacional num lance de ousadia: vendeu tudo o tinha para fazer um espetáculo na maior casa de shows do Rio e das mais importantes do país, o Canecão, em 1985. Conseguiu lotar a casa e firmar-se como grande nome na música brasileira, interpretando canções geralmente românticas, especialmente boleros. Entre 1991 e 2000 foi homenageado quatro vezes por escolas de samba do Rio e de São Paulo, com o enredo de sua história, marcada por essa ousadia.

Elymar já interpretou canções como A noite do meu bem, Alguém me disse, Apelo, Aquarela do Brasil, Bandeira branca, Bilhete, Brigas, Cabecinha no ombro, Carinhoso, Devolvi, Eu nunca mais vou te esquecer, Eu sei que vou te amar, Fascinação, Fica comigo essa noite, Gente humilde, Lábios de mel, Matriz ou filial, Medo da chuva, Explode coração, Negue, Nem às paredes confesso, Nervos de Aço, Nunca, Nada além, Pensando em ti, Por isso corro demais, Preciso aprender a ser só, Pro dia nascer feliz, Romaria, Sentimental demais, Súplica cearense, Sonhar contigo, entre tantas outras, provando seu ecletismo como intérprete e sua versatilidade rítmica profissional! E isso criou seu alicerce, sendo hoje reconhecido por ser um dos maiores intérpretes do país, navegando com muita propriedade pela música brasileira e seus diversos compositores!

Um forte abraço a todos!